sexta-feira, 1 de junho de 2018

Exercícios Guimarães Rosa- LITERATURA BRASILEIRA: PROSA

em sexta-feira, 1 de junho de 2018

Guimarães Rosa

Exercícios

1. O conjunto de contos de João Guimarães Rosa publicado em 1946 aparece sob o título:
a) Corpo de baile.
b) Sagarana.
c) Primeiras estórias.
d) Estas estórias.
e) Grande sertão: veredas.

2. Fuvest-SP. João Guimarães Rosa, em Sagarana, permite ao leitor observar que:
a) explora o folclórico do sertão.
b) em episódios muitas vezes palpitantes, surpreende a realidade nos mais leves pormenores e trabalha a linguagem com esmero.
c) limita-se ao quadro do regionalismo brasileiro.
d) é muito sutil na apresentação do cotidiano banal do jagunço.
e) é intimista hermético.
As questões referem-se ao seguinte trecho de Guimarães Rosa:
E desse modo ele se doeu no enxergão, muitos meses, porque os ossos tomavam tempo para se ajuntar, e a fratura exposta criara bicheira. Mas os pretos cuidavam muito dele, não arrefecendo na dedicação.
– Se eu pudesse ao menos ter absolvição dos meus pecados!…
Então eles trouxeram, uma noite, muito à escondida, o padre que o confessou e conversou com ele, muito tempo, dando-lhe conselhos que o faziam chorar.
– Mas, será que Deus vai ter pena de mim, com tanta ruindade que fiz, e tendo nas costas tanto pecado mortal?
– Tem, meu filho. Deus mede a espora pela rédea, e não tira o estribo do pé de arrependimento nenhum…
E por aí afora foi, com um sermão comprido, que acabou depondo o doente num desvencido torpor.

3. PUCCamp-SP. O trecho mostrado representa a seguinte possibilidade entre os caminhos da literatura contemporânea:
a) ficção regionalista, em que se reelabora o gênero e se revaloriza um universo cultural localizado.
b) narrativa de cunho jornalístico, em que a linguagem comunicativa retoma e reinterpreta fatos da história recente.
c) ficção de natureza politizante, em que se dramatizam as condições de classes entre os protagonistas.
d) prosa intimista, psicologizante, em que o narrador expõe e analisa os movi­mentos da consciência reflexiva.
e) prosa de experimentação formal, em que a pesquisa linguística torna secun­dária a trama narrativa.

4. PUCCamp-SP. Liga-se a esse trecho de Guimarães Rosa a seguinte afirmação:
a) É um exemplo de crise da fala narrativa, dissolvendo-se a história num estilo indagador e metafísico.
b) Éuma arte marcada pelo grotesco, pela deformação, que coloca em cena tipos humanos refinadamente exóticos.
c) O autor recolheu lendas de interesse folclórico e as reconta de modo docu­mental, isento e objetivo.
d) Um universo rude e um plano místico se cruzam com frequência em sua obra, fundindo-se um no outro.
e) A miséria arrasta as personagens para a desesperança, revelando-se ainda na pobreza de sua expressão verbal.

5. PUCCamp-SP. Sobre “A hora e vez de Augusto Matraga”, é incorreto afirmar:
a) Depois de apanhar até quase morrer, Nhô Augusto passa a viver uma vida de penitências e duros trabalhos, na tentativa de, pelo esforço do corpo, purificar a alma, comportamento típico de mártires e santos.
b) Nhô Augusto volta a sentir a sedução da violência quando se depara com o bando de Seu Joãozinho Bem-Bem, mas resiste, ainda que a duras penas, para não comprometer seu plano de salvação.
c) No duelo final com Seu Joãozinho Bem-Bem, percebe-se como, em determi­nados momentos, as intenções e desejos mais egoístas podem se transformar em instrumentos de redenção do egoísmo e doação de si mesmo: Nhô Au­gusto faz o bem (ao salvar a família do velho da vingança de Seu Joãozinho Bem-Bem) – o que garantiria a salvação de sua alma – por meio da violência destruidora que sempre o fascinou.
d) Os jagunços no conto de Guimarães Rosa são irracionais, arbitrários e praticam a violência única e exclusivamente para satisfazer seus impulsos sanguinários.
e) A transformação de Nhô Augusto depois da surra pode ser interpretada como uma morte para a vida de maldades e um renascimento para a vida devota e contrita. Neste sentido, pode ser compreendida simbolicamente como parte de um rito de passagem, como o batismo cristão.

6. UEL-PR. Assinale a alternativa correta sobre o conto “O burrinho pedrês”:
a) O burrinho era corajoso e ousado.
b) O burrinho era esperto e prudente.
c) O burrinho era teimoso e valente.
d) O burrinho era decidido e ousado.
e) O burrinho era experiente e tranquilo.

