Use as perguntas como norte para seus estudos!Fonte não verificada.
LETRAS INTEGRADA
1: A maioria das palavras do
espanhol deriva do latim vulgar, mas há também palavras que se originam de
outras línguas. Assim, identifique a alternativa INCORRETA quanto à derivação
de palavras:
A) Apesar da
influência cultural exercida sobre o povo romano, a língua grega não exerceu
influência sobre o latim e, por conseguinte, do espanhol.
B) A língua espanhola sofreu influência da
língua celta.
C) A invasão dos visigodos, no início do século
V d.C., também introduziu palavras germânicas.
D) A conquista dos árabes, por volta de VIII
d.C., trouxe muitas palavras árabes na língua; a maioria delas é facilmente
reconhecida pelo prefixo “al”.
E) A influência dos eclesiásticos franceses do
século XI e dos peregrinos que iam para Santiago de Compostela, na Espanha, fez
que se incorporassem à língua muitas palavras e expressões francesas.
2: Trata-se da língua NÃO
aprendida em casa nem usada nas relações com as instituições do Estado. Tal
definição refere-se à:
A) Língua materna
B) Língua oficial.
C) Segunda língua
D) Língua
estrangeira.
E) Língua internalizada.
3: A teoria da literatura forneceu à Linguística as seguintes
contribuições, EXCETO:
A)
Matéria-prima, uma vez que há um número razoável de línguas que só podem ser
estudadas mediante os registros literários.
B) A
descrição de elementos lingüísticos empregados na arte da retórica.
C) A noção
de modalidade/gênero textual.
D) As explicações de linguagem de denotação e conotação.
E) A
reflexão sobre oralidade e a diversidade linguística.
4: Leia com atenção as afirmativas a seguir:
I- Quando
se aprende uma língua, há necessidade de estudar todas as suas variações para
que o estudante adquira competência e habilidade para ser capaz de utilizar a
variação em diferentes contextos, como ocorre, principalmente, em países de
língua espanhola.
II-
Podemos encontras o galego-português na poesia lírica peninsular em obras de
trovadores como o Cancioneiro da Ajuda, o Cancioneiro da Vaticana e o
Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa, copiados no final do século XIII
e princípio do século XIV.
III- O
português é, hoje, com cerca de 200 milhões de falantes nativos, uma das
maiores línguas do mundo. Entre as língas românicas, o português, depois do
espanhol, é a maior divulgada e ultrapassa o francês em número de falantes.
Assinale a alternativa correta:
A) Apenas
a alternativa I está correta.
B) Apenas
as afirmativas I e II estão corretas.
C) Apenas
as afirmativas I e III estão corretas.
D) Apenas
a afirmativa II está correta.
E) Todas as afirmativas estão corretas.
5: Dionísio da Trácia (170-90 a.C.)
autor da primeira gramática, a Arte gramatical, afirmava que “a gramática é o
conhecimento prático do uso linguístico comum aos poetas e prosadores” e a
dividia em seis partes, a saber: (a) leitura em voz alta (para atenção à
prosódia); (b) explicação das expressões literárias das obras; (c) “preparo de
notas sobre fraseologia e temática”; (d) etimologia; (e) estudos de analogia;
(f) crítica das composições literárias.
Com base nesse início da história da gramática tradicional, consideramos
correto:
A) Não
fazem parte da gramática normativa, hoje, as classes gramaticais apontadas na
primeira gramática.
B)
Tornou-se parte da tradição dessa gramática regra sobre os diversos usos da
língua.
C) As gramáticas posteriores também deram ênfase ao uso da
língua pelos grandes escritores.
D) Apesar
de a prosódia fazer parte da história das gramáticas, apenas uma no Brasil, dá
atenção a esse conteúdo a gramática de Celso Cunha.
E) Costa,
desde o início da história da gramática, a seção de sintaxe, tal como é
verificada na obra de Dionísio.
6: Dos títulos literários a seguir, identifique aquele que NÃO tem influência
da novela picara:
A) O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago.
B)
Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade.
C) A morte
e a morte de Quincas Berro d’Água, de Jorge Amado.
D) O
grande mentecapto, de Fernando Sabino.
E) Bom dia
para os defuntos, de Manuel Scorza.
7: Leia o excerto a seguir,
da obra Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes:
"Num lugar da Mancha, de cujo nome não
quero lembrar-me, vivia, não há muito, um fidalgo, dos de lança em cabido,
adarga antiga, rocim fraco, e galgo corredor(...)
Orçava em idade, o nosso fidalgo, pelos
cinquenta anos. Era rijo de compleição, seco de carnes, enxuto de rosto,
madrugador e amigo da caça.Querem dizer que tinha o sobrenome de Quijada ou
Quesada (que nisto discrepam algum tanto os autores que tratam da matéria).
Ainda que por conjecturas verossímeis se deixa entender que se chamava Quijana.
