terça-feira, 15 de maio de 2018

Questões de Morfossintaxe

em terça-feira, 15 de maio de 2018



Questões de Morfossintaxe

Essas questões não vieram de fonte segura.Use-as apenas,como norte para seus estudos.

  • A sigla NGB significa:Norma Gramatical Brasileira.
  • Morfologia seria o estudo das: formas, estruturas e classificação de palavras.
  • SP, SN e SV significam Sintagmas:Posicionado, Nominal e Verbal.
  • Saussure é responsável pela:Linguística Estruturalista.
  • As orações relativas (adjetivas) podem ser: restritivas e apositivas.
  • Das afirmações a seguir, qual delas não faz parte das orações coordenadas? Optativa.
  • O período composto seria a : combinação de duas ou mais orações.
  • Quais são os tipos obrigatórios numa sentença? Declarativo, interrogativo, imperativo e exclamativo
  • (UEPG-PR) Só em um caso a oração é sem sujeito. Identifique-a: “Choveu intensamente nesse fim de semana.”
  • Em “Ele lê Machado de Assis” há: metonímia.
  • Títulos de livros, comumente, são formados por um SN.
  • Observe os exemplos a seguir:
         I - Antes que murchem as flores,
           de Adilson Oliveira.
        II - Iracema, de José de Alencar.
        III - Não verás país nenhum,
          de Ignácio de Loyola Brandão.
         IV - É duro ser cabra na etiópia,
         de Maitê Proença.
         V - A altura e a largura do nada,
         de Ignácio de Loyola Brandão.
         Dos títulos apresentados, são SNs apenas:I, II e III.

  • “Anoitecia silenciosamente.” Nesta oração temos:sujeito indeterminado.
  • Assinale a alternativa incorreta em relação às classes de palavras:As conjunções ligam orações.
  • Assinale a alternativa que apresenta a função sintática dos termos “ao negócio”:“Ele é contrário ao negócio.” Complemento nominal.
  • Assinale a alternativa que apresenta uma oração com um advérbio:“Chegamos ontem.”
  • Assinale a alternativa que apresente termos acessórios da oração: Adjunto adnominal e adjunto adverbial.
  • Assinale a alternativa que não apresenta nenhum adjetivo:
a.“Chegaram os meninos e as meninas.”
c.“Os meninos chegaram apressados.”
d.“Os meninos e as meninas estão atrasados.”
e.“Os meninos estão cansados.”

  • Observe a oração a seguir: “Ensinamos técnicas agrícolas aos camponeses”.
  • Os termos “técnicas agrícolas” têm a função sintática de:
a.sujeito.
b.complemento nominal.
c.objeto direto.
d.objeto indireto.
e.vocativo.

  • Os termos “da menina” no enunciado “Nós gostamos da menina” podem ser classificados sintaticamente como:
a.sujeito.
b.predicativo do sujeito.
c.objeto direto.
d.objeto indireto.
e.vocativo.


  • Os termos “de você” no enunciado “Seu filho é muito dependente de você” exercem a função sintática de:
a.adjunto adnominal.

b.adjunto adverbial.

c.complemento nominal.

d.sujeito.

e.predicativo do sujeito.


  • _________________ é o ramo da linguística que estuda os processos generativos ou
combinatórios das frases das línguas naturais, tendo em vista a especificação de sua
estrutura interna e funcionamento. A palavra adequada para completar a lacuna é:
Resposta Selecionada:
a.semântica.

b.morfologia.

c.fonologia.

d.sintaxe.

e.adjetivo.


  • Assinale a alternativa em que o pronome “-se” pode ser considerado índice de
indeterminação do sujeito:

a.“O professor explicou tão bem a matéria, que o aluno sentiu-se
calmo durante as provas.”

b.“Todos os candidatos saíram-se muito bem no concurso do Estado.”
c.“Com as enchentes na cidade, todas as casas da periferia se
alagaram.”

d.Neste restaurante, apesar de caro, come-se muito bem.”

e.“Promoveram-se grandes festas, apesar da derrota do time da
cidade.”