7. UEL-PR. Assinale a alternativa correta.
“A hora e vez de Augusto Matraga” é:
a) um romance de José Lins do Rego, de fundo autobiográfico, no qual é narrada a decadência de um engenho de açúcar no século XIX.
b) um conto de Graciliano Ramos em que se narram as aventuras de um buro­crata em busca de afirmação social.
c) um romance de Guimarães Rosa, narrado em primeira pessoa, no qual o narrador-personagem relata a sua vida aventurosa de cangaceiro.
d) um conto de Guimarães Rosa, narrado em terceira pessoa, que relata a queda e a redenção de um fazendeiro. As componentes básicas do mundo sertanejo são a violência e o misticismo. É a união desses dois elementos que permite a redenção de Matraga.

8. UEL-PR. Assinale a alternativa correta:
a) A obra de João Guimarães Rosa Sagarana é uma forma interiorizada de re­presentação ficcional, privilegiada pela vivência psicológica e, pelo fluxo de consciência desencadeado por um acontecimento fictício.
b) É uma obra modernista, que critica e denuncia o preconceito racial e a minoria excluída.
c) A obra não apresenta situações de conflito entre seus personagens.
d) A obra Sagarana é do gênero “conto”. Guimarães Rosa, com esta obra, abriu uma nova perspectiva para o regionalismo, revalorizando a linguagem e a universalização do regional.
e) A obra retrata fielmente o ciclo da cana-de-açúcar.

9. UEL-PR. Assinale a alternativa correta:
a) Augusto Matraga é um fazendeiro valentão, extremamente prepotente, que nunca trabalhou e é decadente nas finanças e na política, desrespeitando a todos, inclusive esposa e filhos.
b) A trajetória de Augusto Matraga é marcada pela bondade, pelo amor ao pró­ximo e pela solidariedade que o acompanha até o fim da vida.
c) A hora e a vez de Augusto Matraga foram consagradas quando ele escapou com vida das mãos do major Consilva.
d) João Guimarães Rosa, em Sagarana, não registra detalhes do sertão nem focaliza o homem com seus fragmentos e valores, deixando transparecer somente a crítica social e de costumes.
e) Dionóra, esposa de Augusto Matraga, suporta sua opressão, submetendo-se a ele como esposa fiel até o fim de sua vida.

10. UEL-PR. Assinale a alternativa correta:
a) Em “O burrinho pedrês”, a temática contempla o fanatismo e a violência numa luta ideológica.
b) Em “Sarapalha”, fala-se do confronto entre jagunços no sertão nordestino.
c) “A hora e vez de Augusto Matraga” tematiza o amor romântico, poético e telúrico.
d) Olema de vida de Augusto Matraga era a frase dita pelo padre: cada um tem a sua hora e a sua vez, você há de ter a sua.
e) Em “Sarapalha”, o humor e a ironia se fazem presentes com muita frequência.

11. UEL-PR. Assinale a alternativa incorreta:
a) Em “Sarapalha”, a epidemia de malária faz o povo tremer e delirar numa fragilidade dolorosa.
b) Os delírios da febre em suas alucinações não afetam primo Ribeiro, que tem o corpo fechado pela negra Ceição.
c) Argemiro, em sua pureza, depois de muito se punir, resolve confessar que também sentira-se atraído por Luísa, mas era um amor platônico, sem um mínimo de manifestação.
d) Primo Ribeiro está derrotado pela doença física e morre de forma lenta, psicolo­gicamente abalado com a partida da esposa, que preferiu um boiadeiro a ele.
e) Argemiro é expulso pelo primo Ribeiro e parte com extremo pesar, pagando caro por sua honestidade e sinceridade.

12. Fuvest-SP
O romance é narrado na primeira pessoa, em monólogo ininterrupto, porRiobaldo, velho fazendeiro do norte de Minas, antigo jagunço, que conta a sua vida e a sua angústia.
A. Candido e J. A. Castello
O autor do romance a que se refere o texto acima é também o de:
a) Chapadão do Bugre.
b) O garimpeiro.
c) Vila dos Confins.
d) Sagarana.
e) O coronel e o lobisomem.

13. Sobre Guimarães Rosa, podemos afirmar que:
a) foi autor regionalista, seguindo a linha do regionalismo romântico.
b) inovou sobretudo nos temas, explorando tipos inéditos.
c) escreveu obra política de contestação à sociedade de consumo.
d) sua obra se revela intimista com raízes surrealistas.
e) inovou sobretudo o aspecto linguístico, revelando trabalho criativo na explo­ração do potencial da língua.

14. (UPF). Nos contos de Sagarana, Guimarães Rosa resgata, principalmente, o imaginário e a cultura:
a) da elite nacional
b) dos proletários urbanos
c) dos povos indígenas
d) dos malandros de subúrbio
e) da gente rústica do interior



GABARITO
1.        B
2.        B
3.        A
4.        D
5.        D
6.        E
7.        D
8.        D
9.        A
10.     D
11.     B
12.     D
13.     E
14.     E

Fonte:Link do site!
TOPO