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Em Fogo Morto,de José Lins do
Rego, nota-se uma atitude de desolação, em fase ao meio hostil e decadente que
descreve, e a adequação da linguagem ao assunto tratado, características
marcantes.
Marque a alternativa correta:
a) Do romance regionalista da década de 30.
b) Do romance psicológico.
c) Da prosa coloquial e
regional.
d) Do moderno teatro brasileiro
realizado por Oswald de Andrade e Nelson Rodrigues.
e) Da poesia concreta, que
busca descobrir a linguagem literária, mais adequada à descrição da realidade
brasileira.
Resposta: A
Questão 2
Relacionando o período
literário que inicia em 1930 ao período imediatamente anterior, podemos dizer
que:
Assinale a afirmativa correta:
a) A década de 30 foi
continuação natural do movimento de 22, acrescentando-lhe o tom anárquico e a
atitude aventureira.
b) O segundo momento abandonou a atitude destruidora,
buscando uma recomposição de valores e a configuração de nova ordem estética.
c) A década de 20 representa
uma desagregação das ideias e dos temas tradicionais; a de 30 destrói as formas
ortodoxas de expressão.
d) As propostas literárias da
década de 20 só se veriam postas em prática no decênio seguinte.
e) O segundo momento do
Modernismo assumiu como armas de combate o deboche, a piada, o escândalo e a
agitação.
Resposta:B
Questão 3
"Somos hoje,
contemporâneos de uma realidade econômica, social, política e cultural que se
estruturou depois de 1930", diz Alfredo Bosi. Dentro desse quadro de
estruturação, os romances de 30 têm valor singular. Assim, pode-se afirmar que:
I - Em Vidas Secas, Graciliano Ramos apresenta um quadro
social dos retirantes nordestinos que perdem sua identidade individual a ponto
de se tornarem apenas inconveniências humanas.
II - A literatura desse período, chamada regionalista,
parte de problemas sociais de uma região tipicamente brasileira, envolvendo a
injustiça e a miséria.
III - Não eram preocupações de
José Lins do Rego e Rachel de Queiroz a decadência das propriedades rurais nem
o castigo imposto pela seca nordestina.
Escolha a opção correta:
a) I, II e III são corretas.
b) Apenas I é correta.
c) Apenas II e III são
corretas.
d) Apenas I e II são corretas.
e) Nenhuma afirmação é correta.
Resposta: D
Questão 4
A obra de Clarice Lispector:
Marque a opção de resposta
correta:
a) Define-se como literatura
feminista por excelência, ao propor uma visão da mulher oprimida num universo
masculino.
b) Filia-se à ficção romântica
do século XIX, ao criar heroinas idealizadas e mistificar a figura da mulher.
c) Prende-se à crítica de
costumes, ao analisar com grande senso de humor uma sociedade urbana em
transformação.
d) Explora, até as últimas
consequências, embora utilizando a temática urbana, a linha do romance
neonaturalista da geração de 30.
e) Renova, define e intensifica
a tendência introspectiva de determinada corrente de ficção da segunda geração
moderna.
Resposta: E
Questão 5
O Realismo, como escola
literária, é caracterizado:
Assinale a alternativa correta:
a) Pelo exagero da imaginação.
b) Pela preocupação com o
sentimento.
c) Pelo culto ao exótico.
d) Pelo subjetivismo
e) Pelo objetivismo
Resposta:E
Questão 6
A nostálgica visão dos
românticos com relação ao mundo, explica-se:
a) Pelas inúmeras guerras
havidas na época do Romantismo.
b) Pela inadaptação aos valores
absolutistas implantados pela monarquia brasileira.
c) Pelo descontentamento da nobreza, que deixa o poder, e de parte da burguesia que ainda não o havia assumido ou que estava à margem dele.
d) Pela contemplação de um
Brasil conservador, baseado no latifúndio, no escravismo e na monarquia.
e) Por uma rebeldia sem nenhuma
causa.