Feedback da resposta:
Resposta: D
Comentário: a partícula “-se” é um índice de indeterminação do sujeito
desde que esteja sempre agregada ao verbo, conjugado na 3a pessoa do
singular. Isso faz com que o sujeito seja indeterminado. Para verificar se
a indeterminação ocorre de fato, basta colocar a frase em voz passiva
analítica e comprovar se é impossível: “Come-se muito bem.” Muito bem
come...? Quem come?


  • Aponte a alternativa correta em relação à oração sem sujeito:
a.“Disseram a verdade sobre a morte de sua mãe.”

b“Já houve guerras no Brasil.”

c.“Existiam muitas pessoas naquela festa.”

d.“Chegaram ao Brasil os reis da Suécia e da Dinamarca.”
e.“Os marinheiros desembarcaram no Rio de Janeiro depois da missão
cumprida.”

Feedback
da
resposta:
Resposta: B
Comentário: a oração sem sujeito é formada apenas pelo predicado e
articula-se a partir de um verbo impessoal. O conteúdo verbal não é atribuído
a nenhum ser, a mensagem centra-se no processo verbal. Os casos mais
comuns de orações sem sujeito na língua portuguesa ocorrem com: a)
verbos que exprimem fenômenos da natureza –
nevar, chover, ventar, gear, trovejar, relampejar, amanhecer, anoitecer etc.;
ou b) verbos ser, estar, fazer e haver, quando usados para indicar uma ideia
de tempo ou fenômenos meteorológicos.

Pergunta 3


  • Assinale a alternativa em que a palavra grifada deva ser classificada como
advérbio:
 a.“A mulher aparentava-se muito bonita, mas ninguém a
observava.”
b.“O jogador parecia rápido, mas não conseguia marcar gol.”
c.“Arrependi-me muito de ter adquirido este velho instrumento
musical.”
d.“O pianista sempre tocava muito rápido nos concertos noturnos.”
e.“Desolado, minha mãe me acariciava todas as noites.”

Feedback da resposta:
Resposta: D
Comentário: conforme dito, o sintagma adverbial (SAdv) é formado por
advérbio ou pela concatenação de dois ou mais advérbios que se
relacionam dois a dois opcionalmente por sintagma conectivo. Aqui, o
termo “rápido” indica o modo que o pianista tocava. Desta forma, temos
apenas uma informação extra, embora desnecessária do ponto de vista
sintático.

Pergunta 4

Assinale a alternativa em que há sujeito indeterminado:
Resposta
Selecionada: a.

“Naquela época, não se podia discordar do governo.”

Respostas:
a.
“Naquela época, não se podia discordar do governo.”

b.
“Os vândalos vieram à noite e picharam a parede da escola.”

c.
“Na escola, todos a admiravam e pediam autógrafos a ela.”
d.

“Maria era uma pessoa infeliz, mas os amigos não se conformavam
com a situação dela.”
e.
“Todas as irregularidades foram apontadas na CPI, mas ninguém fez
nada e ninguém foi preso.”

Feedback
da
resposta:
Resposta: A
Comentário: sujeito indeterminado é aquele que, embora existindo, não
se pode determinar nem pelo contexto, nem pela terminação do verbo.
Aqui, não há a definição de quem ou o que discordou do governo,
enquanto que nas demais sentenças o sujeito está implícito ou
devidamente enunciado.

Pergunta 5

Na oração “Na entrada do circo, um leão de madeira encantava as crianças e
os adultos”. Os termos grifados fazem parte de:
Resposta Selecionada:
a.
sintagma adverbial (SAdv).

Respostas:

a.
sintagma adverbial (SAdv).

b.
sintagma verbal (SV).

c.
sintagma verbo-nominal (SVN).

d.
sintagma nominal (SN).

e.
nenhuma das anteriores.

Feedback
da
resposta:
Resposta: A
Comentário: o sintagma adverbial (SAdv) é formado por advérbio ou
pela concatenação de dois ou mais advérbios que se relacionam dois a
dois opcionalmente por sintagma conectivo. Na expressão “Na entrada do
circo”, temos a indicação do lugar que o evento ocorreu, ou seja, onde
um “leão de madeira encantava as crianças e os adultos”. Desta forma,
temos apenas uma informação extra, embora desnecessária do ponto de
vista sintático.