“Isto, porém pouco faz para a nossa historia; basta que, no que tivermos de
contar, não nos desviemos da verdade nem um til.”
Assinale a alternativa
correta:
A) Considerada a precursora do romance, a obra
de Cervantes lança o heróis pícaro.
B) Inédita e marco da literatura mundial, Dom
Quixote não estabelece diálogo com nenhuma outra obra anterior a ela.
C) A obra Dom Quixote é uma paródia
das novelas de cavalaria.
D) Famosa obra espanhola, Dom Quixote lança o
heróis de cavalaria na Triste Figura de Quixote.
E) A obra Dom Quixote fala de um personagem que,
cansado da sua vida, decidiu publicar histórias de humor sobre cavaleiros
medievais.
8: Leia o trecho a seguir:
-Sua mãe lhe mandou cuecas e goiabada.
-Ótimo.
Mas por que o senhor não me avisou que vinha?
-Quis
fazer uma surpresa.
- E fez
mesmo. Nunca que eu esperava ver o senhor aqui.
-Pois até
parece que esperava. Este apartamento bem-arrumado, livros por toda parte... Eu
pensei que fosse entrar aqui tropeçando em mulheres.
- O que é
isso, pai...
-É, num tapete
de seios e nádegas. Do jeito que está, até parece que você passa o tempo todo
estudando. Aposto que atrás dos livros, tem mulher, hein? Hein?
- Ora,
papai...
Dos mecanismos linguísticos que podiam suscitar o humor, qual deles pode
ser verificado no trecho que você acabou de ler:
A)
Exagero; refere-se a evidenciar, afirmar, exaltar, de maneira ‘ridícula’,
qualquer fato ou pessoa.
B)
Desrespeito às regras conversacionais: refere-se ao texto oral, possível em
diálogos, pois seria o fato de um indivíduo querer tomar a palavras do outro ou
calá-lo por meio de ‘grosseria’, algo que transgrida o que socialmente se
considere ‘educado’ em uma conversa.
C)
Descontinuidade de tópico: refere-se ao desenvolvimento de uma conversa sem
lógica, ou seja, existe um diálogo, mas as respostas são desconexas com as
perguntas e vice-versa.
D)
Mistura de lugares sociais ou posições do sujeito: refere-se ao discurso
individual que caracteriza determinado estereótipo a voz do outro não
recorrente daquela posição, criando assim um contraponto entre o discurso (que
caracteriza determinado sujeito) e o indivíduo (que estaria numa posição
“trocada”).
E)
Parodia: refere-se a ridicularizar ou ‘deturpar’ por meio de caricaturas ou
algo que evidencie marcas existentes no original.
9: Em relação à linguagem pós-modernidade e ao consequente letramento da
linguagem visual, considere as afirmativas a seguir:
I- A
imagem serve como simulacro do mundo real e, se o indivíduo souber interpretar
de modo adequado o discurso verbal, com certeza encontrará o sentido dessas
duas formas de comunicação.
II-
Atualmente, as habilidades textuais devem acompanhar os avanços tecnológicos,
as diferentes linguagens, a fala e a escrita, a comunicação visual e a sonora,
os recursos computacionais.
III- Na
nova configuração textual, a imagem é predominante ou, no mínimo, parte essencial
do texto.
Indique a alternativa correta:
A) Apenas
a afirmativa I é correta.
B) Apenas
a afirmativa II é correta.
C) Apenas
a afirmativa III é correta.
D) Apenas
as afirmativas I e II são corretas.
E) As afirmativas I, II e III são corretas.
10: Considere as assertivas:
I- A
Bíblia é uma grande fonte temática para a literatura ocidental.
II- A
literatura ocidental procura somente a Bíblia como fonte para seus temas.
III- A
Bíblia, por ser considerada sagrada, não é fonte para a literatura ocidental.
Indique a alternativa correta:
A)
Apenas a afirmativa I é correta;
B) apenas
a afirmativa II é correta.
C) Apenas
a afirmativa III é correta.
D) Apenas
as afirmativas I e II são corretas.
E) Apenas
as afirmativas II e III são corretas.
11: O que as obras Harry Potter,
Bíblia e O código da Vinci têm em comum:
A) Tratam
de assuntos religiosos.
B) São
destinadas a públicos infantis.
C) São
fábulas.
D) Foram censuradas pela Igreja Católica.
E) São
histórias fantásticas.
12: Do professor de língua, espera-se que:
A) Articule o próprio conhecimento teórico com a realidade de
ensino.
B) Não
tenha a necessidade de aliar, no ensino, a teoria e a prática.
C) Exclua
prática reflexiva.
D)
Desconsidere a formação profissional.
E) Aja,
sem reflexão, sobre os problemas e a dinâmica gerados por sua ação cotidiana.