Resposta: C
Questão 7
Aspecto materialista da
existência: o homem como um produto biológico; comportamento como resultado da
pressão do ambiente social e da hereditariedade; o homem impulsionado pelos
instintos, são características da estética:
Assinale a opção correta:
a) Romântica
b) Simbolista
c) Barroca
d) Naturalista
e)Realista
Resposta: D
Questão 8
O movimento realista no Brasil
tem início quando:
Assinale a opção correta:
a) Aluízio Azevedo publica O
Mulato.
b) José de Alencar publica
Lucíola.
c) Machado de Assis publica
Memórias Póstumas de Brás Cubas.
d) As alternativas a e c são
válidas.
e) As alternativas b e c são
válidas.
Resposta:C
Questão 9
O Ateneu, cuja classificação
fica entre o Naturalistmo e o Realismo, é uma obra sobre a qual não se pode
afirmar que:
Marque a resposta correta:
a) O colégio reflete o modelo
educacional da época, bem como os valores da sociedade.
b) O romance possui tom
intimista, em terceira pessoa.
c) a narrativa possui tom de
ironia e ressentimento.
d) As personagens são
aproximadas do caricatural.
e) São comuns comparações entre
pessoas e animais.
Resposta:B
Questão 10
Identifique quais dos
comentários abaixo dizem respeito à época naturalista, assinalando em seguida a
opção correta:
I - A fuga das impressões
vulgares, a concentração nas visões interiores constituem, entre outros traços
típicos do Naturalismo, que explora isolamento da sociedade pelo ideal da torre
de marfim.
II - O naturalista observa o
homem por meio do método científico, impessoal e objetivamente, como um caso a
ser analisado.
III - A visão da vida do
Naturalismo é mais determinista, mais mecanicista: o homem aparece como máquina
guiada pela ação das leis físicas químicas, pela hereditariedade e meio físico
e social.
IV - Para os naturalistas, a
natureza era a fonte de inspiração, o lugar de refúgio puro, não contaminado
pela sociedade. Relacionada com esse culto, a ideia do "bom
selvagem", do homem simples e bom em estado de natura (recuperado de
Rousseau) dominou toda a época.
a) Apenas o item IV é correto.
b) São corretos apenas os itens
II e III.
c) Apenas o item I é correto.
d) São corretos apenas os itens
I e IV
e) São corretos apenas os itens
III e IV.
Resposta:B
Questão 11:
Sobre o romance Iracema, de
José de Alencar, é incorreto afirmar que:
Assinale a resposta:
a) O relacionamento entre
Martim e Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.
b) Iracema é descrita de uma
forma idealizante, comparada com elementos da natureza, característica própria
do Romantismo.
c) O personagem Martim é
lendário, nunca existiu, portanto uma figura fictícia.
d) Moacir, que em tupi quer
dizer “filho da dor”, é levado por Martim para a Europa.
e) O romance é narrado em
terceira pessoa, com narrador onisciente.
Resposta:C
Questão 12
As informações que caracterizam
os textos dos viajantes, nos primeiros tempos de nossa colonização, dizem
respeito:
Assinale a opção correta:
a) Ao nível estético alcançado
progressivamente pelas obras das primeiras gerações de autores nativos.
b) Às discussões que começaram
a desenvolver-se aqui sobre a nossa emancipação política.
c) Aos aspectos da topografia,
da fauna e da flora locais, além dos costumes dos silvícolas.
d) Aos progressos dos jesuítas
na conversão dos judeus portugueses aqui radicados.
e) Nenhuma das alternativas
anteriores.
Resposta:C
Questão 13
Em grande parte das narrativas
que compõem Laços de Família, Clarice Lispector privilegia as personagens
femininas que vivem o tradicional modelo da dona de casa e desempenham papéis
estabelecidos para a mulher, em uma sociedade opressora e de valores masculinos.
