APANHADÃO: Literatura Brasileira: Poesia
1 ) Sobre o modernismo no Brasil, assinale a alternativa incorreta
a) situa-se numa fase de transgressão e inovação da poesia brasileira
b) Tinhas como objetivo atualizar culturalmente o pais
c) iniciou-se com a semana de arte moderna, em 1922
d) é dividido em três fases
e) reconhece e acolhe as influencias parnasianas e simbolistas
Resposta: E
a) situa-se numa fase de transgressão e inovação da poesia brasileira
b) Tinhas como objetivo atualizar culturalmente o pais
c) iniciou-se com a semana de arte moderna, em 1922
d) é dividido em três fases
e) reconhece e acolhe as influencias parnasianas e simbolistas
Resposta: E
2)Em dois movimentos estéticos, na literatura brasileira, há grande preocupação com o nacionalismo. Em um, evidencia-se a postura nitidamente ufanista, em outro, frequentemente contestatória. São eles, respectivamente:
a) Romantisto e modernismo
b) Parnasianismo e simbolismo
c) Simbolismo e modernismo
d) Barroco e arcadismo
e) Modernismo e romantismo
Resposta: A
a) Romantisto e modernismo
b) Parnasianismo e simbolismo
c) Simbolismo e modernismo
d) Barroco e arcadismo
e) Modernismo e romantismo
Resposta: A
3)Correlacione os períodos literários brasileiros com sua respectiva descrição
1 realismo-naturalismo 2 parnasianismos 3 romantismos
A sequência correta é:
a) 1 2 3
b) 2 1 3
c) 2 3 1
d) 1 3 2
e) 3 1 2
Resposta: E
1 realismo-naturalismo 2 parnasianismos 3 romantismos
A sequência correta é:
a) 1 2 3
b) 2 1 3
c) 2 3 1
d) 1 3 2
e) 3 1 2
Resposta: E
4)A “indesejada das gentes” expressa qual figura de linguagem?
a) Ironia
b) Metafore
c) Antítese
d) Eufemismo
e) Hipérbole
Resposta: D
a) Ironia
b) Metafore
c) Antítese
d) Eufemismo
e) Hipérbole
Resposta: D
5)São estilos da fase colonial da literatura brasileira:
I literatura informativa II romantismo III barroco IV arcadismo V parnasianismo
Assinale a alternativa correta:
a) As opções I, II e III estão corretas
b) As opções II, III e IV estão corretas
c) As opções III, IV e V estão corretas
d) As opções I, III e IV estão corretas
e) As opções I, III e V estão corretas
Resposta: D
I literatura informativa II romantismo III barroco IV arcadismo V parnasianismo
Assinale a alternativa correta:
a) As opções I, II e III estão corretas
b) As opções II, III e IV estão corretas
c) As opções III, IV e V estão corretas
d) As opções I, III e IV estão corretas
e) As opções I, III e V estão corretas
Resposta: D
6) No manifesto pau- brasil,_______satirizou os poetas ______, afirmando: “só não se inventou uma máquina de fazer verso-já havia o poeta¬¬¬_____ “ quem fez a sátira? A que poetas?
a) Oswald de andrade. Poetas parnasianos.
b) Oswald de andrade. Poetas românticos
c) Mario de andrade: poetas românticos
d) Mario de andrade. Poetas parnasianos
e) Oswald de andrade poetas árcades
Resposta: A
a) Oswald de andrade. Poetas parnasianos.
b) Oswald de andrade. Poetas românticos
c) Mario de andrade: poetas românticos
d) Mario de andrade. Poetas parnasianos
e) Oswald de andrade poetas árcades
Resposta: A
7)Sobre a relação Portugal (metrópole) e Brasil (colônia), é possível afirmar que:
I - O brasil foi sujeito da própria cultura, tendo suas racas nativas....II- O brasil passa pelo processo de aculturação indígena III- Os estilos literários nos primeiros ciclos....
a ) Todas as aafirmativas estão corretas
b)Somente as afirmativas I e II
c) Somente as afirmativas I e III
d)Somente as afirmativas II e III
e)Somente a afirmativa III
Resposta: D
I - O brasil foi sujeito da própria cultura, tendo suas racas nativas....II- O brasil passa pelo processo de aculturação indígena III- Os estilos literários nos primeiros ciclos....
a ) Todas as aafirmativas estão corretas
b)Somente as afirmativas I e II
c) Somente as afirmativas I e III
d)Somente as afirmativas II e III
e)Somente a afirmativa III
Resposta: D
8)A impossibilidade de realizar o sonho absoluto do eu, na segunda geração romântica< gera inquietude, desespero, frustação, que levam as vezes ao suicídio, refletindo a evaçao na morte, solução .. para o
a)Culto ao real
b)Nacionalismo
c)Culto ao fantástico
d)Mal do século
e)Indianismo
Resposta: D
a)Culto ao real
b)Nacionalismo
c)Culto ao fantástico
d)Mal do século
e)Indianismo
Resposta: D
9)Leia o poema a seguir, de Olavo Bilac: (VIA LACTEA) assinale a alternativa correta em relação a estética parnasiana brasileira:
a) No soneto, há tracos românticos de olavo bilac e o sujeito poético faz o elogio do sentimento amoroso, o que contrasta com outros textos mais parnasianos do autor
b) O poema utiliza um descritivismo tipicamente parnasiano com objetivismo e desprezo pela arte útil
a) No soneto, há tracos românticos de olavo bilac e o sujeito poético faz o elogio do sentimento amoroso, o que contrasta com outros textos mais parnasianos do autor
b) O poema utiliza um descritivismo tipicamente parnasiano com objetivismo e desprezo pela arte útil
c)Há, no texto, preocupação excessiva com a forma, impassibilidade e arte pela arte, segundo a concepção parnasiana
d) Há, no poema, versos impecáveis, misturando a mitologia clássica com o sentimento amoroso
e) o vocabulário do poema é preciosista, com o emprego de palavras vulgares e um apurado culto a forma.
Resposta: A
Resposta: A
10) Sobre a obra Caramuru, de Santa Rita Durao, podemos afirmar que:
I - O herói do poema é o português Diogo Alvares Correia, aclamado Caramuru
I - O herói do poema é o português Diogo Alvares Correia, aclamado Caramuru
II- Paraguaçu, a heroína dos versos, é caracterizada por sua superioridade sobre as outras índias.
