Questões em destaques,foram conferidas em dois gabaritos diferentes(são mais confiáveis 😏).
QUESTÕES : ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA E SEMIÓTICA
1. Para Fairclough, o conceito de marketização do discurso está aliado:
a) Ao processo de reestruturação das formas lingüísticas associadas às mudanças nas práticas sociais.
b) As transformações econômicas que instauraram nos processos de mudança do novo capitalismo e da constante influência das novas tecnologias.
c)Ao mecanismo de divulgação das práticas discursivas e suas ordens do discurso – distribuição e consumo.
d)Aos procedimentos dos processos de produção tecnológica advindos da revolução industrial.
e)Ao funcionamento ideológico e hegemônico de determinada sociedade.
Resposta: B
2. Fairclough, ao tratar das questões sobre linguagem e globalização, considera que a transformação do capitalismo teve um sentido semiótico com base:
a)Na economia do conhecimento e na sociedade do conhecimento e da informação.
b)Nos modos de produção e na revolução tecnológica.
c)Na reestruturação da economia com base na divisão do trabalho.
d)Nos modos de informação e na reestruturação da sociedade moderna.
e)Nos meios de comunicação de massa e nas mídias tradicionais.
Resposta : A
3. Fairclough, com base em Lectu, compreende que os estágios argumentativos são:
a)A confrontação, a abertura, a argumentação.
b)A intertextualidade, a retórica, a interdiscursividade.
c)A síntese, as falácias, os discursos.
d)A ideologia, a hegemonia, o poder.
e)A persuasão, os gêneros, a estrutura genérica.
Resposta: A
4. Analise as sentenças quanto ao percurso teórico da Análise de Discurso Crítica:
I-Modelo tridimensional (1989): Texto, interação, contexto.
II-Modelo tridimensional (1992): Texto, prática discursiva, prática social.
III-Modelo bidimensional (2003): Análise textual: interna e externa.
IV-Modelo transdisciplinar (2006): Análise social.
I-Modelo tridimensional (1989): Texto, interação, contexto.
II-Modelo tridimensional (1992): Texto, prática discursiva, prática social.
III-Modelo bidimensional (2003): Análise textual: interna e externa.
IV-Modelo transdisciplinar (2006): Análise social.
a)Apenas I está correta.
b)Apenas II está correta.
c)Apenas III está cprreta.
d)Apenas III e IV estão corretas.
e)Todas estão corretas.
Resposta: E
5. Na gramática da sintaxe visual a categoria do framing refere-se:
a)À localização dos elementos de linguagem no texto.
b)Ao aspecto da tonalidade das cores no tetxo.
c)Ao processo de distribuição das linguagens no texto.
d)À presença ou à ausência de divisão de molduras.
e)À nuance das imagens não verbais no texto.
Resposta: D
6. A linguagem na perspectiva de uma abordagem transdisciplinar, conforme apontado por Fairclough em Linguagem e Globalização, está diretamente relacionada aos aspectos a seguir:
a)À prática discursiva, à prática social, ao texto.
b)À análise social, à prática discursiva, ao contexto.
c)À relação com a economia política cultural, à multissemiótica, à teoria social.
d)À análise interna, à análise externa, às ordens do discurso.
e)À intertextualidade, à estrutura genérica, à prática social.
Resposta: A
7. Em Linguagem e Globalização, de Norman Fairclough, a construção da nova proposta de pesquisa da Análise de Discurso Crítica compreende que a pesquisa sobre linguagem e globalização deve partir da análise social, dessa forma devemos considerar que:
a)A análise social englobará todos os elementos do quadro tridimensional e da análise bidimensional (análise interna e extrema dos textos).
b)Privilegiará a análise social e desconsiderará a análise lingüística.
c)Reestabelecerá na análise das formas lingüísticas o modelo tridimensional de prática social, prática discursiva e contexto.
d)A abordagem das categorias de análise lingüística apresentadas na obra Analysing Discourse deve ser desvinculada das formas de linguagem na pesquisa social.
e)Os eventos sociais, as práticas sociais e as ordens do discurso incompatibilizam com a pesquisa lingüística que considera a análise social.
Resposta : A
8. A perspectiva teórica da Análise de Discurso Crítica é consolidada a partir da obra Language e Globalization (2006) de Norman Fairclough, por meio de uma análise que se inicia pelo social e aponta que os elementos da análise textual devem seguir três níveis de abstração. Segundo o autor, os três níveis são:
a)Prática discursiva, prática social e análise textual.
b)Intertextualidade, bidimensionalidade, tridimensionalidade.
c)Multimodalidade, ideologia, hegemonia.
d)Interdiscursividade, discurso, prática social.
e)Eventos sociais, práticas sociais e estruturas sociais.
Resposta : E
9. Segundo Marcuschi, as comunidades virtuais têm características diferenciadas das comunidades tradicionais, entre elas temos:
a)A existência de membros, indivíduos que associam-se livremente a elas; a confiança e a reciprocidade generalizada; e os valores e práticas partilhados.
b)A organização dos indivíduos determinada por interesses do público e organizações sindicais.
c)O papel do Estado para selecionar e apresentar aos sujeitos a forma de agrupamento com base em interesses comuns.
d)As formas de sociabilidade restritas ao conceito de desencaixe e as relações espaço-tempo definidas antecipadamente.
e)O fato de que as comunidades virtuais são construidas em torno de interesses públicos e determinados pelos detentores da ideologia dominante.
Resposta : A
a)A existência de membros, indivíduos que associam-se livremente a elas; a confiança e a reciprocidade generalizada; e os valores e práticas partilhados.
b)A organização dos indivíduos determinada por interesses do público e organizações sindicais.
c)O papel do Estado para selecionar e apresentar aos sujeitos a forma de agrupamento com base em interesses comuns.
d)As formas de sociabilidade restritas ao conceito de desencaixe e as relações espaço-tempo definidas antecipadamente.
e)O fato de que as comunidades virtuais são construidas em torno de interesses públicos e determinados pelos detentores da ideologia dominante.
Resposta : A
10. Pode-se se considerar que no processo da recontextualização, no qual a forma como um evento social é representado nas diversas áreas do conhecimento, nas cadeias de práticas sociais e nos gêneros, ocorre que:
a)Alguns elementos dos eventos sociais se perdem, outros são acrescidos, outros transformados no seio de práticas discursivas que, por sua vez, irão legitimá-los, avaliá-los e explicá-los ou não.
b)Alguns elementos dos eventos sociais se perdem, outros são acrescidos, outros transformados no seio de práticas discursivas, que, por sua vez, irão considerá-los como universal.
c)Alguns elementos dos eventos sociais se escolhidos, outros são acrescidos, outros reproduzidos no seio das ordens do discurso, que, por sua vez, irão legitimá-los.
d)Alguns elementos dos eventos sociais são reproduzidos ideologicamente em outro contexto social – reafirmando a prática social e discursiva.h
e)Alguns elementos dos eventos sociais são reconfigurados, perdem seu valor de informação e são acrescidos aos valores de informação do lugar para o qual foram recontextualizados.
Resposta : A
11. Mark Poster, em Segunda Era das Mídias, considera os sistemas de comunicação eletrônica na globalização como:
a)Linguagens determinantes da vida dos indivíduos e dos grupos em todos os seus aspectos (social, econômico, cultural e político).
b)Simples dispositivos instrumentais, que em nada ou muito pouco alteraram as relações de poder.
c)Encadeadores de discussões sobre os processos ideológicos e suas formas de denominação com base na teoria marxista.
d)Modos de interferir no modo das pessoas agirem, pensarem e consumirem os produtos culturais.
e)Forma de reproduzir modelos preestabelecidos e desenvolver a consciência crítica dos consumidores.
Resposta : A
12. A possibilidade de pesquisas sobre as práticas de linguagem no ciberespaço deve considerar que:
a)Não há limites que impeçam “os fluxos de signos, os jogos de linguagem”, uma vez que estes ocupam o primeiro plano, pois segundo Santaella, independente de classe social, racial ou idade cronológica, a interatividade cumpre, no ciberespaço o seu papel: colocar “desvelar o verdadeiro caráter dialógico da linguagem”.
b) Há limites que impeçam “os fluxos de signos, os jogos de linguagem”, uma vez que estes ocupam o segundo plano na constituição da informação.
c)A linguagem configura-se no privilégio da classe social, racial ou idade cronológica dos usuários privilegiados a interagirem no ciberespaço.
d)Há uma estabilidade do conceito de espaço-temporal no ciberespaço com base nos fluxos e processos de interatividade.
e)A linguagem é estruturada por meio dos códigos linguísticos e por isso deve ser vista com base na estrutura linguística e a interatividade é colocada em segundo plano.
Resposta : A
13. No que consiste o questionamento de Norman Fairclough ao conceito althusseriano de ideologia?
a)Pelo fato de ter existência material nas práticas das instituições, o que possibilita a investigação das práticas discursivas como formas materiais de ideologia.
b)Pelo fato de apresentar uma noção de dominação como imposição unilateral e reprodução da ideologia dominante, marginalizando a luta, a contradição e a transformação.
c)Pelo fato de a ideologia interpelar os sujeitos.
d)Pelo fato de os aparelhos ideológicos do Estado (a educação, a mídia) serem marcos delimitadores das lutas de classe.
e)Pelo fato de os aspectos textuais ou discursivos serem investidos ideologicamente.
Resposta: B
14. A categoria analítica da recontextualização é apontada em Fairclough como:
a)O processo pelo qual textos particulares, seletivamente, incorporam outros textos.
b)O sentido mais concreto do texto reproduz outras práticas sociais.
c)Os discursos, os gêneros e os estilos a elas associadas reproduzem as práticas dos lugares de origem.
d)A forma da estrutura genérica impõe conceitos consagrados nas práticas sociais dos lugares de origem.
e)Os discursos apontam perspectivas dialógicas e intertextuais nas ordens do discurso.