13: Leia o poema a seguir:
“Que é o
Poeta?
um homem
que
trabalha o poema
com o suor
do seu rosto.
Um homem
que tem fome
como
qualquer outro
homem.” (Cassiano Ricardo).
Em relação a esse poema, assinale a alternativa incorreta:
A)
O autor busca esclarecer a finalidade do poema para o poeta, ou seja, garantir
sua sobrevivência material.
B) Pode-se
perceber que o poeta é uma pessoa comum que também tem necessidade materiais.
C)
Evidencia-se o conceito de que “arte é um fazer, uma construção”, ou seja, o
poeta trabalha seu texto arduamente.
D) O poeta
é apresentado como alguém que se iguala em humanidade com seus semelhantes.
E)
Evidencia-se que o “fazer poético” não está centrado na inspiração do poeta.
14: Leia o trecho a seguir:
Cabral descobre o caminho das Índias:
Ainda não havia louras, nem
surfistas, nem mulatas, nem biquínis, nas praias douradas desse novo país.
Havia outra raça bronzeada que corria nua pelas matas e florestas e pelo
litoral.
Araras, papagaios, onças, capivaras,
um número sem fim de animais que povoavam as selvas e constelações de pássaros
enfeitavam os céus sem fumaça do novo mundo descoberto, Rios e riachos corriam
límpidos, cristalinos e plenos de peixes. Árvores gigantescas e multidões de
palmeiras formavam o imenso verde da futura bandeira. Era assim o Brasil de
Cabral, já quinhentos aos passados. Como será esse país no futuro, quando for a
vez desses meninos?
Riachos, rios, árvores, palmeiras,
onças e capivaras, araras e papagaios, cajueiros, mangueiras... ainda haverá?
Fonte:
Revista Edição Zero, Fortaleza.
Com base nesse trecho, leia o enunciado e considere as assertivas que
seguem.
A intertextualidade é a relação que ocorre entre dois ou mais textos.
Essa relação pode dar-se em forma de paráfrase (manutenção das idéias) ou de
paródia (refuta das idéias). O corpo do texto é uma paráfrase da Carta de Caminha, pois:
I- Apesar
da leve mudança no estilo, confirma a visão de Caminha sobre a terra
descoberta.
II- Faz
críticas explicitas ao aspecto ufanista da carta.
III-
Mantém o mesmo olhar positivo de Caminha sobre o futuro da terra brasileira.
IV- Embora
escrita no mesmo estilo, critica de modo disfarçado a visão de Caminha sobre a
terra descoberta.
Indique a alternativa correta:
A) Apenas
as afirmativas I, II e III estão corretas.
B) Apenas
as afirmativas I e III estão corretas.
C) Apenas a afirmativa I está correta.
D) apenas
as afirmativas II e IV estão corretas.
E) apenas
as afirmativas III e IV estão corretas.
15: Considere as afirmativas a seguir:
I- Em
relação à origem das línguas, pode-se dizer que, derivada da língua
indo-europeia, das línguas do ramo itálico, temos a língua latina, que, por sua
vez originou o catalão, o francês, o romeno, o italiano, o espanhol e o
português.
II- Dentre
as três línguas – inglesa, portuguesa e espanhola – a língua inglesa tem
formação anterior em relação às outras duas. Ela é resultado dos dialetos dos
povos germânicos jutos, anglos e saxões, que deram início à conquista da
Grã-Bretanha.
III- Em
momentos diferentes da história do Ocidente, uma língua adquire status maior em
relação a outras. Até o início do século XX, a língua latina como clássica era
a língua de prestígio, ensinada as instituições educacionais, usada em cultos
religiosos católicos, presente em textos jurídicos, entre outras situações. A
partir da Segunda Guerra Mundial, esse status mudou, e a língua espanhola passou a ser a língua de
prestigio, universalmente.
Assinale a alternativa correta:
A) Apenas
a afirmativa I está correta.
B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C) Apenas
as afirmativas I e III estão corretas.
D) Apenas
a afirmativa II está correta.
E) Todas
as afirmativas estão corretas.
16: As primeiras gramáticas das línguas vernáculas, principalmente a
espanhola e a portuguesa, são marcadas pelo aspecto político-ideológico. Assim,
qual alternativa é falsa quanto
a essa relação entre gramática e mundo?
A) Ter uma
gramática e um dicionário, no contexto das grandes navegações, significava ter
reconhecido seu estatuto de língua nacional.
B)
Ter gramática significava ter legitimada a formação de uma identidade enquanto
nação independente.
C) O
registro escrito, gramática e dicionário, simbolizava a existência em si da
língua.
D) As
gramáticas foram desenvolvidas para, entre outros fatores, possibilitar que as
língua fossem aprendidas por outros povos.
E) A
serventia das gramáticas era tornar iguais não somente línguas, mas nações.
