Guimarães Rosa
Exercícios
1. O conjunto de contos de João Guimarães Rosa publicado em 1946 aparece sob o título:
a) Corpo de baile.
b) Sagarana.
c) Primeiras estórias.
d) Estas estórias.
e) Grande sertão: veredas.
2. Fuvest-SP. João Guimarães Rosa, em Sagarana, permite ao leitor observar que:
a) explora o folclórico do sertão.
b) em episódios muitas vezes palpitantes, surpreende a realidade nos mais leves pormenores e trabalha a linguagem com esmero.
c) limita-se ao quadro do regionalismo brasileiro.
d) é muito sutil na apresentação do cotidiano banal do jagunço.
e) é intimista hermético.
As questões 3 e 4 referem-se ao seguinte trecho de Guimarães Rosa:
E desse modo ele se doeu no enxergão, muitos meses, porque os ossos tomavam tempo para se ajuntar, e a fratura exposta criara bicheira. Mas os pretos cuidavam muito dele, não arrefecendo na dedicação.
– Se eu pudesse ao menos ter absolvição dos meus pecados!…
Então eles trouxeram, uma noite, muito à escondida, o padre que o confessou e conversou com ele, muito tempo, dando-lhe conselhos que o faziam chorar.
– Mas, será que Deus vai ter pena de mim, com tanta ruindade que fiz, e tendo nas costas tanto pecado mortal?
– Tem, meu filho. Deus mede a espora pela rédea, e não tira o estribo do pé de arrependimento nenhum…
E por aí afora foi, com um sermão comprido, que acabou depondo o doente num desvencido torpor.
3. PUCCamp-SP. O trecho mostrado representa a seguinte possibilidade entre os caminhos da literatura contemporânea:
a) ficção regionalista, em que se reelabora o gênero e se revaloriza um universo cultural localizado.
b) narrativa de cunho jornalístico, em que a linguagem comunicativa retoma e reinterpreta fatos da história recente.
c) ficção de natureza politizante, em que se dramatizam as condições de classes entre os protagonistas.
d) prosa intimista, psicologizante, em que o narrador expõe e analisa os movimentos da consciência reflexiva.
e) prosa de experimentação formal, em que a pesquisa linguística torna secundária a trama narrativa.
4. PUCCamp-SP. Liga-se a esse trecho de Guimarães Rosa a seguinte afirmação:
a) É um exemplo de crise da fala narrativa, dissolvendo-se a história num estilo indagador e metafísico.
b) Éuma arte marcada pelo grotesco, pela deformação, que coloca em cena tipos humanos refinadamente exóticos.
c) O autor recolheu lendas de interesse folclórico e as reconta de modo documental, isento e objetivo.
d) Um universo rude e um plano místico se cruzam com frequência em sua obra, fundindo-se um no outro.
e) A miséria arrasta as personagens para a desesperança, revelando-se ainda na pobreza de sua expressão verbal.
5. PUCCamp-SP. Sobre “A hora e vez de Augusto Matraga”, é incorreto afirmar:
a) Depois de apanhar até quase morrer, Nhô Augusto passa a viver uma vida de penitências e duros trabalhos, na tentativa de, pelo esforço do corpo, purificar a alma, comportamento típico de mártires e santos.
b) Nhô Augusto volta a sentir a sedução da violência quando se depara com o bando de Seu Joãozinho Bem-Bem, mas resiste, ainda que a duras penas, para não comprometer seu plano de salvação.
c) No duelo final com Seu Joãozinho Bem-Bem, percebe-se como, em determinados momentos, as intenções e desejos mais egoístas podem se transformar em instrumentos de redenção do egoísmo e doação de si mesmo: Nhô Augusto faz o bem (ao salvar a família do velho da vingança de Seu Joãozinho Bem-Bem) – o que garantiria a salvação de sua alma – por meio da violência destruidora que sempre o fascinou.
d) Os jagunços no conto de Guimarães Rosa são irracionais, arbitrários e praticam a violência única e exclusivamente para satisfazer seus impulsos sanguinários.
e) A transformação de Nhô Augusto depois da surra pode ser interpretada como uma morte para a vida de maldades e um renascimento para a vida devota e contrita. Neste sentido, pode ser compreendida simbolicamente como parte de um rito de passagem, como o batismo cristão.
6. UEL-PR. Assinale a alternativa correta sobre o conto “O burrinho pedrês”:
a) O burrinho era corajoso e ousado.
b) O burrinho era esperto e prudente.
c) O burrinho era teimoso e valente.
d) O burrinho era decidido e ousado.
e) O burrinho era experiente e tranquilo.