Resposta: A
15. Quanto aos elementos construtivos do discurso, Fairclough estabelece que:
a)O discurso é um elemento construtivo das identidades sociais, participa da construção das relações sociais e contribui para a construção dos sistemas de crenças e do conhecimento.
b)O discurso contribui para a reprodução da luta ideológica em contextos organizacionais específicos.
c) O discurso materializa-se nas instituições midiáticas ao possibilitar a cultura do espetáculo por meio de códigos lingüísticos.
d)O discurso reproduz aspectos do mundo real em diferentes perspectivas teóricas.
e)O discurso transforma e reproduz elementos das identidades sociais.
Resposta: A
16.Fairclough (2000) considera fundamental o papel da linguagem como parte da prática social quando:
I – Discute o poder da linguagem no jogo de interesses, que envolve as relações entre os agentes nas práticas sociais por meio da ADC do novo trabalhismo britânico.
II – refere-se ao fato de que eventos e personalidades políticas passam a condição de produtos e a linguagem utilizada nessa prática social molda-se para satisfazer a necessidade discursiva de uma economia neoliberal, bem caracterizada pelo contexto do novo trabalhismo retratado nessa obra.
III – Para exemplificar a importância da linguagem, o autor utiliza o cenário político governamental do novo trabalhismo em que a linguagem é incrementada por aspectos multimodais por meio da imagem e da postura de Tony Blair, então primeiro ministro britânico.
a)Apenas I está correta.
b)Apenas II está correta.
c)Apenas Ii e III está correta.
d)Apenas I e III estão corretas.
e)I, II e III estão corretas.
Resposta : E
17. Fairclough, em Language and globalization, considera Vozes da Globalização como sendo:
a)A A televisão, o jornal, o rádio, a internet, o computador.
b)Análise acadêmica, agências governamentais, organizações não governamentais, mídia e pessoas comuns.
c)As mídias tradicionais, as mídias sociais em geral.
d)As agências governamentais.
e)As agências de notícias, os meios de comunicação de massa e os partidos políticos.
Resposta: B
a)A A televisão, o jornal, o rádio, a internet, o computador.
b)Análise acadêmica, agências governamentais, organizações não governamentais, mídia e pessoas comuns.
c)As mídias tradicionais, as mídias sociais em geral.
d)As agências governamentais.
e)As agências de notícias, os meios de comunicação de massa e os partidos políticos.
Resposta: B
18. A comunicação mediada pelo computador possibilita tanto a aproximação como o distanciamento entre os agentes envolvidos na situação comunicativa. Para Poster, a linguagem é concebida nas comunicações eletrônicas como:
a)Representante da realidade e que enfatiza a racionalidade mecânica das estruturas sociais.
b)Processo estrutural desvinculado com as mudanças institucionais.
c)Reflexo da ideologia local, dificultando o avanço tecnológico.
d)Performativa, retórica, como um veículo ativo na construção e posicionamento do sujeito.
e)Performativa, retórica, como um veículo passivo na retransmissão e reprodução dos lugares ocupados pelo sujeito.
Resposta: D
19. Giddens, ao tratar do momento de transição de uma sociedade que não se assenta na industrialização, ou seja, em uma sociedade pós-industrial, estabelece que:
a)A antiga ordem industrial tem como base a circulação do conhecimento e da informação.
b)A questão da sociedade industrial é afetada no âmbito econômico.
c)A concepção de uma sociedade pós-moderna tem como base a produção em massa.
d)A antiga ordem social é ultrapassada se comparada à nova ordem social baseada no conhecimento e na informação.
e)O desenvolvimento econômico interfere no modo como o conhecimento é processado na antiga ordem industrial de forma igualitária ao que acontece na nova ordem social.
Resposta: D
20.Van Leeuwen, ao tratar da modalização enquanto categoria de análise das formas de linguagem na perspectiva da Semiótica Social, entende que:
a)As questões de interação social e as questões de verdade são questões linguísticas.
b)Aquilo que se apresenta como verdade em um contexto social deve necessariamente ser visto como verdade em outro.
c)Os lingüistas e os semioticistas não estão preocupados em saber o quanto algo é verdadeiro, mas com que veracidade algo é representado.
d)Os lingüistas e os semioticistas estão interessados em desvelar a verdade absoluta.
e) Os lingüistas e os semioticistas interessam em desvelar como os falantes, escritores e outros produtores de signos se reproduzem a realidade e utilizam as pesquisas sociais e semióticas para expressar a realidade.
Resposta : C
Questões discursivas :
1) Giddens discorre sobre a configuração dos atores sociais na sociedade pós-moderna. Para o autor, o mundo da modernidade tardia vai além das fronteiras das atividades pessoais e dos compromissos individuais. É marcado pelos riscos e perigos como um estado de coisas mais ou menos permanentes. De acordo com o pensamento de Giddens, deve-se prestar atenção às questões de insegurança, de incerteza e de periculosidade vivenciadas na sociedade contemporânea. Quais são os temas relacionados às questões apresentadas por Giddens?
2)Norman Fairclough, na obra Discurso e Mudança Social, apresenta o quadro tridimensional com base no texto, na prática discursiva e na prática social. O autor discorre sobre a prática discursiva com base nas ordens do discurso. No que consistem as ordens do discurso e/ou o nível da prática discursiva?
3)Em: “No contexto do ciberespaço, uma das possibilidades de pesquisa consiste em compreender os primeiros aspectos de reestruturação/reorganização social e na forma de obter e divulgar a informação com o propósito de atender a demanda do mundo globalizado e caracterizado pela comunicação em tempo real. Considerando os aspectos da sociedade globalizada e a configuração de uma sociedade em rede, discorra como circula a informação no contexto do ciberespaço e como isso interfere na vida das pessoas.
4) Leia os tópicos abaixo para discorrer sobre a linguagem:
I - Kress e van Leeuwen afirmam que a multimodalidade trouxe transformações profundas que refletiram nos meios e modos de se comunicar, por meio da inserção de cores e elementos visuais em jornais. Isso também ocorreu na forma como a informação televisiva passou a ser transmitida , afastando-se de um evento predominantemente lingüístico marcado pela figura do newsreader e aproximando-se da espetaculização, em que o corpo toma o papel central no meio de comunicação, juntamente com outros elementos semióticos.
II - Após um período de domínio secular da escrita, estamos vivendo mudançasw nos modos de comunicar e representar, entre outros fatores, por mudanças políticas, econômicas e sociais que nos conduzem a uma comunicação multissemiótica.
PARTE 2
1: Considere a seguinte passagem de
Lyotard sobre o “saber” a partir das décadas de 1960 e 1970.
I-
“(...) ele fazia parte da formação de todo indivíduo para que se tornasse um
cidadão participante. Assim sendo, o indivíduo entregava-se ao processo de
interiorização do saber. A escola e os professores eram os donos do saber
universal e os principais responsáveis pela transmissão do conhecimento aos
alunos, os quais, por definição, tinham um saber incompleto. O desnível
justificava a autoridade do professor e a obediência do aluno”.
II-
“(...) o saber passa a viver uma explosiva exteriorização, tornando-se
abundante e acessível. Já não há mais o desnível, de um modo geral, em relação
a professor e a aluno quanto à informação. O desnível ocorre no modo de
utilização do conhecimento. O saber perde sua condição de uso e passa a ter um
valor de venda, vinculando-se às questões do poder econômico e político, ou seja, ele é a moeda que define, na cena
internacional, os jogos hegemônicos (entre as nações e entre as empresas
multinacionais)”.
III-
“(...) o conhecimento atualmente está intimamente vinculado às questões
econômicas e de poder, e esse poder refere-se tanto a quem o detém quanto
àquele que, via internet, o difunde, atribuindo-lhe, assim, o que Lyotard chama
de valor de troca”.
Qual ou quais das concepções acima estão
de acordo comum modelo de sociedade pós-informatizada?
A) I e
II.
B) I e
III.
C) I,
II e III.
D)
Apenas II.
E) II e III
2: Mark Poster, em Segunda Era dos
Media, considera os sistemas de comunicação eletrônica na globalização como:
A) Linguagens determinantes da
vida dos indivíduos e dos grupos em todos os aspectos (social, econômico,
cultural e político).
B)
Simples dispositivos instrumentais, que em nada ou muito pouco alteraram as
relações de poder.
C)
Encadeadores de discussões sobre os processos ideológicos e suas formas de
dominação com base na teoria marxista.
D)
Modos de interferir no modo das pessoas agirem, pensarem e consumirem os produtos
culturais.
E)
Forma de reproduzir modelos preestabelecidos e desenvolver a consciência
crítica dos consumidores.
3: Fairclough, ao tratar das questões
sobre linguagem e globalização, considera que a transformação do capitalismo
teve um sentido semiótico com base:
A) na economia do conhecimento
e na sociedade do conhecimento e da informação.
B) nos
modos de produção e na revolução tecnológica.
C) na
reestruturação da economia com base na divisão do trabalho.
D) nos
modos de informação e na reestruturação da sociedade moderna.
E) nos
meios de comunicação de massa e nas mídias tradicionais.
4: Fairclough, ao tratar na obra
Analysing Discourse sobre os tipos de troca e da disposição gramatical,
possibilita acrescentar outro tópico relevante para a análise interna do texto
e que pode ser reconhecida nesse modelo de análise. Trata-se da:
A)
Intertextualidade.
B)
Estrutura genérica.
C) Argumentação.
D)
Dialética.
E)
Ideologia.
5: Analise as sentenças quanto ao
percurso teórico da Análise de Discurso
Crítica:
I-
Modelo tridimensional (1989): texto, interação, contexto.