17: Dado o cartum do famoso Angeli, considere as assertivas que seguem:
I- Existe
relação entre o cartum de Angeli e a obra canônica Dom Quixote, de Cervantes,
em virtude da caracterização dos personagens do cartum, os quais se parecem com
Quixote e seu fiem escudeiro Sancho Pança.
II-
Angeli, nesse cartum, atende fielmente à obra original de Cervantes ao
descrever Quixote e Sancho Pança.
III-
Existe atualização da obra de Cervantes, quando Angeli coloca os personagens
Quixote e Pança na cidade tomada de tecnologia.
Indique a alternativa correta:
A) Todas
as afirmativas estão corretas.
B) Apenas
a afirmativa II está correta.
C) Apenas
as afirmativas I e II estão corretas.
D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
18: Semiosfera é:
A) O texto
verbal.
B) A
cultura presente na nossa sociedade.
C) A
língua em que o texto é criado.
D) A definição do encontro de diferentes culturas em forma de
texto.
E)
Linguagem como o teatro, o cinema, a literatura, entre outras.
19: Qual paradgma da linguística constitui-se de princípios e/ou
modelos, cujo objetivo é permitir representar os processos de tratamento dos
dados textuais?
A)
Estruturalismo.
B)
Gerativo-transformacional.
C) Linguística textual.
D)
Pragmática.
E) Analise
do discurso.
20: Ran é exemplo de tirinha seriada. Leia a seguinte tirinha e responda
qual característica NÃO faz parte dos quadrinhos em tiras de forma geral.
A) O tipo
textual narrativo predomina nas histórias em quadrinhos.
B) Os
personagens podem ser fixos ou não.
C) A
narrativa pode ser feita em um ou mais quadrinhos, conforme o formato do
gênero.
D) O
formato e o suporte constituem elementos que orientam o leitor em como este
perceberá o gênero.
E)
Uso de imagens desenhadas, sem ocorrer uso de fotografia.
21: Leia a letra da marchinha carnavalesca “A história da maçã”:
A história da maçã
É pura fantasia
Maçã igual aquela
O Papai também comia
Eu li num almanaque
Que num dia, de manhã
Adão estava com fome
E comeu a tal maçã
Comeu com casca e tudo
Não deixando nem semente
Depois botou a culpa
Na pobre da serpente.
É pura fantasia
Maçã igual aquela
O Papai também comia
Eu li num almanaque
Que num dia, de manhã
Adão estava com fome
E comeu a tal maçã
Comeu com casca e tudo
Não deixando nem semente
Depois botou a culpa
Na pobre da serpente.
Sobre a letra, o que não pode ser considerado?
A) É um texto cuja estrutura
é marcada pela argumetação.
B) Segundo o
critério conhecimento de mundo, percebemos a manutenção ideológica do episódio
bíblico na letra de música.
C) O texto é marcado pela
intertextualidade, porque faz referência explicita à história bíblica da queda
moral de Adão.
D) O texto é polifônico em
virtude da presença de suas vozes, no mínimo: uma da criança que fala que o
“papai também comia (maçã)” e outra, da
Bíblia, que traz a “história da maçã”.
E) Apesar de a letra da
música fazer referência ao pecado, o contexto da letra não é o mesmo do
episódio bíblico.
22: Gramatização é o fenômeno massivo de gramáticas e dicionários,
ocorrido no século XVI, tal como visualizado na linha temporal a seguir:
Quadro 1- As primeiras gramáticas:
Sobre a gramatização e seu impacto no ensino de línguas, considere as
afirmativas a seguir:
I- Considerar a gramática
normativa sob o ponto de vista da gramatização é reforçar as incoerências e
inadequações dos métodos e conceitos gramaticais.
II- Os estudos sobre a
gramatização levam-nos a ressignificar a gramática, a qual pode ser concebida
como uma tecnologia que, juntamente com o dicionário, constitui a base dos
saberes metalinguísticos de uma língua.
III- A gramatização é um
processo que está estritamente associado ao surgimento da escrita e da imprensa
mas também não pode ser desvinculado do aspecto político-ideológico,
principalmente, à gramatização das línguas românicas.
Assinale a alternativa correta:
A) A) Apenas
a I é verdadeira.
B) Apenas
a II é verdadeira.
C) Apenas
a III é verdadeira.
D) Apenas
a I e II são verdadeiras.
E) Apenas a II e III são verdadeiras.
23: Ao conhecer a história das línguas, por exemplo, inglesa, espanhola
e portuguesa, verificamos que:
A) sua
origem e expansão ocorreram de forma natural nos países de origem e nos países
colonizados.
B) Sua origem e expansão são marcadas pela luta territorial e,
por esse motivo político, foram impostas nos países de origem e nos países
colonizados.
C) O
processo de origem e expansão é marcado por mudanças internas às línguas, sem
influências externas, como a sociedade.