Observe as situações
transcritas e assinale a alternativa, cuja citação não confirma a observação
acima:
A)”Por caminhos tortos, viera a
cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse
inventado. O homem com quem casara era um homem verdadeiro, os filhos que
tivera eram filhos verdadeiros. Sua juventude anterior parecia-lhe estranha
como uma doença de vida. Dela havia aos poucos emergido para descobrir que
também sem a felicidade se vivia: abolindo-a, encontrara uma legião de pessoas,
antes invisíveis, que viviam como quem trabalha - com persistência,
continuidade, alegria.” (Amor, p. 18)
B)”Interrompendo a arrumação da
penteadeira, Laura olhou-se ao espelho: e ela mesma, há quanto tempo? Seu rosto
tinha uma graça doméstica, os cabelos eram presos com grampos atrás das orelhas
grandes e pálidas. Os olhos marrons, os cabelos marrons, a pele morena e suave,
tudo dava a seu rosto já não muito moço um ar modesto de mulher.” (A imitação
da rosa, p. 36)
C)”Ela, a forte, que casara em
hora e tempo devido com um bom homem a quem, obediente e independente,
respeitara; a quem respeitara e que lhe fizera filhos e lhe pagara os partos,
lhe honrara os resguardos. O tronco fora bom.” (Feliz aniversário, p. 67)
D)”Tinha quinze anos e não era
bonita. Mas por dentro da magreza, a vastidão quase majestosa em que se movia
como dentro de uma meditação. E dentro da nebulosidade algo precioso. Que não
se espreguiçava, não se comprometia, não se contaminava. Que era intenso como
uma joia. Ela.” (Preciosidade, p. 95)
E)”Quem sabe se sua mulher
estava fugindo com o filho da sala de luz bem regulada, dos móveis bem
escolhidos, das cortinas e dos quadros? Fora isso o que ele lhe dera. [...] O
homem inquietou-se. Porque não poderia continuar a lhe dar senão: mais sucesso.
E porque sabia que ela o ajudaria a consegui-lo e odiaria o que conseguissem.
Assim era aquela calma mulher de trinta e dois anos que nunca falava
propriamente, como se tivesse vivido sempre. [...] Às vezes ele procurava
humilhá-la, entrava no quarto enquanto ela mudava de roupa porque sabia que ela
detestava ser vista nua.” (Os Laços de Família, p. 118)
Resposta:D
Questão 14
Nele convivem a violência fria
dos enredos, o banditismo que dissolve diferenças sociais, grã-finos corruptos,
bandidos brutais, detetives disfarçados e ardilosos.” O trecho faz alusão a um
autor e sua obra de 1986. Aponte a alternativa que corresponde a essa relação.
a) Jorge Amado; Capitães da
areia.
b) Roberto Gomes; As alegres
memórias de um cadáver.
c) Rubem Fonseca; Bufo e
Spalanzzani.
d) Guimarães Rosa; A hora e a
vez de Augusto Matraga.
e) José Lins do Rego; Fogo
morto.
Resposta:C
Questão 15
O Realismo, na literatura
brasileira, não produz romances:
Indique a alternativa correta:
a) Que têm como foco principal
tipos humanos.
b) De cunho social e
psicológico
c) Que focalizam o coletivo.
d) Documentais da exuberância
da natureza.
e) De crítica social.
Resposta:D
Resposta:D
Questão 16
Assinale a única alternativa
correta:
a) O Realismo não tem nenhuma
ligação com o Romantismo.
b) A atenção ao detalhe não é
característica do Realismo.
c) Nenhum autor romântico dá
indícios das características realistas.
d) O cientificismo do século
XIX não possui relação com a visão de mundo adotada pelos realistas.
e) O Realismo não apresenta
análise social.
Resposta:A
Questão 17
A Carta de Pero Vaz de Caminha
é a “certidão de nascimento” do país, pois:
Marque a alternativa correta:
a) Descreve os seus costumes, a
fauna e a flora.
b) Constitui a maior fonte de
informações sobre o seu descobrimento.
c) É o primeiro texto em latim,
língua oficial da época.
d) Documenta o primeiro século
da colonização.
e) Apresenta o registro
minucioso das primeiras atividades jesuíticas nele desenvolvidas.
Resposta:B
Questão 18
Leia o texto abaixo:
Vestindo água, só saído o cimo
do pescoço, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar também de
fora o focinho. Uma peitada. Outro tacar de patas. Chu-áa! Chu-áa... –ruge o
rio, como chuva deitada no chão.
Nenhuma pressa! Outra remada,
vagarosa. No fim de tudo, tem o pátio, com os cochos, muito milho, na fazenda;
e depois o pasto: sombra, capim e sossego...
Nenhuma pressa. Aqui, por ora,
este poço doido, que barulho como um fogo, e faz medo, não é novo: tudo é ruim
e uma só coisa, no caminho: como os homens e os seus modos, costumeira
confusão. É só fechar os olhos.