II-
Modelo tridimensional (1992): texto, prática discursiva, prática social.
III-
Modelo bidimensional (2003): Análise textual: interna e externa.
IV-
Modelo Transdisciplinar (2006): Análise Social.
A)
Apenas I está correta.
B)
Apenas II está correta.
C)
Apenas III está correta.
D)
Apenas III e IV estão corretas.
E) Todas estão corretas.
6: A linguagem na perspectiva de uma
abordagem transdisciplinar, conforme apontado por Fairclough em Linguagem e
Globalização, está diretamente relacionada aos aspectos a seguir:
A) À prática discursiva, à
prática social, ao texto.
B) À
análise social, à prática discursiva, ao contexto.
C) À
relação com a economia política cultural, à multissemiótica, à teoria social.
D) À
Análise interna, à análise externa, às ordens do discurso.
E) À
intertextualidade, à estrutura genérica, à prática social.
7: Fairclough (2000) considera
fundamental o papel da linguagem com parte da prática social quando:
I-
discute o poder da linguagem no jogo de interesses, que envolve as relações
entre os agentes nas práticas sociais por meio da ADC do novo trabalhismo
britânico.
II-
refere-se ao fato de que eventos e personalidades políticas passam à condição
de produtos e a linguagem utilizada nessa prática social molda-se para
satisfazer a necessidade discursiva de uma economia neoliberal, bem
caracterizada pelo contexto do novo trabalhismo retratado nessa obra.
III-
para exemplificar a importância da linguagem, o autor utiliza o cenário
político-governamental do novo trabalhismo em que a linguagem é incrementada
por aspectos multimodais por meio da imagem e da postura de Tony Blair, então
primeiro ministro britânico.
A)
Apenas I está correta.
B)
Apenas II está correta.
C)
Apenas II e III estão corretas.
D)
Apenas I e III estão corretas.
E) I, II e III estão corretas.
8: A possibilidade de pesquisas sobre as
práticas de linguagem no ciberespaço deve considerar que:
A) Não há limites que impeçam
“os fluxos de signos, os jogos de linguagem”, uma vez que estes ocupam o primeiro
plano, pois segundo Santaela, independente de classe social, racial ou idade
cronológica, a interatividade cumpre, no ciberespaço, o seu papel: colocar
“desvelar o verdadeiro caráter dialógico da linguagem.”
B) há
limites que impeçam “os fluxos de signos, os jogos de linguagem”, uma vez que
estes ocupam o segundo plano na constituição da informação.
C) a
linguagem configura-se no privilégio da classe social, racial ou idade
cronológica dos usuários privilegiados a interagirem no ciberespaço.
D) há
uma estabilidade do conceito de espaço-temporal no ciberespaço com base nos
fluxos e processos de interatividade.
E) a
linguagem é estruturada por meio dos códigos linguísticos e por isso deve ser
vista com base na estrutura linguística e a interatividade é colocada em segundo plano.
9: Na gramática da sintaxe visual a
categoria do framing refere-se :
A) à
localização dos elementos de linguagem no texto;
B) ao
aspecto da tonalidade das cores no texto.
C) ao
processo de distribuição das linguagens no texto.
D) à presença ou à ausência de
divisão de molduras.
E) à
nuance das imagens não verbais no texto.
10: Sobre as ameaças ecológicas que a
humanidade tem de enfrentar no período da pós-modernidade, pode- se considerar
três tipos de ameaças:
I- A
produção de desperdícios;
II- A
poluição;
III- O
esgotamento de reservas minerais.
O que desencadeia esses tipos de
ameaças?
A) A
base do desenvolvimento de uma sociedade moldada pelos modos de produção.
B) A configuração
das linhas de produção com base na revolução industrial.
C) O desenvolvimento e a
expansão global das instituições sociais ocidentais associadas à importância do
crescimento econômico.
D) As
organizações centradas em um poder local e o meio ambiente.
E) As
organizações industriais constituídas por um aglomerado humano.
11: Van Leeuwen, ao tratar da
modalização enquanto categoria de análise das formas de linguagem na
perspectiva da Semiótica Social, entende que:
A) as
questões de interação social e as questões de verdade são questões
linguísticas.
B)
aquilo que se apresenta como verdade em um contexto social deve necessariamente
ser visto como verdade em outro.
C) os linguistas e os
semioticistas não estão preocupados sem saber o quanto algo é verdadeiro, mas
com que veracidade algo é representado.
D) os
lingüistas e semioticistas interessam estão interessados em desvelar a verdade
absoluta.
E) os
lingüistas e semioticistas interessam em desvelar como os falantes, escritores
e outros produtores de signos reproduzem a realidade e utilizam as pesquisas
sociais e semióticas para expressar a realidade.
12: Sobre a questão da rede (internet),
Fukuyama entende que ela constitui-se como um conjunto de agentes que
compartilham normas, valores e objetivos, podendo estabelecer-se no âmbito do
Estado, no mercado e na sociedade civil. O autor aponta duas características
importantes na rede. Assinale a alternativa que aponta uma dessas
características.
A) Ela é diferente de um
mercado na medida em que são definidas por suas normas e valores comuns, isso
significa que as trocas econômicas dentro de uma rede serão realizadas em bases
diferentes daquelas das transações em um mercado.
B) Ela
é diferente de uma hierarquia porque se baseia em normas comuns informais,
estabelecendo uma relação formal de autoridade.
C) Ela
traduz a aglomeração de pessoas com interesses diversificados tais como ocorre
em outros ambientes.
D) Ela
diferencia-se nas relações de interesse econômico, político e cultural ao
apresentar um modelo padrão para as transações citadas.
E) Ela
traduz uma hierarquia segmentando os sujeitos de forma igualitária.
13: A perspectiva teórica da Análise do
Discurso Crítica é consolidada a partir da obra Language e Globalization (2006)
de Norman Fairclough, por meio de uma análise que se inicia pelo social e
aponta que os elementos da análise textual devem seguir três níveis de
abstração. Segundo o autor, os três níveis são:
A)
prática discursiva, prática social e análise textual.
B)
intertextualidade, bidimensionalidade, tridimensionalidade.
C)
multimodalidade, ideologia, hegemonia.
D)
interdiscursividade, discurso, prática social.
E) eventos sociais, práticas sociais
e estruturas sociais.
14: A linguagem na perspectiva de uma
abordagem transdisciplinar, conforme apontado por Fairclough em Linguagem e
Globalização, está diretamente relacionada aos aspectos a seguir:
A) à
prática discursiva, à prática social, ao texto.
B) à
análise social, à prática discursiva, ao contexto.
C) à
relação com a economia política cultural, a multissemiótica, à teoria social.
D) à análise interna, à análise externa, às ordens do discurso.
(vivi)
E) à
intertextualidade, à estrutura genérica, à prática social.
15: Em linguagem e Globalização, de Norman Fairclough, a construção da nova
proposta de pesquisa da Análise de Discurso Crítica compreende que a pesquisa sobre linguagem e globalização deve
partir da análise social, dessa forma devemos considerar que:
A) a análise social englobará
todos os elementos do quadro tridimensional e da análise bidimensional (análise
interna e externa dos textos).
B)
privilegiará a análise social e desconsiderará a análise linguística.
C)
reestabelecerá na análise das formas linguísticas o modelo tridimensional de
prática social, prática discursiva e contexto.
D) a
abordagem das categorias de análise lingüística apresentadas na obra Analysing Discourse
deve ser desvinculada das formas de linguagem na pesquisa social.
E) os
eventos sociais, as práticas sociais e as ordens do discurso incompatibilizam
com a pesquisa linguística que considera a análise social.
16: Fairclough, ao discorrer sobre
Linguagem e Teoria Social, considera que:
A) a
investigação da forma linguística deve ser viabilizada no campo estrutural.
B) a
pesquisa lingüística e os processos de mudança da linguagem ocorrem na
perspectiva cognitiva determinista.
C) a
teoria social reestrutura a pesquisa das formas de linguagem em uma abordagem
centrada na discussão da ideologia.
D) o
processo de mudança lingüística está direcionado para o processo de mudança
social desenvolvendo a ação dos agentes sociais.
E) a forma lingüística tem de
ser compreendida pela mudança na linguagem, uma vez que os aspectos da vida
social estão centrados na linguagem.
17: Para Fairclough, o conceito de
marketização do discurso está aliado:
A) ao
processo de resstruturação das formas linguísticas associadas às mudanças nas
praticas sociais.
B) às transformações
econômicas que se instauraram nos processos de mudança do novo capitalismo e da
constante influência das novas tecnologias.
C) ao
mecanismo de divulgação das práticas discursivas e suas ordens do discurso –
distribuição e consumo.
D) aos
procedimentos dos processos de produção tecnológica advindos da revolução
industrial.
E) ao
funcionamento ideológico e hegemônico de determinada sociedade.
18: Fairclough, em Language and Globalization,
considera Vozes da Globalização como sendo:
A) a
televisão, o jornal, o rádio, a internet, o computador.
B)análise acadêmica, agências
governamentais, organizações não governamentais, mídia e pessoas comuns.
C) as
mídias tradicionais, as mídias sociais em geral.
D) as
agências governamentais.
E) as
agências de notícias, os meios de comunicação de massa e os partidos políticos.
19: Pode-se considerar que no processo
da recontextualização, no qual a forma como um evento social é representado nas
diversas áreas do conhecimento, nas cadeias de práticas sociais e nos gêneros,
ocorre que:
A) alguns elementos dos
eventos sociais se perdem, outros são acrescidos, outros transformados no seio
de práticas discursivas, que, por sua
vez, irão legitimá-los, avaliá-los e explicá-los ou não.