III- O eu lírico dos versos transforma Caramuru e Paraguaçu em asposos castos, como dita a lenda crista.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
a)Somente a afirmativa I
b)Somente a afirmativa II
c)Somente as afirmativas I e II
d)Somente as afirmativas I e III
e)Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta: E
a)Somente a afirmativa I
b)Somente a afirmativa II
c)Somente as afirmativas I e II
d)Somente as afirmativas I e III
e)Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta: E
11)A poesia modernista caracteriza-se, formalmente, pelo predomínio de:
a) Versos regulares, metrificados, sem rima
b) Versos brancos, sem metrificação regular, sem rima
c) Versos livres, sem metrificação regular, sem rima
d) Versos irregulares, com rim, preferência ao soneto
e) Redondilhas maiores e menores, com rima, com estrofes.
Resposta: C
a) Versos regulares, metrificados, sem rima
b) Versos brancos, sem metrificação regular, sem rima
c) Versos livres, sem metrificação regular, sem rima
d) Versos irregulares, com rim, preferência ao soneto
e) Redondilhas maiores e menores, com rima, com estrofes.
Resposta: C
12)Leia o poema a seguir, de Gonçalves Dias e responda a questão proposta (CANÇAO DE EXILIO) o poema se articula em torno de:
a) Uma descrição objetiva da natureza brasileira
b) Uma oposição entre a pátria e o exilio
c) Um apelo a Deus
d) Um papel secundário da natureza
e) Uma busca pelo equilíbrio
Resposta: B
a) Uma descrição objetiva da natureza brasileira
b) Uma oposição entre a pátria e o exilio
c) Um apelo a Deus
d) Um papel secundário da natureza
e) Uma busca pelo equilíbrio
Resposta: B
13)Entre os aspectos dos índios, destacados por seus autores nos textos inaugurais da literatura brasileira, não temos:
a) Boa aparecia física
b) Antropofagia
c) Propriedade particular
d) Suposta ausência de concepção religiosa
e) Sistema de parentesco e casamento
Resposta: C
PARTE 2
Fonte:Passei direto
A)
Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura
didática, catequética (obra dos jesuítas).
2. A literatura de informação corresponde às obras:
2. A literatura de informação corresponde às obras:
C)
de jesuítas, cronistas e viajantes;
3. Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?
A) Observação do índio como um ser disposto à catequização.
B) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical.
C) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes.
D) Composição sob forma de diário de bordo.
E) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições.
5. A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é: B) sobretudo documental;
6. Anchieta só não escreveu:
A) um dicionário ou gramática da língua tupi;
B) sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo;
C) poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi;
D) autos religiosos, à maneira do teatro medieval;
E) cartas, sermões, fragmentos históricos e informações.
7. São características da poesia do Padre José de Anchieta: D) função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente.
8. (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que: C) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
9. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados / nos pajés não crendo mais, / nem suas danças rituais, / nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço)
Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão: A) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.
10. (Univ. Est. de Londr.) – É lícito dizer que a literatura brasileira nasceu marcada: D) pela cultura barroca dos padres jesuítas.
11. (UF Viçosa) – Não houve desenvolvimento literário no Brasil-Colônia porque…
Assinale a incorreta:
A) o isolamento das capitanias e seu desenvolvimento irregular dificultou o contato entre escritores.
B) inexistência, praticante, da vida urbana.
C) Portugal sempre manteve o Brasil afastado das influências culturais de outros países.
D) a imitação estrangeira dificultou a imaginação de nossos escritores.
12. (Cescem) – A literatura brasileira do período colonial, em seus primeiros tempos, teve como preocupação acentuada a catequese do selvagem. É o que se vê revelado: C) no teatro de Anchieta
13. (Fuvest) – Relacione a coluna da esquerda com a da direita.
D) 5, 6, 1, 2, 4, 3
1. Tratado Descritivo do Brasil
2. Meu Cativeiro entre os Índios do Brasil
3. Cartas do Brasil
4. Diário da Navegação
5. História da Província da Santa Cruz
6. Tratado da Terra e da Gente do Gente
(5 ) Pero Magalhães Gândavo
( 6) Fernão Cardim
( 1) Gabriel Soares de Sousa
(2) Hans Staden
( 4) Pero Lopes de Sousa
(3) Manuel da Nóbrega
14. (USP) – Sobre o padre Anchieta podemos dizer que: B) foi o autor de um poema em louvor à Virgem e de um poema de cunho encomiástico, louvando a figura de Mem de Sá.
15. (Fuvest) – Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), após analisar as afirmações que se seguem sobre o Quinhentismo:
A) F, F, V, V, V, F, F
( F ) A literatura de informação ressalta a importância do trabalho com o estilo, com a forma.
( F ) A atitude de Caminha em frente à terra recém-descoberta é de decepção e de repulsa pelo índio.
( V ) A produção informativa do Quinhentismo frente à terra tem maior valor histórico-documental que literário.
( V ) A exaltação ufanista das virtudes da terra prestava-se, também, ao incentivo à imigração e aos investimentos da Europa na Colônia.
( V ) Autores românticos e modernistas valeram-se de sugestões temáticas e formais das crônicas de viagem.
( F ) A literatura dos viajantes é ocorrência exclusiva brasileira, não tendo nenhum similar em nenhuma outra parte do mundo.
( F ) A poesia de Anchieta está presa aos modelos renascentistas e reflete, em seus sonetos, uma transparente influência de Camões.
16. (Cescem) – “Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”. B) que Caminha se empolga pelas coisas da terra.
17. (Cesgranrio) – Assinale com C as afirmações certas e com E as erradas.
C) E, C, C, C, C
( E ) A estrutura social gerada no Brasil durante os primeiros tempos da colonização permitiu um desenvolvimento cultural extraordinariamente rico e fecundo.
( C ) Nos primeiros séculos, os ciclos de ocupação e de exploração formaram ilhas sociais (Bahia, Pernambuco, Minas, Rio de Janeiro, São Paulo), que deram à Colônia a fisionomia de um arquipélago cultural.
( C ) A literatura dos cronistas portugueses interessa como conhecimento das raízes da terra, do índio e do colono português, modernistas como Oswald de Andrade e Mário de Andrade os recuperam para reagir contra a europeização da cultura brasileira.
