Naturalismo no Brasil
O Naturalismo no Brasil tem como marco inicial a publicação do romance
"O Mulato" (1881) do maranhense Aluísio de Azevedo.
Características do Naturalismo
- Linguagem coloquial
- Observação da realidade
- Retrato objetivo da sociedade
- Evolucionismo, cientificismo e positivismo
- Descrição de ambientes e personagens
- Problemas humanos e sociais
Autores Brasileiros Naturalistas
Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo (1857-1913)
Considerado o precursor do naturalismo no Brasil, Aluísio de Azevedo foi uma figura multifacetada: jornalista, romancista, contista, cronista, diplomata, desenhista, pintor e caricaturista.
A despeito de apresentar uma obra de caráter notadamente naturalista, alguns estudiosos afirmam que sua produção literária, muitas vezes apresenta características românticas e realistas.
Adolfo Ferreira Caminha (1867-1897)
Um dos principais representantes da literatura naturalista brasileira foi Adolfo Caminha. Publicou sua primeira obra em 1886, intitulada "Voos Incertos".
Sua produção literária é marcada por temas de violência, perversão, homossexualidade, crimes e tragédias.
A obra que merece destaque é "A Normalista" (1893) de cunho regionalista. Além disso, o "Bom Criolo"(1895) foi seu romance ousado por abordar a temática homossexual.
Herculano Marcos Inglês de Sousa (1853-1918)
Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Inglês de Sousa foi um professor, advogado, político, jornalista e escritor brasileiro.
Publicou "O Coronel Sangrado" em 1877. Entretanto, foi em 1891, que Inglês de Souza adquire reconhecimento literário com a publicação da obra "O Missionário", na qual aborda a influência do meio sobre o indivíduo.
Link da Matéria!