B)
alguns elementos dos eventos sociais se perdem, outros são acrescidos outros
transformados no seio de práticas discursivas, que , por sua vez, irão
considerá-los como universal.
C)
alguns elementos dos eventos sociais se escolhidos, outros são acrescidos,
outros reproduzidos no seio das ordens do discurso, que, por sua vez, irão
legitimá-los.
D)
alguns elementos dos eventos sociais são reproduzidos ideologicamente em outro
contexto social – reafirmando a prática social e discursiva.
E)
alguns elementos dos eventos sociais são reconfigurados, perdem seu valor de
informação e são acrescidos aos valores de informação do lugar para o qual
foram recontextualizados.
20: Quanto às vozes da globalização,
podemos afirmar que:
A) a
voz das organizações governamentais transita por todas as outras vozes, ela tem
uma força maior no processo de construção dos sentidos e,dessa forma, produz
representações as quais são também uma parte significante de toda linguagem e
respeito da globalização.
B) a
voz das pessoas comuns transita por todas as outras vozes, ela tem uma força
maior no processo de construção dos sentidos e, dessa forma, produz
representações, as quais são também uma parte significante de toda linguagem a
respeito da globalização.
C) a voz da mídia transita por
todas as outras vozes, ela tem uma força maior no processo de construção dos
sentidos e, dessa forma produz representações, as quais são também uma parte
significante de toda linguagem a respeito da globalização.
D) a
voz acadêmica transita por todas as outras vozes, ela tem uma força maior no
processo de construção dos sentidos e, dessa forma, produz representações, as
quais são também uma parte significante de toda linguagem e respeito da
globalização.
E) a
voz das organizações não governamentais transita por todas as outras vozes, ela
tem uma força maior no processo de construção dos sentidos e, dessa forma,
produz representações as quais são também uma parte significante de toda
linguagem a respeito da globalização.
21: Na perspectiva da Análise do
Discurso Crítica há o interesse pelas relações de poder e processo de
transformação social. Os acontecimentos recentes das manifestações organizadas
pelas redes sociais têm sido uma das formas de mobilização social. No primeiro
semestre de 2013, esses movimentos tomaram uma dimensão grande nas cidades
brasileira a partir do episódio do aumento das tarifas de transporte público.
Trata-se de uma nova forma de organização, diferente das formas de organização,
luta e reivindicação marcadas pelo modelo de sociedade moderna, centrada nos
modos de produção advindos da revolução industrial. Assinale abaixo a
alternativa que traduz essa nova forma de mobilização social.
A) Os movimentos segmentares
(feministas, homossexuais, ecologistas, negros, índio etc.) apontam o
nascimento de outros atores políticos e dificilmente rompem com os líderes
legitimados pelo Estado para desencadearem os processos de reivindicações
sociais.
B) Os movimentos têm demonstrado a criação de novos direitos
defendidos por novos atores sociais e novas estratégias de ação. (marcado como certo em outra prova)
C)
Traduz o modelo de organização política no sentido de atender ao modelo de
política moderna que atuava no Estado e buscava a conquista ou manutenção do
poder estatal.
D)
Valoriza a figura dos grandes atores políticos universais. Afirma um “poder”
centralizado no Estado.
E)
Confronta a ideia de “poder” central localizado no Estado e poder difuso, no
qual estende sua rede por toda a sociedade civil, afirmando uma pós-modernidade
social influenciada pelos representantes do Estado.
22: Fairclough, ao discorrer sobre
Linguagem e Teoria Social, considera que:
A) a
investigação da forma lingüística deve ser viabilizada no campo estrutural.
B) a
pesquisa lingüística e os processos de mudança da linguagem ocorrem na
perspectiva cognitiva determinista.
C) a
teoria social reestrutura a pesquisa das formas de linguagem em uma abordagem
centrada na discussão da ideologia.
D) o
processo de mudança linguística está direcionado para o processo de mudança
social desvinculando a ação dos agentes sociais.
e) a
forma lingüística tem de ser compreendida pela mudança na linguagem, uma vez
que os aspectos da vida social estão centrados na linguagem.
23: Para Borja e Castells, as
estratégias de desenvolvimento local devem contemplar as exigências para a
inserção competitiva, principalmente no que diz respeito:
I- à
infraestrutura adequada, no sentido de acesso a serviços essenciais;
II- a
um sistema de comunicações que assegure a conectividade do território aos fluxos
globais de pessoas, informações e mercadorias;
III- à
existência de recursos humanos capazes de produzir e gerenciar no novo sistema
técnico-econômico.
IV- à
centralização do processo de produção para as organizações locais.
De acordo com as ideias dos autores,
estão corretas:
A)
Apenas I.
B)
Apenas I e II.
C) Apenas I, II e III.
D) I,
II, III e IV.
E)
Somente IV.
24: Na semiótica social, a análise da
sintaxe visual permite examinar a linguagem por meio:
A) do
evento social, das ordens do discurso, da prática social.
B) da
prática discursiva, do contexto, do texto.
C) do valor da informação, do framing, da saliência.
D) do
valor da informação, do contexto, do texto.
E) da
prática social, da prática discursiva, do framing.
25: Analise
as sentenças quanto ao percurso teórico da Análise de Discurso Crítica:
I-Modelo tridimensional
(1989): Texto, interação, contexto.
II-Modelo
tridimensional (1992): Texto, prática discursiva, prática social.
III-Modelo
bidimensional (2003): Análise textual: interna e externa.
IV-Modelo
transdisciplinar (2006): Análise social.
a)Apenas I está
correta.
b)Apenas II está
correta.
c)Apenas III está
cprreta.
d)Apenas III e IV estão
corretas.
e)Todas estão
corretas.
26.
Fairclough, com base em Lectu, compreende que os estágios argumentativos são:
a)A
confrontação, a abertura, a argumentação.
b)A intertextualidade,
a retórica, a interdiscursividade.
c)A síntese, as
falácias, os discursos.
d)A ideologia, a
hegemonia, o poder.
e)A persuasão, os
gêneros, a estrutura genérica.
27: Segundo
Marcuschi, as comunidades virtuais têm características diferenciadas das
comunidades tradicionais, entre elas temos:
a)A
existência de membros, indivíduos que associam-se livremente a elas; a
confiança e a reciprocidade generalizada; e os valores e práticas partilhados.
b)A organização dos
indivíduos determinada por interesses do público e organizações sindicais.
c)O papel do Estado
para selecionar e apresentar aos sujeitos a forma de agrupamento com base em
interesses comuns.
d)As formas de
sociabilidade restritas ao conceito de desencaixe e as relações espaço-tempo
definidas antecipadamente.
e)O fato de que as
comunidades virtuais são construidas em torno de interesses públicos e determinados
pelos detentores da ideologia dominante.
28: No
que consiste o questionamento de Norman Fairclough ao conceito althusseriano de
ideologia?
a)Pelo fato de ter
existência material nas práticas das instituições, o que possibilita a
investigação das práticas discursivas como formas materiais de ideologia.
b)Pelo fato
de apresentar uma noção de dominação como imposição unilateral e reprodução da
ideologia dominante, marginalizando a luta, a contradição e a transformação.
c)Pelo fato de a
ideologia interpelar os sujeitos.
d)Pelo fato de os
aparelhos ideológicos do Estado (a educação, a mídia) serem marcos
delimitadores das lutas de classe.
e)Pelo fato de os
aspectos textuais ou discursivos serem investidos ideologicamente.
29: A
categoria analítica da recontextualização é apontada em Fairclough como:
a)O processo
pelo qual textos particulares, seletivamente, incorporam outros textos.
b)O sentido mais
concreto do texto reproduz outras práticas sociais.
c)Os discursos, os
gêneros e os estilos a elas associadas reproduzem as práticas dos lugares de
origem.
d)A forma da estrutura
genérica impõe conceitos consagrados nas práticas sociais dos lugares de
origem.
e)Os discursos apontam
perspectivas dialógicas e intertextuais nas ordens do discurso.
30: No
desenvolvimento teórico e metodológico da Análise de Discurso Crítica, temos o movimento que vai da abordagem
tridimensional para a análise social com base na proposta transdisciplinar.
Será na obra Analysing Discourseque Fairclough deixará evidenciado a
forma de análise interna e externa dos textos detalhando a forma de:
a)Organizar a pesquisa
por meio das relações econômicas, políticas e culturais.
b)Abordar a pesquisa
pelas categorias tridimensionais – texto, contexto, discurso.
c)Contemplar na pesquisa sobre
linguagem as categorias linguísticas para a análise interna e externa dos
textos.
d)Discorrer sobre os
processos de materialização da prática discursiva por meio das ordens do
discurso no processo reflexivo da pesquisa lingüística.
e)Abordar os elementos
da prática social e da prática discursiva como teoria social do discurso.
31: Giddens, ao tratar do momento de
transição de uma sociedade que não se assenta na industrialização, ou seja, em
uma sociedade pós-industrial, estabelece que:
a)A antiga ordem
industrial tem como base a circulação do conhecimento e da informação.
b)A questão da
sociedade industrial é afetada no âmbito econômico.
c)A concepção de uma
sociedade pós-moderna tem como base a produção em massa.
d)A antiga
ordem social é ultrapassada se comparada à nova ordem social baseada no
conhecimento e na informação.
e)O desenvolvimento
econômico interfere no modo como o conhecimento é processado na antiga
ordem industrial de forma igualitária ao que acontece na nova ordem social.
32: Quanto
aos elementos construtivos do discurso, Fairclough estabelece que:
a)O discurso
é um elemento construtivo das identidades sociais, participa da construção das
relações sociais e contribui para a construção dos sistemas de crenças e do
conhecimento.
b)O discurso contribui
para a reprodução da luta ideológica em contextos organizacionais específicos.
c) O discurso
materializa-se nas instituições midiáticas ao possibilitar a cultura do
espetáculo por meio de códigos lingüísticos.
d)O discurso reproduz
aspectos do mundo real em diferentes perspectivas teóricas.
e)O discurso transforma
e reproduz elementos das identidades sociais.