D) Sua
origem e expansão não sofreram qualquer tipo de mudança ou influências.
E) Sua
origem e expansão marcam apenas uma fase de evolução das línguas.
24: Peregrino Jr. Assevera que “o escritor não pode deixar de ser um
espelho do homem. E a obra afinal é filha legítima do homem: herda-lhe
qualidades e defeitos...”.
A crença de que a obra reflete o temperamento do escritor condiz com a
visão
Crítica biográfica, psicológica, determinista etc. Essa visão é rompida
somente na segunda metade do século XX, quando surgem críticas preocupadas com
a obra em si. Indique a alternativa cujo olhar crítico consegue estabelecer uma
ruptura com tais críticas ao analisar a última obra de Machado de Assis:
Memorial de Aires:
A) Aires,
da obra “Memorial de Aires”, de Machado de Assis, é uma personagem
autobiográfica de Machado, e este retratou a esposa Carolina, “seu amor pessoal
já golpeado pela morte” tanto na figura de D. Carmo quanto na de Fidélia: a
primeira seria Carolina jovem, e a outra a dos 35 anos de casamento.
B) As
epígrafes de “Memorial de Aires”, de Machado de Assis, são duas cantigas
trovadorescas, uma de amor e uma de amigo. A cantiga de amor é uma barcarola de
autoria de João Zorro e, nela, o jogral manda arrumar as barcas para navegar em
busca de sua amada. A cantiga de amigo é de autoria do rei D. Diniz e, nela, a
mulher diz que tem um encontro marcado com o amado, situação paradigmática
desse gênero lírico. A epígrafe tem uma ligação direta com o livro e com a
inesquecível D. Carolina (D. Carmo). As barcas novas já estavam no mar, prontas
para a grande viagem da eternidade: nem ele, nem ela iriam faltar ao “preito
que tinham marcado”.
C) Para
entender melhor a última obra de Machado de Assis, é preciso levar ao
conhecimento do leitor acontecimentos da vida de Machado, começando por seu
nascimento e passando por todos os fatos importantes de seu percurso enquanto
escritor e homem.
D) A música no Memorial funciona como um símbolo da conexão
entre os personagens Fidélia e Tristão, fluindo como um índice do retorno da
viúva às emoções da vida.Aliás, o fato de Fidélia ser um nome beethoveniano e
de Tristão ser um nome wagneriano é mais um indício de que a música de fato
simboliza uma ligação entre os dois.
E) Todo
romance é, em última instância, autobiografia. O bom crítico é o que narra as
aventuras de sua alma por meio das obras mestras, como Memorial de Aires, de
Machado de Assis.
25: Sobre as práticas discursivas, o que não pode ser
considerado?
A)
Constituem-se de práticas sociais.
B) Envolvem
condições históricas e sociais de produção, incluindo também as ideológicas.
C) Relacionam-se
necessariamente à transmissão de informação entre dois sujeitos.
D)
Preocupam-se com o efeito de sentidos.
E) O termo
“terra”, por exemplo, tem um sentido, e não outro, de acordo com a posição do
sujeito envolvido.
26: Qual a nacionalidade do herói pícaro?
A)
Inglesa.
B)
Espanhola.
C)
Portuguesa.
D) Romana.
E)
Italiana.
27:Considera-se que foi nos séculos III e II a.C. que se codificou a
chamada gramática tradicional do grego. Com base nessa informação, considere as
afirmativas a seguir:
I- Essas
primeiras gramáticas deram ênfase à língua escrita.
II- As
primeiras gramáticas serviram de proteção ao grego clássico, que devia ser
resguardado de corrupções, surgindo daí a noção de certo x errado.
III- A
organização e a estrutura dessas gramáticas são ascendentes: do elemento menor
(fonologia – morfologia- sintaxe, etc) para o maior.
Indique a alternativa correta:
A) Todas
as afirmativas estão corretas.
B) Apenas
as afirmativas I e III estão corretas.
C) Apenas
a afirmativa II está correta.
D) Apenas
a afirmativa III está correta.
E) Apenas
as afirmativas II e III estão corretas.
28: No período colonial brasileiro, os jesuítas perceberam que não
podiam doutrinar em português nem aceitar confissões. Assim, assumiram várias
situações, EXCETO qual?
A)
Passaram a ter tradutores e estudaram tupinambá.
B)
Traduziram cantigas sacras para o tupinambá.
C) Fizeram
gramáticas da língua tupinambá (José de Anchieta, em 1595, e Pe Luís Figueira,
em 161).
D) José de
Anchieta escreveu poemas em tupinambá.
E) Produziram a primeira gramática da língua portuguesa para
os índios aprenderam a nossa língua.
29: Leia o enunciado e considere as assertivas a seguir.
Quando se trata da língua e da gramática, ou seja, da linguagem e de sua
relação com o poder, conscientizamos que:
I- Os atos
linguísticos são realizados para as pessoas serem respeitadas.