Como sempre. Outra pessoa, na
massa fria. E ir sem afã, à voga surda, amigo da água, bem com o escuro, filho
do fundo, poupando forças para o fim. Nada mais, nada de graça; nem um arranco,
fora de hora. Assim.
João Guimarães Rosa. O burrinho
pedrês, Sagarana.
Como exemplos da expressividade
sonora presente no excerto d’O burrinho pedrês, podemos citar a onomatopéia, em
“Chua-áa! Chua-áa...”, e a fusão desta com a aliteração, em:
Assinale a resposta correta:
a) “vestindo água”.
b) “ruge o rio”.
c) “poço doido”.
d) “filho do fundo”.
e) “fora de hora”.
Resposta:B
Questão 19
O título da obra Macunaíma é
especificado com “Herói sem nenhum caráter”.
Indique a alternativa que não é
verdadeira com relação a essa especificação:
a) O herói não tem caráter
definido.
b) O protagonista assume várias
esferas de ação, daí ser simultaneamente herói e anti-herói.
c) A fragilidade de caráter do
protagonista faz com que este perca, no decorrer da obra, sua característica de
herói.
d) O herói se configura com
suas qualidades paradoxais: ele é ao mesmo tempo preguiçoso e esperto,
irreverente e simpático, valente e covarde.
e) O caráter do herói é
contraditório, pois ele se caracteriza como um “sonso-abatido”.
Resposta:C
Questão 20
Uma característica presente nos
romances de José de Alencar e que encontra em Machado de Assis o ponto mais
alto da narrativa brasileira no século XIX:
Identifique a opção correta:
a) O traço regionalista que
estende e procura completar a visão das terras do Brasil.
b) O aprofundamento da análise
psicológica das personagens, notadamente as femininas.
c) A preocupação com o homem do
sertão brasileiro, cuja vida é tema de romances e contos.
d) A vertente indigenista,
preocupada em ampliar o conhecimento das coisas brasileiras.
e) A identificação das
situações criadas entre as personagens na trama narrativa.
Resposta:B
Questão 21
Considere as seguintes
afirmações sobre a produção literária de Machado de Assis:
I – Foi militante das causas
republicanas e abolicionistas.
II – Fez, em seus textos,
análise profunda da psicologia humana.
III – Seus textos são marcados
por uma ironia corrosiva.
Escolha a alternativa certa:
a) Apenas a afirmativa I está
correta.
b) Apenas a afirmativa III está
correta.
c) Apenas as afirmativas I e II
estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e
III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão
corretas.
Resposta:D
Questão 22
A respeito da obra Os Sertões,
de Euclides da Cunha, considere as afirmações abaixo:
I - A obra é híbrida em relação
ao gênero, pois nela se mesclam a cultura científica e histórica ao artesanato
verbal.
II- É uma obra jornalística.
III - Nessa obra, não está
presente a influência do cientificismo do século XIX na descrição analítica do
sertão nordestino, do sertanejo e da luta entre forças dos federais e a
comunidade liderada por Antônio Conselheiro.
Assinale a opção que relaciona
as afirmativas corretas:
Resposta: Apenas I e II.
Questão 23
Em “Iracema” só não se pode
dizer que
a) também é conhecida por
“Lenda do Ceará”.
b) a história se passa no Vale
do Paraíba, às margens do Rio Paquequer.
c) é conhecido como “Poema
Americano”.
d) o filho de Iracema é Moacir,
em tupi - símbolo da dor.
e) Martim, um aventureiro
português, é responsável pelo fato de a heroína abandonar sua tribo.
Resposta:B
Questão 24
Sobre Iracema, é incorreto
afirmar que
a) o relacionamento entre
Martim e Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.
b) Iracema é descrita de uma
forma idealizante, comparada com elementos da natureza, característica própria
do Romantismo.
c) o personagem Martim é
lendário; nunca existiu, tratando-se, portanto, de uma figura fictícia.
d) Moacir, que em tupi quer
dizer “filho da dor”, é levado por Martim para a Europa.
e) o romance é narrado em
terceira pessoa, com narrador onisciente.