33: A
comunicação mediada pelo computador possibilita tanto a aproximação como o
distanciamento entre os agentes envolvidos na situação comunicativa. Para
Poster, a linguagem é concebida nas comunicações eletrônicas como:
a)Representante da
realidade e que enfatiza a racionalidade mecânica das estruturas sociais.
b)Processo estrutural
desvinculado com as mudanças institucionais.
c)Reflexo da ideologia
local, dificultando o avanço tecnológico.
d)Performativa,
retórica, como um veículo ativo na construção e posicionamento do sujeito.
e)Performativa,
retórica, como um veículo passivo na retransmissão e reprodução dos lugares
ocupados pelo sujeito.
QUESTÕES DISCURSIVAS:
1: A reconfiguração da linguagem pode
ser tratada por meio de dois aspectos centrais na literatura sobre o assunto,
sendo que um consiste no Modo de Informação, como proposto por Poster em Segundo Era dos Media, e o outro
consiste na recontextualização conforme elaborado por Fairclough, em Analysing Discourse e Language end Globalization. Com base no
material estudado e na bibliografia indicada
na disciplina Análise de Discurso
Crítica e Semiótica, discorra sobre o que consiste o Modo de informação na
perspectiva de Poster.
2: A perspectiva teórica da semiótica
social tem como uma das categorias de análise a sintaxe visual. Ao considerar
este modelo de análise, pode-se recorrer à compreensão do valor da informação
por meio de quais passos?
Valor da
informação=localização dos elementos participantes (direita/esquerda,
alto/baixo, centro/margem) baseada nos elementos dados/novos a serem analisados
no eixo horizontal. Além de
representar a relação ideal/real, o eixo da verticalidade
pode expressar as relações de poder, estando o elemento representativo
dessas relações localizado mais ao alto e o menos representativo mais
abaixo."
3: Giddens considera que o conceito de
desencaixe nada mais é do que o deslocamento das relações sociais de contextos
locais de interação e sua reestruturação por meio de extensões indefinidas de
tempo-espaço, conforma pode ser percebido no modelo de comunicação em tempo
real. Dessa forma, indivíduos, espacialmente separados, podem interagir
sincronicamente- em tempo real -, mesmo que cada um esteja em continentes
diferentes, distanciado por milhares e milhares de quilômetros e em fusos
horários diferenciados. Essa facilidade de circulação da comunicação em tempo
real possibilitou uma interação maior nas formas como os sujeitos se relacionam
socialmente, decorrentes do advento da tecnologia digital. Com base nas
considerações de Giddens, discorra sobre o impacto dessas idéias no campo
educacional e cite exemplos de como ensinar alguns aspectos do conteúdo do
curso de Letras nessa nova configuração.
Como Giddens diz" a confiança deve ser compreendida em relação
ao risco, termo associado especificamente à época moderna". Com base
nisso, podemos usufruir dessa facilidade de circulação da comunicação para
termos uma interação maior para o conteúdo e ensino de letras.
4: O mundo da modernidade tardia, na
visão de Giddens (2002), vai além das fronteiras das atividades pessoais e dos
compromissos individuais, estando pautado pelos riscos e perigos, os quais
devem ser vistos não como um momento de crise, mas como um estado de coisas
mais ou menos permanentes. Esse pensamento é complementado ao chamar atenção
para as questões de insegurança.............e de periculosidade vivenciadas pela sociedade
contemporânea, tais como:
a instabilidade em relação ao emprego;
• a grande difusão da criminalidade;
• os ataques terroristas;
• a crise econômica mundial;
• o desenvolvimento da internet como uma rede de conexão planetária que,
ao mesmo tempo em que disponibiliza conhecimento, veiculação em tempo real dos
acontecimentos mundiais e transações comerciais mais rápidas, instaura um novo
paradigma em relação às identidades por intermédio de uma cultura da simulação,
na qual se valoriza, sobremaneira, a representação do real (e não a realidade)
e por meio da qual inimigos virtuais invadem nossas máquinas e, mais uma vez,
nos fragilizamos.
5: Van Leeuwen discute sobre o processo
de modalização como sendo a aproximação da semiótica social em relação às
questões de verdade e de representação. Para o semioticista, o processo de
modalização está relacionado ao interesse de lingüistas e semioticistas
buscarem desvelar a verdade absoluta? Justifique sua resposta.
Van Leeuwen
afirma que é perfeitamente possível representar alguma coisa que não existe,
como algo que existe, ainda estão preocupados em saber o quanto algo é
verdadeiro, mas com a veracidade que é apresentado.
6: Norman Fairclough, na obra Discurso e
Mudança Social, apresenta o quadro tridimensional com base no texto, nas
práticas discursivas e na prática social. O autor discorre sobre a prática
discursiva com base nas ordens do
discurso. No que consistem as ordens do discurso e/ou o nível da prática
discursiva?
Resposta 1:Consiste em contextualizar os
discursos como elementos relacionados em redes sociais e determinados
socialmente por regras e rituais, bem como modificáveis na medida em que lidam
permanentemente com outros textos que chegam ao emissor e o influenciam na
produção de seus próprios discursos.
Resposta 2:
(Unidade III página 57). No nível da prática discursiva, que é a
ligação entre texto e prática social, temos os processos de produção, de
distribuição e de consumo do texto. Esses processos são sociais e estão
relacionados a contextos sociais: ambientes econômicos, políticos, culturais e
institucionais específicos. O autor acrescenta que há dimensões sociocognitivas
de produção e de interpretação de texto. A análise da prática discursiva foi
apresentada no modelo de 1992 como mediadora entre o texto e a prática social e
inclui não só uma precisa explanação de como os participantes em uma interação
interpretam e produzem textos, mas também como as relações dos eventos
discursivos são representadas em ordens do discurso.
7: Em “No contexto do ciberespaço, uma das possibilidades de pesquisa
consiste em compreender os primeiros aspectos de reestruturação/reorganização
social e na forma de obter e divulgar a informação com o propósito de atender a
demanda do mundo globalizado e caracterizado pela comunicação em tempo real.
Considerando os aspectos da sociedade globalizada e a configuração de uma
sociedade em rede, discorra como circula a informação no cotexto do ciberespaço
e como isso interfere na vida das pessoas.
( Unidade II página 32) - Em uma sociedade
globalizada, a informação circula em uma velocidade acelerada, em tempo real, e
com isso uma nova forma de divulgar a informação se constitui por meio dos
avanços tecnológicos que surgem no contexto de uma sociedade tecnologicamente
globalizada. Essa tecnologização da sociedade reconfigura as formas de
interação por meio da comunicação midiática e a interação, especificamente no
ambiente da internet
8:Discorra sobre a importância da
recontextualização como categoria analítica para a análise semiótica na
perspectiva da Análise de Discurso Crítica e da Semiótica Social.
O processo de recontextualização é um processo ativo de apropriação
de novos contextos, no qual circunstâncias históricas, trajetórias, posições
estratégicas e relações de força-lutas dentro desse ambiente amoldam o modo
como os elementos de recontextualização são apropriados e os resultados
recontextualizados, ou seja, trazer para um novo contexto.
9: Um dos aspectos relevante na proposta
de Fairclough sobre a abordagem discursiva consiste na relação do discurso com
aspectos da prática social que, para o autor, fica evidenciado por meio de dois
fatores essenciais, ou seja, propriedades constitutivas do discurso. Quais são
esses fatores?
1 O autor concebe o discurso como um modo de ação sobre as coisas,
sobre o mundo e sobre os outros;
2 o discurso é uma condição da estrutura social que, por seu turno,
é um efeito da prática social, em uma relação dialética.
10: Quanto as
categorias analíticas da Análise do Discurso pode-se destacar sobre analise
interna dos textos as relações de trocas. Fairclougn focaliza dois tipos de
troca no diálogo. Quais são esses tipos, discorra sobre suas características.
São: Troca de
conhecimento, que focaliza a troca de informações por meio da indução e do
fornecimento de informações, reinvindicação, relato de fatos, etc.
Troca de
atividades, que focaliza a ação das pessoas ao realizar e/ou solicitar que
outros realizem determinada ação. Estão relacionados aos atos da
"fala" e a disposição gramatical.
11: Desde o advento da internet essa prática social tem
gerado as mais diversas críticas entre elas a do isolamento humano. Sugeriu-se
que os homens não mais primariam pelo contato face a face, substituindo-o pela
comunicação virtual. Castells (1999) entende que esse comportamento social é,
sim, caracterizado pelo individualismo, mas o individualismo em rede. Assim, o
ser humano, voltado para seus próprios interesses, não está só, isolado de tudo
e de todos; ao contrário, interage com outros (interação sem face) por uma rede
de comunicação e compartilha com outros usuários assuntos e informações de seu
interesse. Considerando o exposto nesse enunciado, podemos dizer tratar-se de
qual prática social?
Quase
interação mediada (mediática), extensa disponibilidade de informação e de
conteúdo para um número indefinido de receptores.
12: Três níveis de
abstração:
Eventos
sociais-momento semiótico-texto
Práticas
sociais-momento semiótico-ordens do discurso
Estrutura
social-momento semiótico-linguagem
13: Modo de
informação na perspectiva de Poster.
É a
possibilidade de configurar a linguagem por meio de uma abordagem teórica que
contemple novas tecnologias.
14:Van Leuwen e GuntherKress discutem sobre o papel dos
semioticistas sociais em tratar a modalidade não restrita à língua como um
conceito multimodal em que o sentido de toda expressão apresenta aspectos
multimodais e a questão da verdade emerge em todos eles, mesmo se o tipo de
verdade que eles expressam e o modo nos quais eles expressam os graus de
verdade são apresentados de forma diferentes.