II- As
pessoas, por meio dos atos linguísticos, exercem influência no ambiente em que
vivem.
III- O
poder da palavra consiste na mobilização da autoridade acumulada pelo falante.
Assinale a alternativa correta:
A) Apenas
a I está correta
B) Apenas
a II está correta.
C) Apenas
a III está correta.
D) Apenas
a I e II estão corretas.
E) Todas
estão corretas.
QUESTÕES DISCURSIVAS:
1: Em que sentido o humor é uma espécie de denuncia, forma de se
conservar o equilíbrio social e psicológico, meio de revelar outros modos de
ver o mundo e a realidade que os rodeia e, assim, de desarmar falsas
estabilidades:
2: A “máquina do mundo” é uma
temática recorrente na literatura ocidental por várias razões: formula uma
síntese da cultura da época da obra; reflete a visão cientifica da época da
obra; trata-se de uma máquina ontológica, que proporciona o conhecimento da
vida e do mistério do ser. Duas grandes obras abordaram o episódio “a máquina
do mundo”: A divina comédia, de Dante
Alighieri, e Os lusíadas, de Luis Vaz
de Camões.
Em que medida a Lei do
Universo, cuja disposição dos planetas está configurada abaixo, relaciona-se
com “máquina do mundo” na obra Os
lusíadas, de Camões?
3: Uma cena – em cartum, em pintura, em escultura e outras artes – pode
mostrar a noção de tempo (um antes e um depois), formando uma narrativa.
Comprove a narratividade no cartum a seguir, de Quino:
4: A Linguística Aplicada tem como objetivo a aplicação de princípios,
técnicas e resultados das investigações teóricas sobre as línguas para a
solução de problemas educacionais e socioculturais. Nessa perspectiva,
desenvolva apenas uma das propostas, aliando teoria (da Linguística) com
o objeto de estudo.
Proposta
1- Emprego de gíria. Exemplo: Tá ligado / Partiu/ Demorô/Fura olho/ Parada etc.
Proposta
2- Ordem das palavras na frase. Exemplo: Se rompió La
impresora. / La impresora se rompió etc.
Proposta
3- Referencial das pró-formas. Exemplo: pró-formas
what, who, when, etc.
5: Fugindo da tradição
positivista de fim do século XIX, que analisa a obra literária relacionando-a
com a vida do seu autor, faça uma análise do poema focando na obra e, para tal,
escolha apenas uma das duas críticas literárias:
1- Estética da recepção: uma pesquisa sobre a
recepção da literatura e seus efeitos no leitor. O leitor diante dos vazios do
texto – espaços abertos para a plurissignificação – deve encontrar pontos de
indeterminação para preencher de acordo com seu próprio imaginário.
2- Crítica estruturalista: cada elemento do
texto é visto como uma maneira de ser funcional, determinada pela organização
do conjunto e pelas leis que o regem, ou seja, pela estrutura do texto.
4º motivo da rosa
Não te aflijas com a pétala que voa;
Também é ser, deixar de ser assim.
Rosas verá, só de cinzas franzida,
Mortas, intactas pelo teu jardim.
Eu deixo aroma até nos meus espinhos
Ao longe, o vento vai falando de mim.
E por perder-me é que vão me lembrando
Por desfolhar-me é que não tenho fim.
MERELLES, Cécília. Mar absoluto e outros poemas. Porto Alegre: Globo, 1945, p.129.
6: Dentre os mecanismos
lingüísticos que podem suscitar o humor, elencam-se: exagero, desrespeito às
regras conversacionais, descontinuidade de tópico, mistura de papéis sociais,
paródia. Identifique o mecanismo mobilizado na piada a seguir, com trecho
exemplificado.
“Os Filmes campeões de
Bilheteria entre os informáticos: E tudo o Vírus Levou... Apertem os Cintos, o
Sistema Caiu. Desejo de Formatar 4. O PC de Rosemary. Deletar Nunca, Formatar
Jamais. A Primeira Conexão de Jonathan. Duro de Deletar. Querida, Formatei o
Winchester... A Insustentável Leveza do C. Log para entrar, reze para sair. Se
meu Windows funcionasse... A Mão que Balança o Mouse... A Vida é Tela...”
7: A figura abaixo é uma cópia da xilogravura de Albrecht Durer
(1471-1528), Intitulada “Crucificação”. Como tal obra artística relaciona-se
com o livro “O evangelho segundo Jesus Cristo”, de José de Saramago?
8: No século XVI, com a
massificação da produção de gramáticas e dicionários de línguas como a
espanhola, a inglesa e a portuguesa, entre outras, fez vicejar o processo de
gramatização. Sistematizando o léxico e demais aspectos da língua, a
gramatização relaciona-se ao poder político de
uma nação. Explane, em 10 linhas,
o fundamento políticos das
gramáticas e dicionários das línguas portuguesa, espanhola e inglesa publicados
o século XVI.