Resposta: C
PARTE 2
APANHADO LITERATURA BRASILEIRA
PROSA
1) Uma característica presente
nos romances de José de Alencar e que encontra em Machado de Assis o ponto mais
alto da narrativa brasileira no século XIX. Identifique a opção correta:
a) O traço regionalista, que
estende e procura completar a visão das terras do Brasil.
b) O aprofundamento da análise
psicológica das personagens, notadamente as femininas.
c) A preocupação com o homem do
sertão brasileiro, cuja vida é tema de romances e contos.
d) A vertente indigenista,
preocupada em ampliar o conhecimento das coisas brasileiras.
e) A identificação das
situações criadas entre as personagens na trama narrativa.
Resposta:B
2) Vestindo água, só saído o
cimo do pescoço, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar também
de fora o focinho. Uma peitada. Outro tacar de patas.Chu-aá! Chu-áa... – ruge o
rio, como chuva deitada no chão.
Nenhuma pressa! Outra remada,
vagarosa. No fim de tudo, tem o pátio, com os cochos, muito milho, na fazenda;
e depois o pasto: sombra, capim e sossego...
Nenhuma pressa. Aqui, por ora,
este poço doido, que barulha como um fogo, e faz medo, não é novo: tudo é ruim
e uma coisa só, no caminho: como os homens e os seus modos, costumeira
confusão. É só fechar os olhos. Como sempre. Outra passada, na massa fria. E ir
sem afã, à voga surda, amigo da água, bem com o escuro, filho do fundo,
poupando forças para o fim. Nada mais, nada de graça; nem um arranco, fora de
hora. Assim.
João Guimarães Rosa. O burrinho
pedrês. Sagarana.
Como exemplos da expressividade
sonora presente neste exerto, podemos citar a onomatopéia, em “Chu-áa!
Chu-áa...”, e a fusão desta com a aliteração, em:
a) vestindo água
b) ruge o rio
c) poço doido
d) filho do fundo
e) fora de hora.
Resposta: B
3) Vais encontrar o mundo,
disse-me meu pai, à porta do Ateneu. (...)
O Ateneu cuja classificação
fica entre o Naturalismo e o Realismo, é uma obra sobre a qual não se pode
afirmar que:
Marque a resposta certa:
a) O colégio reflete o modelo
educacional da época como os valores da sociedade.
b) O romance possui tom
intimista, em terceira pessoa.
c) A narrativa possui tom de
ironia e ressentimento.
d) As personagens são
aproximadas do caricatural.
e) São comuns comparações entre
pessoas e animais.
Resposta:B
4) Relacionando o período
literário que se inicia em 1930 ao período imediatamente anterior, podemos
dizer que:
Assinale a alternativa correta:
a) A década de 30 foi
continuação natural do movimento de 22, acrescentando-lhe o tom anárquico e a
atitude aventureira.
b) O segundo momento abandonou
a atitude destruidora, buscando uma recomposição de valores e a configuração de
nova ordem estética.
c) A década de 20 representa
uma desagregação das idéias e dos temas tradicionais; a de 30 destrói as formas
ortodoxas da expressão.
d) As propostas literárias da
década de 20 só se veriam postas em prática no decênio seguinte.
e) O segundo momento do
Modernismo assumiu como armas de combate o deboche, a piada, o escândalo e a
agitação.
Resposta:B
5) Podemos verificar que o
Realismo revela:
I – Senso contemporâneo, pois
encara o presente assim como o romântico se volta para o passado.
II – O retrato da vida pelo
método da documentação, em que a seleção e a síntese buscam sentido para o
encadeamento dos fatos.
III – Técnica minuciosa, dando
impressão de lentidão gradativa que vaga pelos meandros dos conflitos.
Assinale a alternativa correta:
a) São corretas as afirmativas
II e III.
b) As três afirmativas são
corretas.
c) Apenas a afirmativa III é
correta.
d) As afirmativas I e II são
corretas.
e) As três afirmativas são
corretas.
Resposta:D
6) Escrita nas duas primeiras
metades do século XX, Os Sertões, de Euclides da Cunha e Triste fim de
Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, não apresentam:
a) A intenção de retratar o
Brasil, de forma realista e verossímil.
b) Aproximação da linguagem
coloquial das camadas populares.
c) A expressão de aspectos até
então negligenciados da realidade brasileira.
d) A prática de
experimentalismo linguístico.
e) O estilo conservador do
regionalismo romântico.