Nesse sentido, os
aspectos importantes e atuais da perspectiva da semiótica social estão
relacionadas a quais questões?
Nas questões
de representação visual e linguística dos atores sociais.
15: Características
históricas precisam ser desveladas para que o estudo linguístico, na
perspectiva discursiva crítica, seja viabilizado. Trata-se de um conceito
histórico que altera profundamente a linguagem e afeta radicalmente o discurso.
Estamos nos referindo ao período marcado pela: Pós-modernidade
16: A prática discursiva na abordagem de Fairclough (1992), realiza-se como
forma linguística, ou seja, como texto. A análise de um discurso particular,
como exemplo de prática discursiva envolve três processos. Quais são esses três
processos?
Produção,
distribuição e consumo textual.
17: O início do século XXI, de acordo com Giddens, é
apontado por alguns observadores como um momento de transição para uma nova
sociedade que não se assenta essencialmente na industrialização. Quais as
consequências da chegada de uma nova sociedade pós industrial?
A chegada de
uma sociedade pós-industrial coloca a antiga ordem industrial como ultrapassada
pelo desenvolvimento de uma nova ordem social baseada no conhecimento e na
informação.
18: Leia os tópicos abaixo para discorrer sobre a
linguagem:
I - Kress e van Leeuwen afirmam que a multimodalidade
trouxe transformações profundas que refletiram nos meios e modos de se
comunicar, por meio da inserção de cores e elementos visuais em jornais. Isso
também ocorreu na forma como a informação televisiva passou a ser transmitida ,
afastando-se de um evento predominantemente lingüístico marcado pela figura do
newsreader e aproximando-se da espetaculização, em que o corpo toma o papel
central no meio de comunicação, juntamente com outros elementos semióticos.
II - Após um período de domínio secular da escrita, estamos
vivendo mudanças nos modos de comunicar e representar, entre outros fatores,
por mudanças políticas, econômicas e sociais que nos conduzem a uma comunicação
multissemiótica
A combinação das abordagens teóricas e metodológicas permitem investigar
como a linguagem no contexto da globalização e no ambiente on-line vai além dos
aspectos multimodais e das formas interativas. É necessário verificar como ela
mobiliza o capital econômico, social e cultural e funciona como poder simbólico
para atender aos anseios de seus produtores. A orientação que se impõe para
essa investigação consiste no fato de que, na globalização, a linguagem tem um
aumento de produtividade muito grande devido aos aspectos multimodais e
interacionais e às novas relações sociais no campo da economia, cultura e
política, entre outros, como concluiu Ormundo (2007) ao final de suas análises.
19: Discorra sobre
o desenvolvimento da perspectiva da Análise de Discurso Crítica do quadro
Tridimensional à perspectiva transdisciplinar.
Dá-se por
meio de uma abordagem de investigação triádica que foi traduzida como texto,
interação e contexto. Ainda temos três niveis de organização social, que foram
traduzidos da seguinte maneira: a situação social, a instituição social e a
sociedade.
20: Em Linguagem e Globalização (2006),
Norman Fairclough apresenta um modelo de análise social que deve investigar os elementos da análise textual
por meio de três níveis de abstração.Quais são eles e qual o momento semiótico
associado a cada nível?
Eventos
sociais-momento semiótico-texto
Práticas
sociais-momento semiótico-ordens do discurso
Estrutura
social-momento semiótico-linguagem
21: Giddens discorre sobre a configuração dos atores
sociais na sociedade pós-moderna. Para o autor, o mundo da modernidade tardia
vai além das fronteiras das atividades pessoais e dos compromissos individuais.
É marcado pelos riscos e perigos como um estado de coisas mais ou menos
permanentes. De acordo com o pensamento de Giddens, deve-se prestar atenção às
questões de insegurança, de incerteza e de periculosidade vivenciadas na
sociedade contemporânea. Quais são os temas relacionados às questões
apresentadas por Giddens?
R: ( Unidade
I página 13) O mundo da modernidade tardia, na visão de Giddens (2002), vai
além das fronteiras das atividades pessoais e dos compromissos individuais,
estando pautado pelos riscos e perigos, os quais devem ser vistos não como um
momento de crise, mas como um estado de coisas mais ou menos permanentes.
Esse
pensamento é complementado ao chamar atenção para as questões de insegurança,
de incerteza e de periculosidade vivenciadas pela sociedade contemporânea, tais
como:
• a
instabilidade em relação ao emprego;
• a grande
difusão da criminalidade;
• os ataques
terroristas;
• a crise
econômica mundial;
• o
desenvolvimento da internet como uma rede de conexão planetária que, ao mesmo
tempo em que disponibiliza conhecimento, veiculação em tempo real dos
acontecimentos mundiais e transações comerciais mais rápidas, instaura um novo
paradigma em relação às identidades por intermédio de uma cultura da simulação,
na qual se valoriza, sobremaneira, a representação do real (e não a realidade)
e por meio da qual inimigos virtuais invadem nossas máquinas e, mais uma vez,
nos fragilizamos.
PARTE 3
1. Para Fairclough, o conceito de
marketização do discurso está aliado:
a) Ao processo de reestruturação das
formas lingüísticas associadas às mudanças nas práticas sociais.
b) As transformações econômicas que
instauraram nos processos de mudança do novo capitalismo e da constante
influência das novas tecnologias.
c)Ao mecanismo de divulgação das
práticas discursivas e suas ordens do discurso – distribuição e consumo.
d)Aos procedimentos dos processos de
produção tecnológica advindos da revolução industrial.
e)Ao funcionamento ideológico e
hegemônico de determinada sociedade.
2. Fairclough, ao tratar das questões
sobre linguagem e globalização, considera que a transformação do capitalismo
teve um sentido semiótico com base:
a)Na economia do conhecimento e na
sociedade do conhecimento e da informação.
b)Nos modos de produção e na revolução
tecnológica.
c)Na reestruturação da economia com
base na divisão do trabalho.
d)Nos modos de informação e na
reestruturação da sociedade moderna.
e)Nos meios de comunicação de massa e
nas mídias tradicionais.
3. Sobre as ameaças ecológicas que a
humanidade tem de enfrentar no período da pós-modernidade, pode-se
considerar três tipos de ameaças:
I. A produção de desperdícios;
II. A poluição;
III. O esgotamento de reservas
minerais.
O que desencadeia esses tipos de
ameaças?
a)A base do desenvolvimento de uma
sociedade moldada pelos modos de produção.
b)A configuração das linhas de produção
com base na revolução industrial.
c)O desenvolvimento e a expansão global
das instituições sociais ocidentais associadas à importância do crescimento
econômico.
d)As organizações centradas em um poder
local e o meio ambiente.
e)as organizações industriais
constituídas por um aglomerado humano.
4. Analise as sentenças quanto ao
percurso teórico da Análise de Discurso Crítica:
I-Modelo tridimensional (1989): Texto,
interação, contexto.
II-Modelo tridimensional (1992): Texto,
prática discursiva, prática social.
III-Modelo bidimensional (2003):
Análise textual: interna e externa.
IV-Modelo transdisciplinar (2006):
Análise social.
a)Apenas I está correta.
b)Apenas II está correta.
c)Apenas III está cprreta.
d)Apenas III e IV estão corretas.
e)Todas estão corretas.
5. Fairclough, com base em Lectu,
compreende que os estágios argumentativos são:
a)A confrontação, a abertura, a
argumentação.
b)A intertextualidade, a retórica, a
interdiscursividade.
c)A síntese, as falácias, os discursos.
d)A ideologia, a hegemonia, o poder.
e)A persuasão, os gêneros, a estrutura
genérica.
6. Na gramática da sintaxe visual a
categoria do framing refere-se:
a)À localização dos elementos de
linguagem no texto.
b)Ao aspecto da tonalidade das cores no
tetxo.
c)Ao processo de distribuição das
linguagens no texto.
d)À presença ou à ausência de divisão
de molduras.
e)À nuance das imagens não verbais no
texto.
7. Para Borja e Castells, as
estratégias de desenvolvimento local devem contemplar as exigências para a
inserção competitiva, principalmente no que diz respeito:
I-À infraestrutura adequada, no sentido
de acesso a serviços essenciais;
II-A um sistema de comunicações que
assegure a conectividade do território aos fluxos globais de pessoas,
informações e mercadorias;
III-À existência de recursos humanos
capazes de produzir e gerenciar no novo sistema técnico-econômico.
IV-À centralização do processo de
produção para as organizações locais.
De acordo com as ideias dos autores,
estão corretas:
a)Apenas I.
b)Apenas I e II.
c)Apenas I, II e III.
d)I, II, III e IV.
e)Somente IV.
8. Sobre a questão da rede (internet),
Fukuyama entende que ela constitui-se como um conjunto de agentes que
compartilham normas, valores e objetivos, podendo estabelecer-se no âmbito do
estado, no mercado e na sociedade civil. O autor aponta duas características
importantes da rede.
Assinale a alternativa que aponta uma
dessas características.
a)Ela é diferente de um mercado na
medida em que são definidas por suas normas e valores comuns. Isso significa
que as trocas econômicas dentro de uma rede serão realizadas em bases
diferentes daquelas das transações em um mercado.
b)Ela é diferente de uma hierarquia
porque se baseia em normas comuns informais, estabelecendo uma relação formal
de autoridade.
c)Ela traduz a aglomeração de pessoas
com interesses diversificados tais como ocorre em outros ambientes.
d)Ela diferencia-se nas relações de
interesse econômico, político e cultural ao apresentar um modelo padrão para as
transações citadas.
e)Ela traduz uma hierarquia segmentando
os sujeitos de forma igualitária.