( C ) Nos dois primeiros séculos do Brasil produziu-se uma literatura documental que se desdobra em duas vertentes: o ufanismo e o realismo. À primeira estão ligados cronistas como Pero Magalhães Gândavo e Gabriel Soares de Sousa; à segunda, vinculam-se os textos escritos pelo Frei Vicente do Salvador e por Antonil, pseudônimo do jesuíta italiano João Antônio Andreoni.
( C ) A poesia de Anchieta se marca pelo lirismo ingênuo, desprovida de qualquer maior fantasia, complexidade ou substância mental.
18. (Santa Casa) – Assinale a incorreta: C) Os primeiros escritos sobre o Brasil pertencem à categoria de literatura, uma vez que notamos neles preocupações estéticas.
1. (FUVEST-SP)
"O último poema
Assim eu quereria o meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação."
(Manuel Bandeira, Libertinagens)
Neste texto, ao indicar as qualidades que deseja para o "último poema", o poeta retoma dois temas centrais de sua poesia. Um deles é a valorização da simplicidade; o outro é: b. a coincidência da morte com o máximo de intensidade vital.
2. (F.CARLOS CHAGAS-SP) Do período literário que se inicia em 1928 ao período imediatamente anterior, podemos dizer que: b. segundo momento do Modernismo abandonou a atitude destruidora, buscando uma recomposição de valores e a configuração de nova ordem estética.
3. (PUC-RS)
"Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas"
A estrofe acima revela um dos tópicos dominantes na poesia de Cecília Meireles, que é a percepção ..... do mundo. Sensorial.
4. (FUVEST-SP)
"Dados biográficos
Mas que dizer do poeta
numa prova escolar?
Que ele é meio pateta
e não sabe rimar?
Que veio de Itabira,
terra longe e ferrosa?
E que seu verso vira,
de vez em quando, prosa?
....................................
Que encontro no caminho
uma pedra e, estacando,
muito riso escarninho
o foi logo cercando?"
Esses "dados biográficos" são do poeta: Carlos Drummond de Andrade.
5. (PUC-RS)
"Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos."
Um dos traços da poesia de Carlos Drummond de Andrade, como demonstram os versos acima, é a ..... entre as estrofes, o que nos oferece uma idéia de fragmentação da realidade. Descontinuidade.
6. (UFRS) Poeta que estreou em 1930, com Alguma poesia, e cuja obra apresenta, por um lado, o cotidiano com o humor nele contido e, por outro, a visão transcendente da realidade diária. Trata-se de: Carlos Drummond de Andrade.
7. (CESESP-PE) Assinalar a série em que todas as obras são de Carlos Drummond de Andrade. Sentimento do mundo; A rosa do povo; Claro enigma.
8. (PUC-RS)
"Não faça versos sobre acontecimentos,
Não há criação nem morte perante a poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático,
Não aquece nem ilumina."
Uma das constantes da obra de Carlos Drummond de Andrade, como se verifica nos versos acima, é: Questionamento da própria poesia.
9. (CESESP-PE)
"Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é o meu coração."
Nessa estrofe, o poeta:
Sugere que a atividade poética não consiste apenas em “fazer rimas”.
10. (UM-SP) É incorreto afirmar sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade que: seu posicionamento individualista o afasta da problemática do homem comum, do dia-a-dia.
11. (PUC-SP) "Confidência do itabirano" faz parte do livro A rosa do povo. Nesta obra verifica-se: uma temática social e política e uma denúncia das dilacerações do mundo.
12. (FATEC-SP) O trecho do poema que faz referência a uma transformação de ordem econômica, contrapondo passado e presente, é: c. "Tive ouro, tive gado, tive fazendas/ Hoje sou funcionário público.
13. (PUC-SP)
"...................
da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite, sangue... não sei.
Por entre objetos confusos,
mal redimidos da noite,
duas cores se procuram,
suavemente se tocam,
amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos aurora."
(Carlos Drummond de Andrade)
Nos fragmentos acima, Carlos Drummond de Andrade constrói, poeticamente, a aurora. O que permite visualizar este momento do dia corresponde: d. ao enlace amoroso de duas cores.
14. (UFOP-MG) Observe o texto abaixo
"Fazendeiros de cana
Minha terra tem palmeiras?
Não. Minha terra tem engenhocas de rapadura e cachaça
e açúcar marrom, tiquinho, para o gasto.
.......................
Tem cana caiana e cana crioula,
cana-pitu, cana rajada, cana-do-governo
e muitas outras canas de garapas,
e bagaço para os porcos em assembléia grunhidora
diante da moenda
movida gravemente pela junta de bois
de sólida tristeza e resignação.
As fazendas misturam dor e consolo
em caldo verde-garrafa
e sessenta mil-réis de imposto fazendeiro."
(Carlos Drummond de Andrade).
Assinale a alternativa incorreta: a. retoma a linguagem do poema romântico, de maneira simétrica e linear, apontando a ideologia nele subjacente.
Carlos Drummond de Andrade, neste poema, valendo-se de uma das linguagens desenvolvidas pelo Modernismo:
15. (FUVEST-SP) O verso "Só se estivesse alienado", que funciona como um refrão no "romance LXXIII ou da inconformada Marília", registra a reação desta personagem do Romanceiro da Inconfidência à informação de que: c. seu primo-irmão, o inconfidente Joaquim Silvério dos Reis, traíra os companheiros de conjura, delatando-os.
16. (ESPM-SP) O soneto, como formato fixo de poesia, teve e tem muitos cultores. Alguns extraordinários. Entre os poetas brasileiros contemporâneos a seguir citados, qual deles se notabilizou nessa modalidade literária? B. Vinícius de Moraes.
17. (FEI-SP)
"Alguns anos vivi em Itabira
Principalmente nasci em Itabira
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro."
(Carlos Drummond de Andrade)
Sobre o autor do texto, é incorreto afirmar:
a.fato de ter nascido em Itabira, Minas Gerais, foi um dos temas recorrentes de sua obra literária.
b. escreveu o mais famoso dos romances modernos de nossa literatura: Vaga música.
c.poeta, contista, ensaísta e cronista, desprezou o nacionalismo folclórico e exótico da geração que o antecedeu, em busca de uma maturidade estética.
d. nas suas poesias [sic], encontram-se a ironia, o humor, a linguagem cotidiana usada em versos livres, próprios da poesia modernista; muitos dos seus sentimentos pessoais são revelados com sensibilidade e leve amargura.
e. seu poema "No meio do caminho" constitui um marco do Movimento Modernista.
