1- Cada tirinha do Níquel Naúsea surpreende o leitor
por não empregar determinados termos no sentido conotativo, exceto uma tirinha.
Qual?
R: E – Se meu pai estivesse na Sibéria eu não
estaria estudando. Estudando hein filho? É, geografia !!
2- Em análise sêmica, a alternativa correta é:
R: C- os lexemas poltrona, cadeira e sofá têm os
mesmos semas, exceto o sema material rígido contido apenas em cadeira e o sema
para uma pessoa, no caso do sofá.
3- Leia as sentenças seguintes e assinale a
alternativa que melhor representa a pressuposição.
R: D- Na sentença I, a pressuposição é: A pessoa era
acostumada a ir à Lapa.
4- Para a semântica formal, quando alguém enuncia uma
sentença, nós sabemos em que situações a sentença seria verdadeira. Essa
relação da referência a situações externas à língua sugere que os significados
estão, de alguma forma, ligados ao mundo. Diante dessa concepção, dissemos que
as sentenças seguintes são V (verdadeiras) ou F (falsas) com base no mapa:
R: D- Somente a sentença III é falsa ( Para se
chegar a rua Roma)
5- Verifique na tira o fenômeno semântico ocorrido:
Olá, eu sou o Ran.
R: A: Polissemia, uma vez que a palavra “rede” assume
dois significados no texto:: lugar de descanso e ferramenta virtual.O humor da
tirinha consiste no emprego polissêmico da palavra rede. O leitor tem a fala da
personagem que leva o leitor a entender até o último quadrinho que se trata do
mundo da Informática, mas o visual mostra a peça de descanso.
6- A seguir temos a poesia concreta “poema Bomba”, de
Augusto de Campos. Leia os tópicos e assinale a alternativa correta.
R: Estão corretos os tópicos I e II- Os significantes
b/o/m/b/a , estão dispostos juntamente com p/o/e/m/a, formando uma explosão com
letras, se expandindo a partir de um centro. II-a disposição das letras
produz a impressão de bomba explodindo em estilhaços.
7- Leia o poema do brasileiro Millôr Fernandes e
assinale a questão correta: Poeminha surrealista.
R: C- Destaca-se a comparação entre o
poeta e a madrugada.
8- Na relação entre palavras, a única
alternativa em que não ocorre hiperonímia/hiponímia é:
R: D- Sempre há briga em casa: meu
filho mais velho sempre quer arroz e batatinha, e o mais novo, massa.
9- Assinale o item em que o
pronome relativo QUÊ pode causar ambiguidade:
R: D- Não conheço o pai do menino QUE se acidentou.
10- “A massa é bem violeta, mas depois de assada, ela
fica marrom, só a parte de cima continua um pouco colorida, lá no fundo, bem lá
no fundo, ainda há um pouco de gosto de beterraba, mas dificilmente alguém
adivinhará qual o ingrediente secreto do bolo... O máximo que pode ser dito é
que há algo diferente, pois o chocolate também não aparece muito. Preferi usar
formas de muffins porque fica mais fácil congelar e guardar o bolo, só
polvilhei um pouco de açúcar de confeiteiro para esconder um pouco o tom pink,
mas a Ana Beatris faz sugestões interessantes de cobertura. A beterraba pode
ser substituída pela cenoura sem problemas, a textura da massa é muito boa. (Já
ia me esquecendo, usei farinha de trigo integral)”
R: B- Por meio da expressão “Preferi usar forma
de muffins”
11- Determine a alternativa incorreta:
R: A- A semântica do referente é aquela que
acredita na inserção sócio-histórica das palavras e dos conceitos.
12- Indique a alternativa correta:
R: D- Para a vertente referencialista a
linguagem reflete o mundo objetivo, se considera o sentido literal das
palavras.
13- Indique o trecho em que ocorre paronomásia:
R: B- Jogo ocidental e acidental de palavras.
14- No poema de Adélia Prado, destaca-se: “Um
trem-de-ferro é uma coisa mecânica, mas atravessa a noite, a madrugada, o dia,
atravessou minha vida, virou só sentimento.”