Resposta:E
7) Vestindo água, só saldo o
cimo do pescoço (...)
João Guimarães Rosa. O burrinho
pedrês, Sagarana.
As narrativas que apresentam os
homens vistos pelos olhos dos animais, como o conto O burrinho pedrês
(Sagarana), Conversa de bois (Sagarana) e Vidas secas, produzem um efeito de:
a) indignação, uma vez que cada
um desses animais é morto por algozes humanos.
b) infantilização, uma vês que
esses animais pensantes são excluídos da literatura infantil.
c) maravilhamento, na medida em
que os respectivos narradores servem-se de sortilégios e de magia para penetrar
na mente desses animais.
d) estranhamento, pois nos
fazem enxergar de um ponto de vista inusitado, que antes parecia natural e
familiar.
e) inverossimilhança, pois não
conseguem dar credibilidade a esses animais dotados de interioridade.
Resposta:D
8) Sobre Guimarães Rosa podemos
afirmar que:
a) for autor regionalista,
seguindo a linha do regionalismo romântico.
b) inovou sobretudo nos temas,
explorando tipos inéditos.
c) escreveu obra política de
contestação à sociedade de consumo.
d) sua obra revela-se intimista
com raízes surrealistas.
e) inovou sobretudo o aspecto linguístico, revelando o trabalho criativo na exploração do potencial da
língua.
Resposta:E
9) Em Fogo Morto, de José Lins
do Rego, nota-se uma atitude de desolação, em face ao meio hostil e decadente
que descreve, e a adequação da linguagem ao assunto tratado, características
marcantes:
Marque a alternativa correta:
a) Do romance regionalista da
década de 30.
b) Do romance psicológico.
c) Da prosa coloquial e
regional.
d) Do moderno teatro
brasileiro, realizado por Oswald de Andrade e Nelson Rodrigues.
e) Da poesia concreta, que
busca descobrir a linguagem literária, mais adequada à descrição da realidade
brasileira.
Resposta:A
10) “Nele convivem a violência
fria dos enredos, o banditismo que dissolve diferenças sociais, grã-finos
corruptos, bandidos brutais, detetives disfarçados e ardilosos”. O trecho faz
alusão a um autor e sua obra de 1986. Aponte a alternativa que corresponde a
essa relação.
a) Jorge Amado; Capitães de
areia.
b) Roberto Gomes; As alegres
memórias de um cadáver.
c) Rubem Fonseca; Bufo e
Spalanzzani.
d) Guimarães Rosa; A hora e a
vez de Augusto Matraga.
e) José Lins do Rego;
Fogo morto.
Resposta:C
11) O título da obra Macunaína
é especificado com “Herói sem nenhum caráter”.
Indique a alternativa que não é
verdadeira com relação a essa especificação:
a) O heroi não tem caráter
definido.
b) O protagonista assume várias
esferas de ação, daí ser simultaneamente heroi e anti-heroi.
c) A fragilidade de caráter do
protagonista faz com que este perca, no decorrer da obra, sua característica de
heroi.
d) O heroi se configura com
suas qualidades paradoxais: ele é ao mesmo tempo preguiçoso e esperto,
irreverente e simpático, valente e covarde.
e) O caráter do herói é
contraditório, pois ele se caracteriza como um “sonso-sabido”.
Resposta:C
12) Sobre o Realismo, assinale
a alternativa incorreta:
a) O romance não é visto como
distração, e sim como meio de crítica às instituições sociais.
b) Os escritores realistas
procuram ser detalhistas e minuciosos.
c) Os escritores realistas têm
preocupação maior com o coletivo.
d) O Realismo constitui uma
oposição ao idealismo romântico.
e) O Realismo vê o homem
somente como um produto biológico
Resposta:E
13)Podemos verificar que o
realismo revela:
I - Senso contemporâneo, pois
encara o presente assim como o romântico se volta para o passado.
II - O retrato da vida pelo
método da documentação, em que a seleção e a síntese buscam sentido para o
encadeamento dos fatos.
III - Técnica minuciosa, dando
impressão de lentidão gradativa que vaga pelos meandros dos conflitos.