18. (UFRS) A década de 30, no Brasil, foi um momento de tomada de consciência da realidade nacional. Na literatura, os mais graves problemas sociais foram retratados objetiva e criticamente por escritores nordestinos; nas artes plásticas, depois das grandes mudanças da década de 20, também a realidade passou a ser tema freqüente. Assinale a alternativa que apresenta um escritor e um pintor, respectivamente, que abordem essa temática: b. Graciliano Ramos e Cândido Portinari.
19. (FMABC-SP) O romance regionalista nordestino enfoca sistematicamente a vida nos engenhos, a seca, o retirante e o cangaço.
Assinale a obra e o autor que estão fora dessa característica. D. A bagaceira, José Américo de Almeida.
20. (UNISINOS-RS) Sem dúvida o maior líder da Semana de Arte Moderna no Brasil foi: b. Mário de Andrade.
21. (CESESP)
"A força poética e o domínio da linguagem o situam entre os grandes ficcionistas, embora se lhe reconheça a rebeldia aos moldes e padrões consagrados pela tradição... relacionada aos gêneros literários" (Proença, M. Cavalcanti.) "Assim, ele mesmo classifica de idílio e rapsódia duas de suas principais obras de ficção. sua importância na moderna literatura e arte nacionais é assim sintetizada: sem...., não a Semana de Arte Moderna, mas o Modernismo não teria sido o que foi. E quem diz Modernismo diz toda a literatura brasileira dos últimos quarenta anos." (Martins, Wilson, 1961).
Assinalar a única alternativa que preenche, adequadamente, o trecho acima: e. Mário de Andrade.
22. (VUNESP) Leia com atenção o texto que vem a seguir:
"A minha pena foi sempre dirigida contra os fracos... Olavo Bilac e Coelho Neto no pleno fastígio de sua glória. O próprio Graça Aranha quando quis se apossar do modernismo. Ataquei o verbalismo de Rui, a italianitá e a futilitá de Carlos Gomes, muito antes do incidente com Toscanini. Em pintura abri o caminho de Tarsila. Bem antes, fora eu o único a responder, na hora, ao assalto desastrado com que Monteiro Lobato encerrou a carreira de Anita Malfatti. fui quem escreveu, contra o ambiente oficial e definitivo, o primeiro artigo sobre Mário de Andrade e o primeiro sobre Portinari. Soube também enfrentar o apogeu do verdismo e o Sr. Plínio Salgado."
No trecho acima, retirado da obra Ponta de Lança, o autor define sua decisiva militância em prol do movimento modernista tanto na fase anterior à Semana de Arte Moderna quanto na fase posterior à eclosão do movimento. Esse autor combativo é: b. Oswald de Andrade.
23. (FCL-BA)
"Não quero mais o amor
Nem mais quero cantar a minha terra.
Me perco neste mundo
Não quero mais o Brasil
Não quero mais geografia
Nem pitoresco."
O texto acima traduz o enfaramento do poeta ....., que desiste de cantar temas. D. moderno - românticos
24. (FUVEST)
"Klaxon sabe que a vida existe. E, aconselhado por Pascal, visa o presente. Klaxon não se preocupará de ser novo, mas de ser atual. Essa é a grande lei da novidade. Klaxon sabe que a humanidade existe, por isso é internacionalista."
Esse texto foi pela primeira vez publicado: d. em uma revista de 1922, que se apresentava como mensário da arte moderna.
25. (PUCCAMP)
"São Paulo! Comoção de minha vida...
Os meus amores são flores feitas de original...
Arlequinal!... Traje de losangos... cinza e ouro...
Luz e bruma... Forno e inverno morno...
Elegâncias sutis sem escândalos, sem ciúmes...
Perfumes de Paris... Arys!
Bofetadas líricas no Trianon... algodoal!...
São Paulo! Comoção de minha vida...
Galicismo a berrar nos desertos da América!"
Na primeira fase do Modernismo brasileiro, que se estende de 1922 a 1930, dá-se a síntese de duas correntes opostas: universalismo e nacionalismo. Assim, podemos dizer, a respeito do texto acima, que: b. a temática é nacionalista, mas realizada numa linguagem inspirada nas propostas das vanguardas européias, especialmente o futurismo.
26. (UF-GO) Em dois movimentos estéticos, na literatura brasileira, há grande preocupação com o nacionalismo. Em um, evidencia-se postura nitidamente ufanística; em outro, freqüentemente contestatória. São eles, respectivamente: b. Romantismo e Modernismo.
27. (FCC)
"Na fase combativa do Modernismo, a prosa não teve o realce da poesia, mas sofreu uma transformação de igual importância."
São exemplos dessa transformação a que se refere o texto acima: d. Memórias Sentimentais de João Miramar e Macunaím.
28. (FUVEST)
"Não permita Deus que eu morra
Sem que volta pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo!"
O uso do poema-paródia, exemplificado na estrofe acima, é uma das características do movimento: e. modernista.
UC-SP) Texto para as questões 29 e 30:
"E foi numa boca-da-noite fria que os manos toparam com a cidade macota de São Paulo esparramada à beira-rio do igarapé Tietê.
A inteligência do herói estava muito perturbada. Acordou com os berros da bicharia lá embaixo nas ruas, disparando entre as malocas temíveis.
Que mundo de bichos!
A inteligência do herói estava muito perturbada. As cunhãs rindo tinham ensinado prá ele que o sagüi-açu não era sagüim não, chamava elevador e era uma máquina. De manhãzinha ensinaram que todos aqueles piados berros cuquiadas sopros roncos esturros não eram nada disso não, eram mas cláxons campainhas apitos buzinas e tudo era máquina. As onças pardas não eram onças pardas, se chamavam fordes, hupmobiles chevrolés dodges marrons e eram máquinas. os tamanduás os boitatás as inajás de curuatás de fumo, em vez eram caminhões bondes autobondes anúncios-luminosos relógios faróis rádios motocicletas telefones gorjetas postes chaminés... Eram máquinas e tudo na cidade era só máquina!"