Pergunta 6

Na oração “Os três homens caminhavam sem pressa, no leito da avenida”, os
termos grifados são:
Resposta Selecionada:
c.
sujeito da oração.

a.
objeto direto.

b.
predicativo de sujeito.

c.
sujeito da oração.

d.
objeto indireto.

e.
complemento nominal.

Feedback
da
resposta:

Resposta: C
Comentário: ao questionar para o verbo “afinal, quem caminhavam?”, é
possível notar que o termo “os três homens” preenche e responde tal
pergunta.

Pergunta 7

Nos versos iniciais do Hino Nacional brasileiro, “Ouviram do Ipiranga as
margens plácidas/De um povo heroico o brado retumbante”, o sujeito da
oração é:
Resposta Selecionada:
b.
As margens plácidas.

Respostas:

a.
Ipiranga.

b.
As margens plácidas.

c.
Um povo heroico.

d.
O brado retumbante.

e.
Ouviram do Ipiranga.

Feedback
da
resposta:
Resposta: B
Comentário: ao questionar para o verbo “afinal, quem ouviram?”, é
possível notar que o termo “as margens plácidas” preenche e responde
tal pergunta.

Pergunta 8

Um menino de cor e descalço veio com uma vela, que acendeu ao lado do cadáver.
Parecia morto há muitos anos, quase o retrato de um morto desbotado pela chuva.
Fecharam-se uma a uma as janelas e, três horas depois, lá estava Dario à espera do
rabecão. A cabeça agora na pedra, sem o paletó, e o dedo sem a aliança. A vela
tinha queimado até a metade e apagou-se às primeiras gotas da chuva, que voltava
a cair.
Texto extraído do livro Vinte contos menores, Editora Record – Rio de Janeiro, 1979,
p. 20.
O sintagma “quase o retrato de um morto desbotado pela chuva” é autônomo e
está retomando o modificador “morto” do sintagma anterior, explicando-o. Por
isso, esse termo tem, na oração em que se encontra, a função sintática de:
Resposta Selecionada:
e.
aposto.

Respostas:

a.
adjunto adnominal.

b.
adjunto adverbial.

c.
vocativo.

d.
sujeito.

e.
aposto.

Feedback
da
resposta:
Resposta: E
Comentário: aposto é o nome que se dá às palavras que cumprem a
função de explicar, esclarecer ou resumir outro termo da oração, sem
ocupar uma função sintática. Desta forma, temos apenas uma informação
extra, embora desnecessária do ponto de vista sintático.

Pergunta 9

Um menino de cor e descalço veio com uma vela, que acendeu ao lado do cadáver.
Parecia morto há muitos anos, quase o retrato de um morto desbotado pela chuva.
Fecharam-se uma a uma as janelas e, três horas depois, lá estava Dario à espera do
rabecão. A cabeça agora na pedra, sem o paletó, e o dedo sem a aliança. A vela
tinha queimado até a metade e apagou-se às primeiras gotas da chuva, que voltava
a cair.
Texto extraído do livro Vinte contos menores, Editora Record – Rio de Janeiro, 1979,
p. 20.
Em “(...) e, três horas depois, lá estava Dario à espera do rabecão”, com
relação ao sujeito, é correto afirmar:
Resposta Selecionada:
e.
sujeito simples = Dario.

Respostas:

a.
sujeito simples = três horas.

b.
sujeito simples = espera.

c.
sujeito simples = rabecão.

d.
sujeito indeterminado.

e.
sujeito simples = Dario.


Feedback
da
resposta:
Resposta: E
Comentário: sujeito simples é aquele que tem apenas um núcleo
representativo. Aumentar o número de características a ele atribuídas
não o torna composto, mas o verbo conjugado concorda com o sujeito,
seja ele anteposto ou posposto.