9. A linguagem na perspectiva de uma
abordagem transdisciplinar, conforme apontado por Fairclough em Linguagem e
Globalização, está diretamente relacionada aos aspectos a seguir:
a)À prática discursiva, à prática
social, ao texto.
b)À análise social, à prática
discursiva, ao contexto.
c)À relação com a economia política
cultural, à multissemiótica, à teoria social.
d)À análise interna, à análise externa,
às ordens do discurso.
e)À intertextualidade, à estrutura
genérica, à prática social.
10. Em Linguagem e Globalização,
de Norman Fairclough, a construção da nova proposta de pesquisa da Análise de
Discurso Crítica compreende que a pesquisa sobre linguagem e globalização deve
partir da análise social, dessa forma devemos considerar que:
a)A análise social englobará todos os
elementos do quadro tridimensional e da análise bidimensional (análise interna
e extrema dos textos).
b)Privilegiará a análise social e
desconsiderará a análise lingüística.
c)Reestabelecerá na análise das formas
lingüísticas o modelo tridimensional de prática social, prática discursiva e
contexto.
d)A abordagem das categorias de análise
lingüística apresentadas na obra Analysing Discourse deve ser
desvinculada das formas de linguagem na pesquisa social.
e)Os eventos sociais, as práticas
sociais e as ordens do discurso incompatibilizam com a pesquisa lingüística que
considera a análise social.
11. A perspectiva teórica da Análise
de Discurso Crítica é consolidada a partir da obra Language e
Globalization (2006) de Norman Fairclough, por meio de uma análise que se
inicia pelo social e aponta que os elementos da análise textual devem seguir
três níveis de abstração. Segundo o autor, os três níveis são:
a)Prática discursiva, prática social e
análise textual.
b)Intertextualidade,
bidimensionalidade, tridimensionalidade.
c)Multimodalidade, ideologia,
hegemonia.
d)Interdiscursividade, discurso,
prática social.
e)Eventos sociais, práticas sociais e
estruturas sociais.
12. Mark Poster, em Segunda Era das
Mídias, considera os sistemas de comunicação eletrônica na globalização
como:
a)Linguagens determinantes da vida dos
indivíduos e dos grupos em todos os seus aspectos (social, econômico, cultural
e político).
b)Simples dispositivos instrumentais,
que em nada ou muito pouco alteraram as relações de poder.
c)Encadeadores de discussões sobre os
processos ideológicos e suas formas de denominação com base na teoria marxista.
d)Modos de interferir no modo das
pessoas agirem, pensarem e consumirem os produtos culturais.
e)Forma de reproduzir modelos
preestabelecidos e desenvolver a consciência crítica dos consumidores.
13. Segundo Marcuschi, as comunidades
virtuais têm características diferenciadas das comunidades tradicionais, entre
elas temos:
a)A existência de membros, indivíduos
que associam-se livremente a elas; a confiança e a reciprocidade generalizada;
e os valores e práticas partilhados.
b)A organização dos indivíduos
determinada por interesses do público e organizações sindicais.
c)O papel do Estado para selecionar e
apresentar aos sujeitos a forma de agrupamento com base em interesses comuns.
d)As formas de sociabilidade restritas
ao conceito de desencaixe e as relações espaço-tempo definidas antecipadamente.
e)O fato de que as comunidades virtuais
são construidas em torno de interesses públicos e determinados pelos detentores
da ideologia dominante.
14. Pode-se se considerar que no
processo da recontextualização, no qual a forma como um evento social é
representado nas diversas áreas do conhecimento, nas cadeias de práticas
sociais e nos gêneros, ocorre que:
a)Alguns elementos dos eventos sociais
se perdem, outros são acrescidos, outros transformados no seio de práticas
discursivas que, por sua vez, irão legitimá-los, avaliá-los e explicá-los ou
não.
b)Alguns elementos dos eventos sociais
se perdem, outros são acrescidos, outros transformados no seio de práticas
discursivas, que, por sua vez, irão considerá-los como universal.
c)Alguns elementos dos eventos sociais
se escolhidos, outros são acrescidos, outros reproduzidos no seio das ordens do
discurso, que, por sua vez, irão legitimá-los.
d)Alguns elementos dos eventos sociais
são reproduzidos ideologicamente em outro contexto social – reafirmando a
prática social e discursiva.
e)Alguns elementos dos eventos sociais
são reconfigurados, perdem seu valor de informação e são acrescidos aos valores
de informação do lugar para o qual foram recontextualizados.
15. A possibilidade de pesquisas sobre
as práticas de linguagem no ciberespaço deve considerar que:
a)Não há limites que impeçam “os fluxos
de signos, os jogos de linguagem”, uma vez que estes ocupam o primeiro plano,
pois segundo Santaella, independente de classe social, racial ou idade
cronológica, a interatividade cumpre, no ciberespaço o seu papel: colocar
“desvelar o verdadeiro caráter dialógico da linguagem”.
b) Há limites que impeçam “os fluxos de
signos, os jogos de linguagem”, uma vez que estes ocupam o segundo plano na
constituição da informação.
c)A linguagem configura-se no
privilégio da classe social, racial ou idade cronológica dos usuários privilegiados
a interagirem no ciberespaço.
d)Há uma estabilidade do conceito de
espaço-temporal no ciberespaço com base nos fluxos e processos de
interatividade.
e)A linguagem é estruturada por meio
dos códigos lingüísticos e por isso deve ser vista com base na estrutura
lingüística e a interatividade é colocada em segundo plano.
16. No que consiste o questionamento de
Norman Fairclough ao conceito althusseriano de ideologia?
a)Pelo fato de ter existência material
nas práticas das instituições, o que possibilita a investigação das práticas
discursivas como formas materiais de ideologia.
b)Pelo fato de apresentar uma noção de
dominação como imposição unilateral e reprodução da ideologia dominante,
marginalizando a luta, a contradição e a transformação.
c)Pelo fato de a ideologia interpelar
os sujeitos.
d)Pelo fato de os aparelhos ideológicos
do Estado (a educação, a mídia) serem marcos delimitadores das lutas de classe.
e)Pelo fato de os aspectos textuais ou
discursivos serem investidos ideologicamente.
17. A categoria analítica da recontextualização
é apontada em Fairclough como:
a)O processo pelo qual textos
particulares, seletivamente, incorporam outros textos.
b)O sentido mais concreto do texto
reproduz outras práticas sociais.
c)Os discursos, os gêneros e os estilos
a elas associadas reproduzem as práticas dos lugares de origem.
d)A forma da estrutura genérica impõe
conceitos consagrados nas práticas sociais dos lugares de origem.
e)Os discursos apontam perspectivas
dialógicas e intertextuais nas ordens do discurso.
18. No desenvolvimento teórico e
metodológico da Análise de Discurso Crítica, temos o movimento que vai
da abordagem tridimensional para a análise social com base na proposta
transdisciplinar. Será na obra Analysing Discourse que Fairclough
deixará evidenciado a forma de análise interna e externa dos textos detalhando
a forma de:
a)Organizar a pesquisa por meio das
relações econômicas, políticas e culturais.
b)Abordar a pesquisa pelas categorias
tridimensionais – texto, contexto, discurso.
c)Contemplar na pesquisa sobre
linguagem as categorias lingüísticas para a análise interna e externa dos
textos.
d)Discorrer sobre os processos de
materialização da prática discursiva por meio das ordens do discurso no
processo reflexivo da pesquisa lingüística.
e)Abordar os elementos da prática
social e da prática discursiva como teoria social do discurso.
19. Na perspectiva na Análise de
Discurso Crítica há o interesse pelas relações de poder e processo de
transformação social. Os acontecimentos recentes das manifestações organizadas
pelas redes sociais têm sido uma das formas de mobilização social. No primeiro
semestre de 2013, esses movimentos tomaram uma dimensão grande nas
cidades brasileiras a partir do episódio do aumento das tarifas de transporte
público. Trata-se de uma nova forma de organização, diferente das formas de
organização, luta e reivindicação marcadas pelo modelo de sociedade moderna,
centrada nos modos de produção advindos da revolução industrial. Assinale
abaixo a alternativa que traduz essa nova forma de mobilização social.
a)Os movimentos segmentares
(feministas, homossexuais, ecologistas, negros, índios, etc.) apontam o
nascimento de outros atores políticos e dificilmente rompem com os líderes
legitimados pelo Estado para desencadearem os processos de reivindicações
sociais.
b)Os movimentos têm demonstrado a
criação de novos direitos defendidos por novos atores sociais e novas
estratégias de ação.
c)Traduz o modelo de organização
política no sentido de atender ao modelo de política moderna que atuava no
estado e buscava a conquista ou manutenção do poder estatal.
d)Valoriza a figura dos grandes atores
políticos universais. Afirma um “poder” centralizado no Estado.
e)Confronta a ideia de “poder” central
localizado no Estado e poder difuso, no qual estende sua rede por toda a
sociedade civil, afirmando uma pós-modernidade social influenciada pelos
representantes do Estado.
20. Fairclough, em Language and
globalization, considera Vozes da Globalização como sendo:
a)A A televisão, o jornal, o rádio, a
internet, o computador.
b)Análise acadêmica, agências
governamentais, organizações não governamentais, mídia e pessoas comuns.
c)As mídias tradicionais, as mídias
sociais em geral.
d)As agências governamentais.
e)As agências de notícias, os meios de
comunicação de massa e os partidos políticos.
