Avianca Brasil foca o melhor serviço de bordoEmpresa deixou de se chamar OceanAir em abril de 201027/11/2011 - 10h09(Valdemar Júnior) - A Avianca surgiu no Brasil após o desaparecimento da marca OceanAir, no dia 27 de março de 2010. A marca Avianca, surgida na Colômbia, é a mais antiga da América Latina entre as companhias, e foi adquirida, junto com a empresa, pelo empresário boliviano, naturalizado brasileiro, German Efromovich, em 2004, proprietário do Grupo Synergy.
A OceanAir Linhas Aéreas surgiu em 2002, após a OceanAir Táxi Aéreo ser homologada pelo antigo DAC (Departamento de Aviação Civil), substituído em 2006 pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), como empresa de voos sistemáticos.
Inicialmente, a ideia era operar rotas abandonadas pela Rio Sul e, para isso, a empresa adquiriu dois turboélices Brasília da Rio Sul, matriculados PT-SLD e PT-SLE. Posteriormente, já como empresa de linha aérea regular, adquiriu novos Brasília e alguns Fokker 50, todos pintados com cores diferentes, lembrando a Braniff International. Em 2005 começou a receber seus primeiros jatos. O modelo escolhido foi o Fokker 100. Todos pertenciam à American Airlines, estavam estocados nos Estados Unidos e foram recebidos com as cores da Avianca, mas ostentavam o nome OceanAir. Curiosamente, a empresa chama seus Fokker 100 de MK-28, pois o modelo teve uma passagem conturbada na TAM. Na sequência, mais alguns Fokker 50 foram incorporados, porém, pouco tempo depois, a companhia deixou de operar aeronaves turboélices. Em 2007, a companhia deu início a um plano de internacionalização com a chegada de três Boeing 767-300 e um 757-200. O primeiro e único destino internacional foi a Cidade do México, mas a baixa ocupação do 767 levou ao fim dos voos e a devolução das quatro aeronaves aos arrendadores. Desde o dia 19 de outubro, a Avianca Brasil iniciou operações na rota São Paulo (Cumbica)-Bogotá, na Colômbia, com Airbus A319, o único voo internacional da companhia. Entre 2008 e 2010, a empresa operou com apenas 15 Fokker 100. Em 2010 chegaram os três Airbus A319, recebidos diretamente do fabricante, e em 2011 foram entregues cinco Airbus A318, ex-LAN, de um total de 15 arrendados. Em 2012 chegarão outros cinco e em 2013 os cinco restantes. Em outubro de 2011, a empresa divulgou a encomenda de quatro Airbus A320. O primeiro deles chegou em novembro de 2011. Segundo dados da ANAC, a Avianca é a sexta maior companhia aérea brasileira no transporte doméstico de passageiros. A empresa se destaca no mercado nacional pelo conforto e entretenimento oferecidos aos passageiros. Foi a primeira companhia do setor a receber no Brasil a classificação "A" da ANAC por oferecer maior espaço entre as poltronas.
Em 31 de janeiro de 2018 a frota da Avianca Brasil contará com 56 aeronaves (A320neo PR-OBO a ser entregue em 31/01):[18]
Frota aposentada |
sexta-feira, 15 de junho de 2018
História da Avianca
em
sexta-feira, 15 de junho de 2018