9: O leitor da obra poética
de João Cabral de Melo Neto sabe que sua produção constitui-se de trabalho
cuidadoso e muito consciente com a linguagem, sobretudo com a relação entre
linguagem e assunto. Leia o poema a seguir e, nele, analise essa relação.
O engenheiro
A luz, o sol, o ar livre
envolvem o sonho do engenheiro.
O engenheiro sonha coisas claras:
Superfícies, tênis, um copo de água.
O lápis, o esquadro, o papel;
o desenho, o projeto, o número:
o engenheiro pensa o mundo justo,
mundo que nenhum véu encobre.
(Em certas tardes nós subíamos
ao edifício. A cidade diária,
como um jornal que todos liam,
ganhava um pulmão de cimento e vidro).
A água, o vento, a claridade,
de um lado o rio, no alto as nuvens,
situavam na natureza o edifício
crescendo de suas forças simples.
envolvem o sonho do engenheiro.
O engenheiro sonha coisas claras:
Superfícies, tênis, um copo de água.
O lápis, o esquadro, o papel;
o desenho, o projeto, o número:
o engenheiro pensa o mundo justo,
mundo que nenhum véu encobre.
(Em certas tardes nós subíamos
ao edifício. A cidade diária,
como um jornal que todos liam,
ganhava um pulmão de cimento e vidro).
A água, o vento, a claridade,
de um lado o rio, no alto as nuvens,
situavam na natureza o edifício
crescendo de suas forças simples.
10: Semiosfera é o ponto de
encontro entre culturas diferentes em um texto. Observe o anúncio publicitário
seguinte e verifique a existência de outras culturas, sabendo que uma delas é a
própria publicidade (e sua linguagem multimodal). Considere o intertexto com a
literatura e a Bíblia.
“Era uma vez uma garota branca como a neve, que causava muita inveja não
por ter conhecido sete anões, mas vários morenos de 1,80m.”
11: No Brasil, qual é a
língua materna e qual a estrangeira de maior prestígio político-cultural,
respectivamente? Indique, no mínimo, duas influências culturais advindas dessa
língua estrangeira no Brasil.
12: O fragmento a seguir é do
escritor João Guimarães Rosa:
“Veio a seca, maior, até o brejo ameaçava se
estorricar. Experimentaram pedir a Nhinhinha : que quisesse a chuva. — “Mas, não pode, ué...” (...).
Daí a duas manhãs quis: queria o arco-íris.
Choveu. E logo aparecia o arco-da-velha, sobressaído em verde com vermelho –
era mais um vivo cor-de-rosa. Nhinhinha se alegrou, fora do sério, à tarde do
dia coma refrescação. Fez o que nunca lhe vira, pular e correr por casa e
quintal. - !Adivinhou passarinho verde?”
João Guimarães Rosa. Primeiras estórias....
Levando em conta a
inter-relação entre a literatura e outros sistemas culturais, analise o
fragmento acima.
13:
Semiosfera é o ponto de encontro entre linguagens diferentes em um texto.
Observe o anúncio publicitário seguinte e discrimine quais são as linguagens
empregadas, sabendo que uma delas é a da própria publicidade.
14: A intertextualidade é a
articulação entre dois ou mais textos. Essa relação pode dar-se em forma de
paráfrase (manutenção de idéias) ou paródia (refutação das idéias). Explique
por que o corpo do texto da Revista
Edição Zero, citado a seguir, é uma paráfrase da Carta de Caminha.
Cabral descobre o caminho das Índias
Ainda não havia louras, nem surfistas, nem mulatas, nem biquínis, nas
praias douradas desse novo país. Havia outra raça bronzeada que corria nua
pelas matas e florestas e pelo litoral.
Araras, papagaios, onças, capivaras, um número sem fim de animais que
povoavam as selvas e constelações de pássaros enfeitavam os céus sem fumaça do
novo mundo descoberto, Rios e riachos corriam límpidos, cristalinos e plenos de
peixes. Árvores gigantescas e multidões de palmeiras formavam o imenso verde da
futura bandeira. Era assim o Brasil de Cabral, já quinhentos aos passados. Como
será esse país no futuro, quando for a vez desses meninos?
Riachos, rios, árvores, palmeiras, onças e capivaras, araras e
papagaios, cajueiros, mangueiras... ainda haverá?
(Fonte: Revista Edição Zero, Fortaleza).
15: O
poema a seguir, do contemporâneo Roberto Chaim, é mais uma comprovação de que a
literatura ocidental baseia-se na mitologia e na Bíblia. Quais são os indícios
dessa afirmação?