R: C- Polissemia
15-A letra de música é Cuitelinho e sobre ela podemos
afirmar:
R: C: A letra tenta se aproximar da fala regional e
reproduzir graficamente os metaplasmos. Comentário: na letra da música há
metaplasmo, que consiste na alteração fonética da nossa língua. A reprodução
dos metaplasmos é uma forma de representar a fala regional, sem marca de
preconceito. Na verdade, é uma valorização de uma variedade da língua no
Brasil.
16- Assinale a alternativa cuja figura de linguagem
não corresponda à tira de Ran: ( Tomando Sol).
R: A- Metáfora, uma vez que a pintura que
aparece no segundo quadrinho tem relação de sentido de semelhança com o
primeiro quadrinho. Comentário: metáfora consiste na comparação entre dois
seres devido a uma semelhança entre ambos. Na tirinha não ocorre tal comparação
entre a pintura e o cenário do 1º quadrinho, porque este é na verdade a própria
pintura.
17- Assinale a alternativa em que não ocorre a
silepse.
R: C- A maioria dos alunos decidiu por prova escrita.
18- Entre os fragmentos, apenas um não tem
onomatopéia. Identifique-o.
R: E- “E canários cantando e beija-flores beijando
flores e camarões camaronando e caranguejos caranguejando, tudo
que é pequenino e não mordepequeninando e não mordendo.” (Monteiro Lobato)
19-Identifique o recurso predominante referente à
estilística do som no trecho poético: “Olha a bolha d’água no galho! Olha o
orvalho!” (Cecília Meirelles).
R:A- Aliteração.
20-Leia a tirinha e assinale a alternativa incorreta
(Ltrote)-
R: B- A palavra “trote” é polissêmica, ou seja,
adquire dois sentidos na tirinha.
21-Leia os trechos: I - “Toda gente homenageia
Januária na janela.” (Chico Buarque), II - “Vozes veladas, veludosas vozes
Volúpia de violões, vozes veladas.”, III - “Berro pelo aterro pelo desterro.
R: C- I. aliteração; II. aliteração; III. parásionoma.
22- Que trecho tem anacoluto?
R:E- Aquela mina de ouro, ela não ia deixar que
outras espertas botassem a mão.
23- Ao relacionar cada recurso estilístico com os
fragmentos, tem-se: A- aliteração B- anomimação C- homeoluto D- rima.
R: E- a.4; b.2; c.1; d.3.
24- “Falta-lhe o solo aos pés: recua e corre, vacila e
grita, luta e ensanguenta, e rola, e tomba, e se espedaça, e morre.” Nesse
trecho poético de Olavo Bilac, encontramos:
R: B- Polissíndeto.
25- Determine a alternativa incorreta:
R: D: Não cabe à semântica analisar como certa
comunidade linguística reflete sua mentalidade no idioma correspondente;
26- Indique a alternativa correta quanto à
predominância de estilo no trecho:
“Chia a lebre, grasna o pato,.
R: Resposta: e) Onomatopéia
27- Indique a alternativa incorreta:
R: D- A metáfora se caracteriza pela
contiguidade e a metonímia, por semelhança entre os termos;
28- Indique a alternativa correta:
R: D: Um dos aspectos que podem ser descritos
pela estilística da enunciação é a objetividade x subjetividade .
29- Conforme Levinson (2007) há várias definições de
Pragmática, mas a maioria delas é incompleta, confusa ou insuficiente. Diante
dessa dificuldade em definir esse campo de estudo, o autor considera uma
definição como a mais apropriada. Qual é?
R: C- A pragmática é o estudo do papel que o contexto
desempenha no significado, abrangendo estudos como a dêixis (ou parte dela),
implicatura, pressuposição, atos de fala e aspectos sociais da estrutura do
discurso.
30-Conforme Levinson (2007), os problemas arrolados a
seguir dizem respeito a qual definição de Pragmática? Alguns problemas com essa
definição:
R: D: A pragmática é o estudo de todos os aspectos do
significado não abrangidos numa teoria semântica.
31- Conforme a Pragmática, certos fenômenos
linguísticos em situações de uso transformam, deslocam, movimentam os sentidos,
promovendo polissemia na linguagem o que altera completamente o pressuposto
lógico-formalista de que para cada referência deve haver apenas um sentido.
Isso pode ser exemplificado com os seguintes funcionamentos da linguagem,
exceto em:
R: E- Afirmações: “O tempo está bom, não vai chover”.