29. (PUC-SP) Analise a alternativa que apresenta o nome do texto acima e também o nome de outra obra do mesmo autor: d. Macunaíma – Amar, Verbo Intransitivo.
30. (PUC-SP) Nas duas primeiras linhas, tem-se o contato inicial com a cidade. O modo de apresentá-la, e, principalmente, o uso de expressões como "boca-da-noite", "macota" e "igarapé" revelam que: e. narrador, assumindo o modo de ver da personagem, usa sua linguagem.
31. (UC-BA) A proposta: "Queremos exprimir nossa mais livre espontaneidade dentro da mais espontânea liberdade" lembra a poesia: e. modernista.
32. (PUCCAMP) Prefácio Interessantíssimo, dentro do modernismo brasileiro, tornou célebre: d. Mário de Andrade, com o livro Paulicéia Desvairada.
33. (UF-PA) O romance Macunaíma finaliza com seu personagem principal: a. transformando-se em estrela.
34. (FCC) Assinale a alternativa em que se resume a trajetória da poesia de Carlos Drummond de Andrade. c. Nasce irônica e corrosiva; adota posição combativa e socializante ao tempo da Segunda Guerra; desencanta-se e se faz amarga e metafísica; volta-se para a memória autobiográfica e para a crítica da sociedade de consumo.
35. (EU-BA)
"O romancista intuiu admiravelmente a condição sub-humana do caboclo sertanejo, com a sua consciência embotada, a sua inteligência retardada, as suas reações devidas a reflexos condicionados por um sofrimento secular. Desta maneira, ao investigar o sentido de um destino coletivo, ele nos dá realmente a medida do homem telúrico, no seu estado primário, autômata e passivamente indiferente, nivelando-se com animais, árvores e objetos."
O trecho acima trata do escritor ....., mais especificamente de seu romance ..... cujo protagonista é ..... c. Graciliano Ramos - Vidas Secas – Fabiano.
36. (UFSCar) Dois dos maiores escritores brasileiros deste século vieram de Minas Gerais; um destacou-se mais na poesia, apesar de haver escrito também contos e crônicas; outro obteve enorme prestígio com um romance, apesar de haver escrito novelas e contos. São eles: b. Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães rosa.
37. (UC-BA)
"A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância. De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa. Sucedido, desgovernado. Assim eu acho, assim eu conto (...). Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data.
O trecho acima, de Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa, esclarece um dos aspectos do tratamento dado ao tempo nessa obra. Assinale a alternativa em que se explicita esse tratamento. C. A narrativa constrói-se a partir de um tempo reestruturado pela memória, em que os acontecimentos se classificam segundo uma ordem de importância subjetiva.
38. (FMTM)
"Pela primeira vez um autor nacional vai além, nesse campo quase virgem de nossa literatura, da simples aproximação; pela primeira vez um autor penetra até o fundo a complexidade psicológica da alma, alcança em cheio o problema intelectual, vira no avesso, sem piedade nem concessões, uma vida eriçada de recalques".
O juízo crítico acima refere-se ao romance de estréia de Clarice Lispector: b. Perto do Coração Selvagem.
39. (UF-BA)
"Este pequeno mundo do sertão, este mundo original e cheio de contrastes, é para mim o símbolo, diria mesmo o modo de meu universo. Nós, os homens do sertão, somos fabulistas por natureza. Eu trazia sempre os ouvidos atentos, escutava tudo o que podia e comecei a transformar em lenda o ambiente que me rodeava, porque este, em sua essência, era e continua sendo uma lenda."
O depoimento acima é do escritor: d. João Guimarães Rosa
40. (ITA)
"O Engenheiro
A luz, o sol, o ar livre
envolvem o sonho do engenheiro.
O engenheiro sonha coisas claras:
superfícies, tênis, um copo de água.
O lápis, o esquadro, o papel;
o desenho, o projeto, o número;
o engenheiro pensa o mundo justo,
mundo que nenhum véu encobre."
Sempre guiado pela razão, sua poesia jamais é sentimental ou melosa. Criou um estilo seu: estilo seco e despojado de verbalismo. O racionalismo é a marca principal de sua obra.
As estrofes acima são extraídas de um de seus poemas. Seu autor é: c. João Cabral de Melo Neto.
3. Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?
A) Observação do índio como um ser disposto à catequização.
B) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical.
C) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes.
D) Composição sob forma de diário de bordo.
E) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições.
5. A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é: B) sobretudo documental;
6. Anchieta só não escreveu:
A) um dicionário ou gramática da língua tupi;
B) sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo;
C) poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi;
D) autos religiosos, à maneira do teatro medieval;
E) cartas, sermões, fragmentos históricos e informações.
7. São características da poesia do Padre José de Anchieta: D) função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente.
8. (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que: C) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
9. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados / nos pajés não crendo mais, / nem suas danças rituais, / nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço)
Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão: A) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.
10. (Univ. Est. de Londr.) – É lícito dizer que a literatura brasileira nasceu marcada: D) pela cultura barroca dos padres jesuítas.
11. (UF Viçosa) – Não houve desenvolvimento literário no Brasil-Colônia porque…
Assinale a incorreta:
A) o isolamento das capitanias e seu desenvolvimento irregular dificultou o contato entre escritores.
B) inexistência, praticante, da vida urbana.
C) Portugal sempre manteve o Brasil afastado das influências culturais de outros países.
D) a imitação estrangeira dificultou a imaginação de nossos escritores.
12. (Cescem) – A literatura brasileira do período colonial, em seus primeiros tempos, teve como preocupação acentuada a catequese do selvagem. É o que se vê revelado: C) no teatro de Anchieta
13. (Fuvest) – Relacione a coluna da esquerda com a da direita.
D) 5, 6, 1, 2, 4, 3
1. Tratado Descritivo do Brasil
2. Meu Cativeiro entre os Índios do Brasil
3. Cartas do Brasil
4. Diário da Navegação
5. História da Província da Santa Cruz
6. Tratado da Terra e da Gente do Gente
(5 ) Pero Magalhães Gândavo
( 6) Fernão Cardim
( 1) Gabriel Soares de Sousa
(2) Hans Staden
( 4) Pero Lopes de Sousa
(3) Manuel da Nóbrega
14. (USP) – Sobre o padre Anchieta podemos dizer que: B) foi o autor de um poema em louvor à Virgem e de um poema de cunho encomiástico, louvando a figura de Mem de Sá.