Assinale a alternativa correta
Resposta:D- As afirmativas I e
II são corretas.
14)Assinale V para as
afirmações verdadeiras e F para as falsas, com relação à obra Os Sertões, de
Euclides da Cunha.
(F ) No texto, linguagem
erudita e fantasiosa se misturam
(V ) Insere-se numa tradição da
literatura que tematiza o descobrimento do sertão em abandono e miséria.
(F ) Foi escrita a partir dos
relatos dos soldados que lutaram em Canudos.
(V ) Antonio Conselheiro é um
personagem real.
(V ) O episódio de Canudos faz
parte dos movimentos de protesto que surgiram no séc. XIX, logo após a
Proclamação da República.
A sequencia correta para o
preenchimento dos parênteses é:
Resposta: C
QUESTÕES DISCURSIVAS
1) Leia o seguinte trecho de O
Cortiço:
O rumor crescia, condensando-s;
o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas,
mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço (...). Sentia-se naquela
fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulhavam
os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir,
a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
Explique o processo de
aproximação do homem com o mundo animal a partir da visão de mundo expressa no
trecho do romance.
Em O cortiço, a congruência entre meio
físico e constituição do homem decorre de sua visão de mundo determinista,
segundo a qual é possível definir os fatores que geram o comportamento humano.
Desse modo, os elementos sociais e naturais da habitação popular terão impacto
decisivo no desenvolvimento físico e
moral dos moradores.
Nesse determinismo, não há espaço
para o exercício
do livre-arbítrio.
2) A figura feminina de
Aurélia, no romance Senhora de José de Alencar, é personagem forte e marcante,
pois, apesar de sua caracterização ainda romantizada, já se diferencia das
típicas heroínas românticas, indicando possivelmente uma transição para o Realismo.
Aponte traços da caracterização de Aurélia que indiquem suas diferenças em
relação às típicas personagens românticas.
Nesse romance os protagonistas mantêm um conflito ao longo da narrativa, revelando uma oposição entre o mundo do amor e o do dinheiro. Com isso, a obra traz marcas da sociedade burguesa brasileira em formação.Com tudo isso, pode-se observar que Aurélia Camargo é uma mulher forte, dominadora, inteligente, bonita, possuidora de grande segurança a respeito das atitudes que quer tomar e não concordava com o fato do interesse pelo dinheiro mover a sociedade. É claro que nem todas as características incontáveis dessa “heroína” foram citadas, mas mostram o perfil dessa mulher especial.Aurélia saem do domínio do olhar romântico do autor. É como se de repente elas tivessem asas e voassem além do contexto social da época em que estão inseridas.
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Nesse romance os protagonistas mantêm um conflito ao longo da narrativa, revelando uma oposição entre o mundo do amor e o do dinheiro. Com isso, a obra traz marcas da sociedade burguesa brasileira em formação.Com tudo isso, pode-se observar que Aurélia Camargo é uma mulher forte, dominadora, inteligente, bonita, possuidora de grande segurança a respeito das atitudes que quer tomar e não concordava com o fato do interesse pelo dinheiro mover a sociedade. É claro que nem todas as características incontáveis dessa “heroína” foram citadas, mas mostram o perfil dessa mulher especial.Aurélia saem do domínio do olhar romântico do autor. É como se de repente elas tivessem asas e voassem além do contexto social da época em que estão inseridas.
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3) Leia o texto abaixo:
“Algum tempo hesitei se devia
abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro
lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo
nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira
é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem
a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e
mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no
cabo: diferença radical entre esse livro e o Pentateuco.
Dito isto, expirei as duas
horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela
chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era
solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por
onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce
que chovia – peneirava – uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante
e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta
engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova – “Vós, que o
conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar
chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a
humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que
cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à
natureza as mais íntimas entranhas, tudo isso é um sublime louvor ao nosso
ilustre finado.”
Observa-se nos textos a
exploração da metalinguagem, ou seja, a proposta de comentar e refletir
criticamente o próprio ato de escrever, transformando a narrativa em
meta literatura. Comente tal procedimento retirando exemplos do fragmento
selecionados que justifique a sua resposta.
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