32- Conforme esquematiza Levinson (2007), há variadas
relações de inferências nas enunciações. Alguns desses tipos especiais de
enunciação são objeto de investigação de algumas áreas em específico da
semântica formal e da pragmática. Veja com atenção os fenômenos linguísticos
exemplificados com enunciados a seguir e marque a alternativa correta que
aponta se são objetos de estudo de uma ou de outra área:
R: A- 1 e 2 – Semântica; 3, 4 e 5 – Pragmática.
33- Considerando o enunciado “você tem horas?”, é
possível concluir dentro de uma situação de uso cotidiana (em que uma pessoa
faz tal pergunta a outra, na rua, por exemplo), que tal enunciado não
signifique que a pessoa que perguntou queira saber se a outra pessoa possui um
relógio, mas está interessada sim em saber que horas são. Ou seja, a resposta
da outra pessoa não seria adequada se fosse simplesmente “tenho”. Tal reflexão
coloca em oposição o tratamento do sentido, da informação entre os campos teóricos
da:
R: B- Pragmática e semântica formal.
34- Levinson (2007) aponta algumas definições para a
Pragmática e destaca os seus pontos fortes e fracos. Veja o problema que certa
definição de Pragmática apresenta e marque a alternativa que identifica a
definição a que se refere esse problema. “Mas tal definição ou escopo deixaria
de distinguir a pragmática linguística de diversas outras disciplinas
interessadas num mesmo enfoque sobre o funcionamento da linguagem, incluindo a
psicolinguística e a sociolinguística. Além disso, poder-se-ia admitir que
adotar uma definição desse tipo é confundir os motivos para o estudo da
pragmática com os objetivos ou o modelo geral de uma teoria.”
R: A- A pragmática é o estudo da linguagem de uma
perspectiva funcional.
35- O significado de uma expressão é a soma da
semântica, sentença e sua complementaridade na pragmática, o enunciado. A
semântica trata do significado da sentença e a pragmática trata do significado
do enunciado. Sobre os conceitos dessas duas teorias, correlacione a primeira
coluna com a segunda.
R: A- 1-E; 2-D; 3-C; 4-B; 5-A.
36-Observe os enunciados e em seguida marque a
alternativa, cuja definição de Pragmática melhor os abrange/estuda.
R: E- A pragmática é o estudo dos princípios que
explicam porque certo grupo de sentenças corresponde a elocuções anômalas ou
não
possíveis.
37- Sobre a distinção entre a pragmática e a semântica
formal, é correto afirmar que: I - A semântica é o estudo do significado da
língua e seus códigos, retirados (separados) do contexto ou da situação
empírica de uso. II - A semântica formal está vinculada ao estudo do valor de
verdade das sentenças (proposições lógicas). III - A pragmática está associada
ao estudo do significado da linguagem, inserido em contextos de uso
específicos, considerando as suas condições de produção. IV - A pragmática se
ocupa de descrever os aspectos sistemáticos do significado, considerando seu
caráter objetivo e correlacionando linguagem e mundo. .
R D- Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
38-Stephen Levinson faz uma apresentação do campo da
pragmática linguística, oriunda dos estudos do signo (semiótica), a partir das
contribuições de C. Morris que promove uma divisão da pragmática em várias
possibilidades de estudo: dessa divisão da área, Levinson identifica-se com uma
abordagem em específico. Qual é essa abordagem dentre as alternativas a seguir?
R:C- A acepção linguística e filosófica
(anglo-americana) que observa que todos os parâmetros pragmáticos referem-se
aos usuários da língua, desde que tais parâmetros devam ser tomados como
verdadeiros pelos usuários.
39-Diante das várias concepções de Pragmática, a
definição mais apropriada é?
R:C- É o estudo do papel que o contexto desempenha no
significado.
40-Identifique a alternativa falsa.
R: D- Pragmática considera a língua isolada de sua
produção social.
41- Qual alternativa apresenta enunciado que pode ser
apontado como performativo na Teoria dos Atos de Fala?
R: E- Todas as alternativas anteriores trazem
enunciados performativos.
42-Uma das teorias que mais influenciou a constituição
do Pragmatismo americano foi a teoria semiótica de Charles S. Peirce que
destacava a tríade pragmática. Quais são os elementos dessa tríade?
R: A- signo, objeto, interpretante.