15. (Fuvest) – Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), após analisar as afirmações que se seguem sobre o Quinhentismo:
A) F, F, V, V, V, F, F
( F ) A literatura de informação ressalta a importância do trabalho com o estilo, com a forma.
( F ) A atitude de Caminha em frente à terra recém-descoberta é de decepção e de repulsa pelo índio.
( V ) A produção informativa do Quinhentismo frente à terra tem maior valor histórico-documental que literário.
( V ) A exaltação ufanista das virtudes da terra prestava-se, também, ao incentivo à imigração e aos investimentos da Europa na Colônia.
( V ) Autores românticos e modernistas valeram-se de sugestões temáticas e formais das crônicas de viagem.
( F ) A literatura dos viajantes é ocorrência exclusiva brasileira, não tendo nenhum similar em nenhuma outra parte do mundo.
( F ) A poesia de Anchieta está presa aos modelos renascentistas e reflete, em seus sonetos, uma transparente influência de Camões.
16. (Cescem) – “Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”. B) que Caminha se empolga pelas coisas da terra.
17. (Cesgranrio) – Assinale com C as afirmações certas e com E as erradas.
C) E, C, C, C, C
( E ) A estrutura social gerada no Brasil durante os primeiros tempos da colonização permitiu um desenvolvimento cultural extraordinariamente rico e fecundo.
( C ) Nos primeiros séculos, os ciclos de ocupação e de exploração formaram ilhas sociais (Bahia, Pernambuco, Minas, Rio de Janeiro, São Paulo), que deram à Colônia a fisionomia de um arquipélago cultural.
( C ) A literatura dos cronistas portugueses interessa como conhecimento das raízes da terra, do índio e do colono português, modernistas como Oswald de Andrade e Mário de Andrade os recuperam para reagir contra a europeização da cultura brasileira.
( C ) Nos dois primeiros séculos do Brasil produziu-se uma literatura documental que se desdobra em duas vertentes: o ufanismo e o realismo. À primeira estão ligados cronistas como Pero Magalhães Gândavo e Gabriel Soares de Sousa; à segunda, vinculam-se os textos escritos pelo Frei Vicente do Salvador e por Antonil, pseudônimo do jesuíta italiano João Antônio Andreoni.
( C ) A poesia de Anchieta se marca pelo lirismo ingênuo, desprovida de qualquer maior fantasia, complexidade ou substância mental.
18. (Santa Casa) – Assinale a incorreta: C) Os primeiros escritos sobre o Brasil pertencem à categoria de literatura, uma vez que notamos neles preocupações estéticas.
1. (FUVEST-SP)
"O último poema
Assim eu quereria o meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação."
(Manuel Bandeira, Libertinagens)
Neste texto, ao indicar as qualidades que deseja para o "último poema", o poeta retoma dois temas centrais de sua poesia. Um deles é a valorização da simplicidade; o outro é: b. a coincidência da morte com o máximo de intensidade vital.
2. (F.CARLOS CHAGAS-SP) Do período literário que se inicia em 1928 ao período imediatamente anterior, podemos dizer que: b. segundo momento do Modernismo abandonou a atitude destruidora, buscando uma recomposição de valores e a configuração de nova ordem estética.
3. (PUC-RS)
"Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas"
A estrofe acima revela um dos tópicos dominantes na poesia de Cecília Meireles, que é a percepção ..... do mundo. Sensorial.
4. (FUVEST-SP)
"Dados biográficos
Mas que dizer do poeta
numa prova escolar?
Que ele é meio pateta
e não sabe rimar?
Que veio de Itabira,
terra longe e ferrosa?
E que seu verso vira,
de vez em quando, prosa?
....................................
Que encontro no caminho
uma pedra e, estacando,
muito riso escarninho
o foi logo cercando?"
Esses "dados biográficos" são do poeta: Carlos Drummond de Andrade.
5. (PUC-RS)
"Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos."
Um dos traços da poesia de Carlos Drummond de Andrade, como demonstram os versos acima, é a ..... entre as estrofes, o que nos oferece uma idéia de fragmentação da realidade. Descontinuidade.
6. (UFRS) Poeta que estreou em 1930, com Alguma poesia, e cuja obra apresenta, por um lado, o cotidiano com o humor nele contido e, por outro, a visão transcendente da realidade diária. Trata-se de: Carlos Drummond de Andrade.
7. (CESESP-PE) Assinalar a série em que todas as obras são de Carlos Drummond de Andrade. Sentimento do mundo; A rosa do povo; Claro enigma.
8. (PUC-RS)
"Não faça versos sobre acontecimentos,
Não há criação nem morte perante a poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático,
Não aquece nem ilumina."
Uma das constantes da obra de Carlos Drummond de Andrade, como se verifica nos versos acima, é: Questionamento da própria poesia.
9. (CESESP-PE)
"Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é o meu coração."
Nessa estrofe, o poeta:
Sugere que a atividade poética não consiste apenas em “fazer rimas”.
10. (UM-SP) É incorreto afirmar sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade que: seu posicionamento individualista o afasta da problemática do homem comum, do dia-a-dia.
11. (PUC-SP) "Confidência do itabirano" faz parte do livro A rosa do povo. Nesta obra verifica-se: uma temática social e política e uma denúncia das dilacerações do mundo.
12. (FATEC-SP) O trecho do poema que faz referência a uma transformação de ordem econômica, contrapondo passado e presente, é: c. "Tive ouro, tive gado, tive fazendas/ Hoje sou funcionário público.
13. (PUC-SP)
"...................
da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite, sangue... não sei.
Por entre objetos confusos,
mal redimidos da noite,
duas cores se procuram,
suavemente se tocam,
amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos aurora."
(Carlos Drummond de Andrade)
Nos fragmentos acima, Carlos Drummond de Andrade constrói, poeticamente, a aurora. O que permite visualizar este momento do dia corresponde: d. ao enlace amoroso de duas cores.
14. (UFOP-MG) Observe o texto abaixo
"Fazendeiros de cana
Minha terra tem palmeiras?