Fui manipulado
Maria sugeria:
Se eu quisesse uma lutadora
Que eu escolhesse a Marta
Uma mulher de Esparta
Querendo uma ternura apenas
Que eu escolhesse Helena
Uma mulher de Atenas
Uma mulher a ser perdoada
Que escolhesse Madalena
Encontrada em toda novena
Querendo uma mulher para a orgia
Tomasse para mim a Lucrécia
Uma mulher da família Bórgia
Para ter alguém que me quisesse tanto
Ditando conselhos em acalanto
Tome a Maria...
que desde sempre por mim ardia
Se eu quisesse uma lutadora
Que eu escolhesse a Marta
Uma mulher de Esparta
Querendo uma ternura apenas
Que eu escolhesse Helena
Uma mulher de Atenas
Uma mulher a ser perdoada
Que escolhesse Madalena
Encontrada em toda novena
Querendo uma mulher para a orgia
Tomasse para mim a Lucrécia
Uma mulher da família Bórgia
Para ter alguém que me quisesse tanto
Ditando conselhos em acalanto
Tome a Maria...
que desde sempre por mim ardia
(Roberto Chaim- Recanto das Letras).
16: Tendo em vista que uma palavra nunca dispõe
de apenas um único sentido, o conteúdo dela pode ser constituído de muitas
predicações, ampliando-se devido a fatores regionais ou grupais que implicam
diferentes visões de mundo de diferentes grupos socioculturais da comunidade
linguística. Assim, as palavras contidas no poema de Manuel Bandeira podem
ganhar várias predicações, alternando-se de acordo com os conhecimentos de
mundo. Analise o léxico e seus possíveis significados no poema:
Poema tirado de uma notícia de jornal:
João Gostoso era carregador de feira livre e
morava no morro
da Babilônia, num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro.
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
da Babilônia, num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro.
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
(Manuel Bandeira)
Observe
no texto que a forma poética (disposição versificada) combina-se a uma breve
narrativa que reduz ao mínimo a informação e os elementos que a caracterizam:
Personagem: João Gostoso;
Tempo: “Uma noite ele chegou. (…) Depois se atirou”;
Ação: “chegou”, “Bebeu”, “Cantou”, “Dançou”, “se atirou” e “morreu”.
Espaço: “morro da Babilônia”, “barracão sem número”, “bar Vinte de Novembro”, “Lagoa Rodrigo de Freitas”.
Tempo: “Uma noite ele chegou. (…) Depois se atirou”;
Ação: “chegou”, “Bebeu”, “Cantou”, “Dançou”, “se atirou” e “morreu”.
Espaço: “morro da Babilônia”, “barracão sem número”, “bar Vinte de Novembro”, “Lagoa Rodrigo de Freitas”.
Desse modo, a referencialidade comum às notícias policiais é
adquirida pelo poético, numa recriação do universo jornalístico pelo literário.
17: No Brasil Colonial, a situação da leitura era completamente
diferente da dos dias de hoje em relação à quantidade, interesses e censura.
Sintetize a situação da leitura no período colonial brasileiro.
18: As primeiras gramáticas das línguas vernáculas, principalmente a
espanhola e portuguesa, são marcadas pelo aspecto político-ideológico de sua
confecção. Por que?
19: Considere o poema a seguir:
Sete anos de pastor Jacob
servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
Mas não servia ao pai, servia a ela,
E a ela só por prémio pretendia.
Os dias, na esperança de um só dia,
Passava, contentando-se com vê-la;
Porém o pai, usando de cautela,
Em lugar de Raquel lhe dava Lia.
Vendo o triste pastor que com enganos
Lhe fora assi negada a sua pastora,
Como se a não tivera merecida;
Começa de servir outros sete anos,
Dizendo: – Mais servira, se não fora
Para tão longo amor tão curta a vida!
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
Mas não servia ao pai, servia a ela,
E a ela só por prémio pretendia.
Os dias, na esperança de um só dia,
Passava, contentando-se com vê-la;
Porém o pai, usando de cautela,
Em lugar de Raquel lhe dava Lia.
Vendo o triste pastor que com enganos
Lhe fora assi negada a sua pastora,
Como se a não tivera merecida;
Começa de servir outros sete anos,
Dizendo: – Mais servira, se não fora
Para tão longo amor tão curta a vida!
Fugindo da tradição
positivista, do fim do século XIX, que analisa a obra literária,
relacionando-se com a vida de seu autor, faça uma análise do poema, focando a
obra e, para tal, escolha uma das críticas literárias:
1 - Estética da recepção: uma pesquisa sobre a
recepção da literatura e seus efeitos no leitor diante dos vazios do texto –
espaços abertos para a plurissignificação – deve encontrar pontos de
indeterminação para preencher de acordo com seu próprio imaginário
2 – Crítica estruturalista: cada elemento do
texto é visto como uma maneira de ser funcional, determinada pela organização
do conjunto e pelas leis que o regem. As funções distinguem-se em emotiva,
referencial, .........