7. UEL-PR. Assinale a alternativa correta.
“A hora e vez de Augusto Matraga” é:
a) um romance de José Lins do Rego, de fundo autobiográfico, no qual é narrada a decadência de um engenho de açúcar no século XIX.
b) um conto de Graciliano Ramos em que se narram as aventuras de um burocrata em busca de afirmação social.
c) um romance de Guimarães Rosa, narrado em primeira pessoa, no qual o narrador-personagem relata a sua vida aventurosa de cangaceiro.
d) um conto de Guimarães Rosa, narrado em terceira pessoa, que relata a queda e a redenção de um fazendeiro. As componentes básicas do mundo sertanejo são a violência e o misticismo. É a união desses dois elementos que permite a redenção de Matraga.
8. UEL-PR. Assinale a alternativa correta:
a) A obra de João Guimarães Rosa Sagarana é uma forma interiorizada de representação ficcional, privilegiada pela vivência psicológica e, pelo fluxo de consciência desencadeado por um acontecimento fictício.
b) É uma obra modernista, que critica e denuncia o preconceito racial e a minoria excluída.
c) A obra não apresenta situações de conflito entre seus personagens.
d) A obra Sagarana é do gênero “conto”. Guimarães Rosa, com esta obra, abriu uma nova perspectiva para o regionalismo, revalorizando a linguagem e a universalização do regional.
e) A obra retrata fielmente o ciclo da cana-de-açúcar.
9. UEL-PR. Assinale a alternativa correta:
a) Augusto Matraga é um fazendeiro valentão, extremamente prepotente, que nunca trabalhou e é decadente nas finanças e na política, desrespeitando a todos, inclusive esposa e filhos.
b) A trajetória de Augusto Matraga é marcada pela bondade, pelo amor ao próximo e pela solidariedade que o acompanha até o fim da vida.
c) A hora e a vez de Augusto Matraga foram consagradas quando ele escapou com vida das mãos do major Consilva.
d) João Guimarães Rosa, em Sagarana, não registra detalhes do sertão nem focaliza o homem com seus fragmentos e valores, deixando transparecer somente a crítica social e de costumes.
e) Dionóra, esposa de Augusto Matraga, suporta sua opressão, submetendo-se a ele como esposa fiel até o fim de sua vida.
10. UEL-PR. Assinale a alternativa correta:
a) Em “O burrinho pedrês”, a temática contempla o fanatismo e a violência numa luta ideológica.
b) Em “Sarapalha”, fala-se do confronto entre jagunços no sertão nordestino.
c) “A hora e vez de Augusto Matraga” tematiza o amor romântico, poético e telúrico.
d) Olema de vida de Augusto Matraga era a frase dita pelo padre: cada um tem a sua hora e a sua vez, você há de ter a sua.
e) Em “Sarapalha”, o humor e a ironia se fazem presentes com muita frequência.
11. UEL-PR. Assinale a alternativa incorreta:
a) Em “Sarapalha”, a epidemia de malária faz o povo tremer e delirar numa fragilidade dolorosa.
b) Os delírios da febre em suas alucinações não afetam primo Ribeiro, que tem o corpo fechado pela negra Ceição.
c) Argemiro, em sua pureza, depois de muito se punir, resolve confessar que também sentira-se atraído por Luísa, mas era um amor platônico, sem um mínimo de manifestação.
d) Primo Ribeiro está derrotado pela doença física e morre de forma lenta, psicologicamente abalado com a partida da esposa, que preferiu um boiadeiro a ele.
e) Argemiro é expulso pelo primo Ribeiro e parte com extremo pesar, pagando caro por sua honestidade e sinceridade.
12. Fuvest-SP
O romance é narrado na primeira pessoa, em monólogo ininterrupto, porRiobaldo, velho fazendeiro do norte de Minas, antigo jagunço, que conta a sua vida e a sua angústia.
A. Candido e J. A. Castello
O autor do romance a que se refere o texto acima é também o de:
a) Chapadão do Bugre.
b) O garimpeiro.
c) Vila dos Confins.
d) Sagarana.
e) O coronel e o lobisomem.
13. Sobre Guimarães Rosa, podemos afirmar que:
a) foi autor regionalista, seguindo a linha do regionalismo romântico.
b) inovou sobretudo nos temas, explorando tipos inéditos.
c) escreveu obra política de contestação à sociedade de consumo.
d) sua obra se revela intimista com raízes surrealistas.
e) inovou sobretudo o aspecto linguístico, revelando trabalho criativo na exploração do potencial da língua.
14. (UPF). Nos contos de Sagarana, Guimarães Rosa resgata, principalmente, o imaginário e a cultura:
a) da elite nacional
b) dos proletários urbanos
c) dos povos indígenas
d) dos malandros de subúrbio
e) da gente rústica do interior
GABARITO1. B2. B3. A4. D5. D6. E7. D8. D9. A10. D11. B12. D13. E14. E
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