segunda-feira, 18 de junho de 2018

Regras de acentuação em espanhol -1

em segunda-feira, 18 de junho de 2018

"http://www.freepik.com">Designed by Alekksall / Freepik

LAS REGLAS DE ACENTUACIÓN
a) Acentuam-se todas as palavras que tenham a última sílaba tônica (AGUDAS), terminadas em “vogais”, “n” ou “s”. Ex: corazón, ca, can, be.
b) Acentuam-se todas as palavras que tenham a penúltima sílaba tônica (GRAVES-LLANAS), terminadas em consoantes, exceto “n” ou “s”. Ex: piz, vil, revólver.

c) Acentuam-se todas as palavras que tem a antepenúltima sílaba mais forte, pois não se encaixam em nenhuma das regras básicas. Em espanhol são chamadas de ESDRÚJULAS. Ex: sica, tefono, parcula.

d) Temos, ainda, casos que não existem na língua portuguesa, as chamadas SOBRESDRÚJULAS. São aquelas que recebem o acento gráfico na sílaba anterior à antepenúltima. Essas palavras, normalmente, eram “adjetivos” que já tinham o acento e quando transformadas em “advérbios” o acento se manteve. Ex: cil – fácilmente.
Existem, ainda, os verbos que, ao receber pronomes, aumentam o número de sílabas e a tônica passa a ser a antepenúltima. Ex: tráigamelo, escribiéndomela.

e) Em espanhol, todos os interrogativos exclamativos são acentuados. São eles:
¿QUÉ?, ¿CÓMO?, ¿DÓNDE?, ¿CUÁNTO?, ¿CUÁNDO?, ¿QUIÉN(es)?, ¿POR QUÉ?, ¿CUÁL(es)?, ¿ADÓNDE?
¡QUÉ!, ¡CÓMO!, ¡DÓNDE!, ¡CUÁNTO!, ¡CUÁNDO!, ¡QUIÉN!

f) As palavras que têm apenas uma sílaba não são acentuadas. Com exceção dos diacríticos que veremos a seguir. Ex: gasmes.

TOPO