21. Giddens, ao tratar do momento de
transição de uma sociedade que não se assenta na industrialização, ou seja, em
uma sociedade pós-industrial, estabelece que:
a)A antiga ordem industrial tem como
base a circulação do conhecimento e da informação.
b)A questão da sociedade industrial é
afetada no âmbito econômico.
c)A concepção de uma sociedade
pós-moderna tem como base a produção em massa.
d)A antiga ordem social é ultrapassada
se comparada à nova ordem social baseada no conhecimento e na informação.
e)O desenvolvimento econômico interfere
no modo como o conhecimento é processado na antiga ordem industrial de
forma igualitária ao que acontece na nova ordem social.
22. Quanto aos elementos construtivos
do discurso, Fairclough estabelece que:
a)O discurso é um elemento construtivo
das identidades sociais, participa da construção das relações sociais e
contribui para a construção dos sistemas de crenças e do conhecimento.
b)O discurso contribui para a
reprodução da luta ideológica em contextos organizacionais específicos.
c) O discurso materializa-se nas
instituições midiáticas ao possibilitar a cultura do espetáculo por meio de
códigos lingüísticos.
d)O discurso reproduz aspectos do mundo
real em diferentes perspectivas teóricas.
e)O discurso transforma e reproduz
elementos das identidades sociais.
23. A comunicação mediada pelo
computador possibilita tanto a aproximação como o distanciamento entre os
agentes envolvidos na situação comunicativa. Para Poster, a linguagem é
concebida nas comunicações eletrônicas como:
a)Representante da realidade e que
enfatiza a racionalidade mecânica das estruturas sociais.
b)Processo estrutural desvinculado com
as mudanças institucionais.
c)Reflexo da ideologia local,
dificultando o avanço tecnológico.
d)Performativa, retórica, como um
veículo ativo na construção e posicionamento do sujeito.
e)Performativa, retórica, como um
veículo passivo na retransmissão e reprodução dos lugares ocupados pelo
sujeito.
24.Van Leeuwen, ao tratar da
modalização enquanto categoria de análise das formas de linguagem na
perspectiva da Semiótica Social, entende que:
a)As questões de interação social e as
questões de verdade são questões lingüísticas.
b)Aquilo que se apresenta como verdade
em um contexto social deve necessariamente ser visto como verdade em outro.
c)Os lingüistas e os semioticistas não
estão preocupados em saber o quanto algo é verdadeiro, mas com que veracidade
algo é representado.
d)Os linguistas e os semioticistas
estão interessados em desvelar a verdade absoluta.
e) Os lingüistas e os semioticistas
interessam em desvelar como os falantes, escritores e outros produtores de
signos se reproduzem a realidade e utilizam as pesquisas sociais e semióticas
para expressar a realidade.
25.Fairclough (2000) considera
fundamental o papel da linguagem como parte da prática social quando:
I – Discute o poder da linguagem no
jogo de interesses, que envolve as relações entre os agentes nas práticas
sociais por meio da ADC do novo trabalhismo britânico.
II – refere-se ao fato de que eventos e
personalidades políticas passam a condição de produtos e a linguagem utilizada
nessa prática social molda-se para satisfazer a necessidade discursiva de uma
economia neoliberal, bem caracterizada pelo contexto do novo trabalhismo
retratado nessa obra.
III – Para exemplificar a importância
da linguagem, o autor utiliza o cenário político governamental do novo
trabalhismo em que a linguagem é incrementada por aspectos multimodais por meio
da imagem e da postura de Tony Blair, então primeiro ministro britânico.
a)Apenas I está correta.
b)Apenas II está correta.
c)Apenas Ii e III está correta.
d)Apenas I e III estão corretas.
e)I, II e III estão corretas.
26. Considere a seguinte passagem de
Lyotard sobre “o saber” a partir das décadas de 1960 e 1970.
I – “[...]” ele fazia parte da formação
de todo indivíduo para que se tornasse um cidadão participante. Assim sendo, o
indivíduo entregava-se ao processo de interiorização do saber. A escola e os
professores eram os donos do saber universal e os principais responsáveis pela
transmissão do conhecimento aos alunos, os quais, por definição, tinham um
saber incompleto. O desnível justificava a autoridade do professor e a
obediência ao aluno”.
II – “[...]” o saber passa a viver uma
explosiva exteriorização, tornando-se abundante e acessível. Já não há mais o
desnível, de um modo geral, em relação a professor e a aluno quanto à
informação. O desnível ocorre no modo de utilização do conhecimento. O saber
perde sua condição de uso e passa a ter um valor de venda, vinculando-se às
questões do poder econômico e político, ou seja, ele é a moeda que define, na
cena internacional, os jogos hegemônicos (entre as nações e entre as empresas
multinacionais).
III - “[...]” o conhecimento atualmente
está intimamente vinculado às questões econômicas e de poder, e esse poder
refere-se tanto a quem o detém quanto àquele que, via internet, o difunde,
atribuindo-lhe, assim, o que Lyotard chama de valor de troca”.
Qual ou quais das concepções acima
estão de acordo com um modelo de sociedade pós-informatizada?
a)I e II.
b)I e III.
c)I, II e III.
d)Apenas II.
e)II e III.
Questões discursivas
1.Norman Fairclough, na obra Discurso e
Mudança Social, apresenta o quadro tridimensional com base no texto, na prática
discursiva e na prática social. O autor discorre sobre a prática discursiva com
base nas ordens do discurso. No que consistem as ordens do discurso e/ou o
nível da prática discursiva?
R: (Unidade III página 57). No nível
da prática discursiva, que é a ligação entre texto e prática social, temos os
processos de produção, de distribuição e de consumo do texto. Esses processos
são sociais e estão relacionados a contextos sociais: ambientes econômicos,
políticos, culturais e institucionais específicos. O autor acrescenta que há
dimensões sociocognitivas de produção e de interpretação de texto. A análise da
prática discursiva foi apresentada no modelo de 1992 como mediadora entre o
texto e a prática social e inclui não só uma precisa explanação de como os
participantes em uma interação interpretam e produzem textos, mas também como
as relações dos eventos discursivos são representadas em ordens do discurso.
2.Giddens discorre sobre a configuração
dos atores sociais na sociedade pós-moderna. Para o autor, o mundo da
modernidade tardia vai além das fronteiras das atividades pessoais e dos
compromissos individuais. É marcado pelos riscos e perigos como um estado de
coisas mais ou menos permanentes. De acordo com o pensamento de Giddens,
deve-se prestar atenção às questões de insegurança, de incerteza e de
periculosidade vivenciadas na sociedade contemporânea. Quais são os temas
relacionados às questões apresentadas por Giddens?
R: ( Unidade I página 13) O mundo da
modernidade tardia, na visão de Giddens (2002), vai além das fronteiras das
atividades pessoais e dos compromissos individuais, estando pautado pelos
riscos e perigos, os quais devem ser vistos não como um momento de crise, mas
como um estado de coisas mais ou menos permanentes.
Esse pensamento é complementado ao
chamar atenção para as questões de insegurança, de incerteza e de
periculosidade vivenciadas pela sociedade contemporânea, tais como:
• a instabilidade em relação ao
emprego;
• a grande difusão da criminalidade;
• os ataques terroristas;
• a crise econômica mundial;
• o desenvolvimento da internet como
uma rede de conexão planetária que, ao mesmo tempo em que disponibiliza
conhecimento, veiculação em tempo real dos acontecimentos mundiais e transações
comerciais mais rápidas, instaura um novo paradigma em relação às identidades
por intermédio de uma cultura da simulação, na qual se valoriza, sobremaneira,
a representação do real (e não a realidade) e por meio da qual inimigos
virtuais invadem nossas máquinas e, mais uma vez, nos fragilizamos.
3.Em: “No contexto do ciberespaço, uma
das possibilidades de pesquisa consiste em compreender os primeiros aspectos de
reestruturação/reorganização social e na forma de obter e divulgar a informação
com o propósito de atender a demanda do mundo globalizado e caracterizado pela
comunicação em tempo real. Considerando os aspectos da sociedade globalizada e
a configuração de uma sociedade em rede, discorra como circula a informação no
contexto do ciberespaço e como isso interfere na vida das pessoas.
R: ( Unidade II página 32) - Em uma
sociedade globalizada, a informação circula em uma velocidade acelerada, em
tempo real, e com isso uma nova forma de divulgar a informação se constitui por
meio dos avanços tecnológicos que surgem no contexto de uma sociedade
tecnologicamente globalizada. Essa tecnologização da sociedade reconfigura as
formas de interação por meio da comunicação midiática e a interação,
especificamente no ambiente da internet
4- Leia os tópicos abaixo para
discorrer sobre a linguagem:
I - Kress e van Leeuwen afirmam que a
multimodalidade trouxe transformações profundas que refletiram nos meios e
modos de se comunicar, por meio da inserção de cores e elementos visuais em
jornais. Isso também ocorreu na forma como a informação televisiva passou a ser
transmitida , afastando-se de um evento predominantemente lingüístico marcado
pela figura do newsreader e aproximando-se da espetaculização, em que o corpo
toma o papel central no meio de comunicação, juntamente com outros elementos
semióticos.
II - Após um período de domínio secular
da escrita, estamos vivendo mudançasw nos modos de comunicar e representar,
entre outros fatores, por mudanças políticas, econômicas e sociais que nos
conduzem a uma comunicação multissemiótica.
A combinação das abordagens teóricas e
metodológicas permitem investigar como a linguagem no contexto da globalização
e no ambiente on-line vai além dos aspectos multimodais e das formas
interativas. É necessário verificar como ela mobiliza o capital
econômico, social e cultural e funciona
como poder simbólico para atender aos anseios de seus produtores. A orientação
que se impõe para essa investigação consiste no fato de que, na globalização, a
linguagem tem um aumento de produtividade muito grande devido aos aspectos
multimodais e interacionais e às novas relações sociais no campo da economia,
cultura e política, entre outros, como concluiu Ormundo (2007) ao final de suas
análises.