Não. Minha terra tem engenhocas de rapadura e cachaça
e açúcar marrom, tiquinho, para o gasto.
.......................
Tem cana caiana e cana crioula,
cana-pitu, cana rajada, cana-do-governo
e muitas outras canas de garapas,
e bagaço para os porcos em assembléia grunhidora
diante da moenda
movida gravemente pela junta de bois
de sólida tristeza e resignação.
As fazendas misturam dor e consolo
em caldo verde-garrafa
e sessenta mil-réis de imposto fazendeiro."
(Carlos Drummond de Andrade).
Assinale a alternativa incorreta: a. retoma a linguagem do poema romântico, de maneira simétrica e linear, apontando a ideologia nele subjacente.
Carlos Drummond de Andrade, neste poema, valendo-se de uma das linguagens desenvolvidas pelo Modernismo:
15. (FUVEST-SP) O verso "Só se estivesse alienado", que funciona como um refrão no "romance LXXIII ou da inconformada Marília", registra a reação desta personagem do Romanceiro da Inconfidência à informação de que: c. seu primo-irmão, o inconfidente Joaquim Silvério dos Reis, traíra os companheiros de conjura, delatando-os.
16. (ESPM-SP) O soneto, como formato fixo de poesia, teve e tem muitos cultores. Alguns extraordinários. Entre os poetas brasileiros contemporâneos a seguir citados, qual deles se notabilizou nessa modalidade literária? B. Vinícius de Moraes.
17. (FEI-SP)
"Alguns anos vivi em Itabira
Principalmente nasci em Itabira
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro."
(Carlos Drummond de Andrade)
Sobre o autor do texto, é incorreto afirmar:
a.fato de ter nascido em Itabira, Minas Gerais, foi um dos temas recorrentes de sua obra literária.
b. escreveu o mais famoso dos romances modernos de nossa literatura: Vaga música.
c.poeta, contista, ensaísta e cronista, desprezou o nacionalismo folclórico e exótico da geração que o antecedeu, em busca de uma maturidade estética.
d. nas suas poesias [sic], encontram-se a ironia, o humor, a linguagem cotidiana usada em versos livres, próprios da poesia modernista; muitos dos seus sentimentos pessoais são revelados com sensibilidade e leve amargura.
e. seu poema "No meio do caminho" constitui um marco do Movimento Modernista.
18. (UFRS) A década de 30, no Brasil, foi um momento de tomada de consciência da realidade nacional. Na literatura, os mais graves problemas sociais foram retratados objetiva e criticamente por escritores nordestinos; nas artes plásticas, depois das grandes mudanças da década de 20, também a realidade passou a ser tema freqüente. Assinale a alternativa que apresenta um escritor e um pintor, respectivamente, que abordem essa temática: b. Graciliano Ramos e Cândido Portinari.
19. (FMABC-SP) O romance regionalista nordestino enfoca sistematicamente a vida nos engenhos, a seca, o retirante e o cangaço.
Assinale a obra e o autor que estão fora dessa característica. D. A bagaceira, José Américo de Almeida.
20. (UNISINOS-RS) Sem dúvida o maior líder da Semana de Arte Moderna no Brasil foi: b. Mário de Andrade.
21. (CESESP)
"A força poética e o domínio da linguagem o situam entre os grandes ficcionistas, embora se lhe reconheça a rebeldia aos moldes e padrões consagrados pela tradição... relacionada aos gêneros literários" (Proença, M. Cavalcanti.) "Assim, ele mesmo classifica de idílio e rapsódia duas de suas principais obras de ficção. sua importância na moderna literatura e arte nacionais é assim sintetizada: sem...., não a Semana de Arte Moderna, mas o Modernismo não teria sido o que foi. E quem diz Modernismo diz toda a literatura brasileira dos últimos quarenta anos." (Martins, Wilson, 1961).
Assinalar a única alternativa que preenche, adequadamente, o trecho acima: e. Mário de Andrade.
22. (VUNESP) Leia com atenção o texto que vem a seguir:
"A minha pena foi sempre dirigida contra os fracos... Olavo Bilac e Coelho Neto no pleno fastígio de sua glória. O próprio Graça Aranha quando quis se apossar do modernismo. Ataquei o verbalismo de Rui, a italianitá e a futilitá de Carlos Gomes, muito antes do incidente com Toscanini. Em pintura abri o caminho de Tarsila. Bem antes, fora eu o único a responder, na hora, ao assalto desastrado com que Monteiro Lobato encerrou a carreira de Anita Malfatti. fui quem escreveu, contra o ambiente oficial e definitivo, o primeiro artigo sobre Mário de Andrade e o primeiro sobre Portinari. Soube também enfrentar o apogeu do verdismo e o Sr. Plínio Salgado."
No trecho acima, retirado da obra Ponta de Lança, o autor define sua decisiva militância em prol do movimento modernista tanto na fase anterior à Semana de Arte Moderna quanto na fase posterior à eclosão do movimento. Esse autor combativo é: b. Oswald de Andrade.
23. (FCL-BA)
"Não quero mais o amor
Nem mais quero cantar a minha terra.
Me perco neste mundo
Não quero mais o Brasil
Não quero mais geografia
Nem pitoresco."
O texto acima traduz o enfaramento do poeta ....., que desiste de cantar temas. D. moderno - românticos
24. (FUVEST)
"Klaxon sabe que a vida existe. E, aconselhado por Pascal, visa o presente. Klaxon não se preocupará de ser novo, mas de ser atual. Essa é a grande lei da novidade. Klaxon sabe que a humanidade existe, por isso é internacionalista."
Esse texto foi pela primeira vez publicado: d. em uma revista de 1922, que se apresentava como mensário da arte moderna.
25. (PUCCAMP)
"São Paulo! Comoção de minha vida...
Os meus amores são flores feitas de original...
Arlequinal!... Traje de losangos... cinza e ouro...
Luz e bruma... Forno e inverno morno...
Elegâncias sutis sem escândalos, sem ciúmes...
Perfumes de Paris... Arys!
Bofetadas líricas no Trianon... algodoal!...
São Paulo! Comoção de minha vida...
Galicismo a berrar nos desertos da América!"
Na primeira fase do Modernismo brasileiro, que se estende de 1922 a 1930, dá-se a síntese de duas correntes opostas: universalismo e nacionalismo. Assim, podemos dizer, a respeito do texto acima, que: b. a temática é nacionalista, mas realizada numa linguagem inspirada nas propostas das vanguardas européias, especialmente o futurismo.
26. (UF-GO) Em dois movimentos estéticos, na literatura brasileira, há grande preocupação com o nacionalismo. Em um, evidencia-se postura nitidamente ufanística; em outro, freqüentemente contestatória. São eles, respectivamente: b. Romantismo e Modernismo.
27. (FCC)
"Na fase combativa do Modernismo, a prosa não teve o realce da poesia, mas sofreu uma transformação de igual importância."
São exemplos dessa transformação a que se refere o texto acima: d. Memórias Sentimentais de João Miramar e Macunaím.
28. (FUVEST)
"Não permita Deus que eu morra
Sem que volta pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo!"
O uso do poema-paródia, exemplificado na estrofe acima, é uma das características do movimento: e. modernista.
UC-SP) Texto para as questões 29 e 30:
"E foi numa boca-da-noite fria que os manos toparam com a cidade macota de São Paulo esparramada à beira-rio do igarapé Tietê.
A inteligência do herói estava muito perturbada. Acordou com os berros da bicharia lá embaixo nas ruas, disparando entre as malocas temíveis.
Que mundo de bichos!
A inteligência do herói estava muito perturbada. As cunhãs rindo tinham ensinado prá ele que o sagüi-açu não era sagüim não, chamava elevador e era uma máquina. De manhãzinha ensinaram que todos aqueles piados berros cuquiadas sopros roncos esturros não eram nada disso não, eram mas cláxons campainhas apitos buzinas e tudo era máquina. As onças pardas não eram onças pardas, se chamavam fordes, hupmobiles chevrolés dodges marrons e eram máquinas. os tamanduás os boitatás as inajás de curuatás de fumo, em vez eram caminhões bondes autobondes anúncios-luminosos relógios faróis rádios motocicletas telefones gorjetas postes chaminés... Eram máquinas e tudo na cidade era só máquina!"
29. (PUC-SP) Analise a alternativa que apresenta o nome do texto acima e também o nome de outra obra do mesmo autor: d. Macunaíma – Amar, Verbo Intransitivo.
30. (PUC-SP) Nas duas primeiras linhas, tem-se o contato inicial com a cidade. O modo de apresentá-la, e, principalmente, o uso de expressões como "boca-da-noite", "macota" e "igarapé" revelam que: e. narrador, assumindo o modo de ver da personagem, usa sua linguagem.
31. (UC-BA) A proposta: "Queremos exprimir nossa mais livre espontaneidade dentro da mais espontânea liberdade" lembra a poesia: e. modernista.
32. (PUCCAMP) Prefácio Interessantíssimo, dentro do modernismo brasileiro, tornou célebre: d. Mário de Andrade, com o livro Paulicéia Desvairada.
33. (UF-PA) O romance Macunaíma finaliza com seu personagem principal: a. transformando-se em estrela.
34. (FCC) Assinale a alternativa em que se resume a trajetória da poesia de Carlos Drummond de Andrade. c. Nasce irônica e corrosiva; adota posição combativa e socializante ao tempo da Segunda Guerra; desencanta-se e se faz amarga e metafísica; volta-se para a memória autobiográfica e para a crítica da sociedade de consumo.
35. (EU-BA)
"O romancista intuiu admiravelmente a condição sub-humana do caboclo sertanejo, com a sua consciência embotada, a sua inteligência retardada, as suas reações devidas a reflexos condicionados por um sofrimento secular. Desta maneira, ao investigar o sentido de um destino coletivo, ele nos dá realmente a medida do homem telúrico, no seu estado primário, autômata e passivamente indiferente, nivelando-se com animais, árvores e objetos."
O trecho acima trata do escritor ....., mais especificamente de seu romance ..... cujo protagonista é ..... c. Graciliano Ramos - Vidas Secas – Fabiano.
36. (UFSCar) Dois dos maiores escritores brasileiros deste século vieram de Minas Gerais; um destacou-se mais na poesia, apesar de haver escrito também contos e crônicas; outro obteve enorme prestígio com um romance, apesar de haver escrito novelas e contos. São eles: b. Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães rosa.
37. (UC-BA)
"A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância. De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa. Sucedido, desgovernado. Assim eu acho, assim eu conto (...). Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data.
O trecho acima, de Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa, esclarece um dos aspectos do tratamento dado ao tempo nessa obra. Assinale a alternativa em que se explicita esse tratamento. C. A narrativa constrói-se a partir de um tempo reestruturado pela memória, em que os acontecimentos se classificam segundo uma ordem de importância subjetiva.
38. (FMTM)
"Pela primeira vez um autor nacional vai além, nesse campo quase virgem de nossa literatura, da simples aproximação; pela primeira vez um autor penetra até o fundo a complexidade psicológica da alma, alcança em cheio o problema intelectual, vira no avesso, sem piedade nem concessões, uma vida eriçada de recalques".
O juízo crítico acima refere-se ao romance de estréia de Clarice Lispector: b. Perto do Coração Selvagem.
39. (UF-BA)
"Este pequeno mundo do sertão, este mundo original e cheio de contrastes, é para mim o símbolo, diria mesmo o modo de meu universo. Nós, os homens do sertão, somos fabulistas por natureza. Eu trazia sempre os ouvidos atentos, escutava tudo o que podia e comecei a transformar em lenda o ambiente que me rodeava, porque este, em sua essência, era e continua sendo uma lenda."
O depoimento acima é do escritor: d. João Guimarães Rosa
40. (ITA)
"O Engenheiro
A luz, o sol, o ar livre
envolvem o sonho do engenheiro.
O engenheiro sonha coisas claras:
superfícies, tênis, um copo de água.
O lápis, o esquadro, o papel;
o desenho, o projeto, o número;
o engenheiro pensa o mundo justo,
mundo que nenhum véu encobre."
Sempre guiado pela razão, sua poesia jamais é sentimental ou melosa. Criou um estilo seu: estilo seco e despojado de verbalismo. O racionalismo é a marca principal de sua obra.
As estrofes acima são extraídas de um de seus poemas. Seu autor é: c. João Cabral de Melo Neto.