Pergunta 10

Um menino de cor e descalço veio com uma vela, que acendeu ao lado do cadáver.
Parecia morto há muitos anos, quase o retrato de um morto desbotado pela chuva.
Fecharam-se uma a uma as janelas e, três horas depois, lá estava Dario à espera do
rabecão. A cabeça agora na pedra, sem o paletó, e o dedo sem a aliança. A vela
tinha queimado até a metade e apagou-se às primeiras gotas da chuva, que voltava
a cair.
Texto extraído do livro Vinte contos menores, Editora Record – Rio de Janeiro, 1979,
p. 20.

Em “Fecharam-se uma a uma as janelas (...)”, quanto ao sujeito:
Resposta Selecionada:
c.
é simples = as janelas.

Respostas:

a.
é indeterminado.

b.
é inexistente.

c.
é simples = as janelas.

d.
é composto = as janelas.

e.
é oculto (elas).

Feedback
da
resposta:
Resposta: C
Comentário: ao questionar para o verbo “afinal, quem fecharam?”, é
possível notar que o termo “janelas” preenche e responde tal pergunta.
Assim, conforme dito, o sujeito simples é aquele que tem apenas um
núcleo representativo. Aumentar o número de características a ele
atribuídas não o torna composto, mas o verbo conjugado concorda com o
sujeito, seja ele anteposto ou posposto.


Assinale a alternativa que apresenta um verbo auxiliar:
Resposta Selecionada:
a.
Estar.
Respostas:
a.
Estar.
b.
Ler.
c.
Sair.
d.
Saber.
e.
Cantar.
Feedback
da resposta:
Resposta: A
Comentário: os verbos auxiliares são aqueles que auxiliam a conjugação de outro verbo, chamado principal, e são
expressos numa das formas nominais. Os verbos auxiliares são: ser, estar, ter, haver.

Pergunta 2
Assinale a alternativa incorreta em relação aos verbos:
Resposta Selecionada:
e.
“Cantar” é um verbo irregular.
Respostas:
a.
“Haver” é um verbo auxiliar.
b.
Há verbos com dois particípios.
c.
“Ser” é um verbo anômalo.
d.
“Chover” é um verbo defectivo.
e.
“Cantar” é um verbo irregular.
Feedback
da resposta:
Resposta: E
Comentário: “cantar” é um verbo regular. Os verbos regulares mantêm o radical inalterado durante a conjugação e
suas desinências são idênticas às do verbo paradigma, que é o modelo da conjugação.

Pergunta 3
Assinale a alternativa que não se relaciona à estrutura do verbo:
Resposta Selecionada:
d.
Conjunção.
Respostas:
a.
Radical.
b.
Vogal temática.
c.
Desinência de número.
d.
Conjunção.
e.
Desinência de pessoa.
Feedback
da
resposta:
Resposta: D
Comentário: o verbo estrutura-se pelo radical, que é a estrutura significativa; pela vogal temática, a qual classifica o
verbo enquanto verbo, classificando-o em 1ª conjugação -a, 2ª conjugação -e, 3ª conjugação -i; pelo tema, que é o
conjunto de radical mais vogal temática; e pela desinência de modo e tempo e desinência de pessoa e número. A
conjunção é um gramema que articula as orações.

Pergunta 4
Das sentenças abaixo, qual pode ser considerada uma construção possível?
Resposta Selecionada:
e.
“Quantos carros têm sua família?”
Respostas:
a.
“Meu pai carro comprou.”
b.
“Levaste chave em eu?”
c.
“Para lavar banco leve água.”
d.
“Possíveis sentimentos embricados é.”
e.
“Quantos carros têm sua família?”
Feedback
da
resposta:
Resposta: E
Comentário: são consideradas construções possíveis todas as proposições que não desobedecerem à gramática da
língua, isto é, a qualquer de suas leis, mesmo àquelas que não sejam consideradas normativas, mas constitutivas
dessa gramática. A alternativa em questão segue uma ordem canônica, em que temos os elementos “sujeito, verbo e
objeto” conjugados.

Pergunta 5
Leia com atenção o período a seguir: “Pedro corria, pulava e depois sossegava.” Esse período pode ser
classificado como:
Resposta Selecionada:
d.
composto por coordenação.
Respostas:
a.
simples.
b.
simples e composto.
c.
composto por subordinação.
d.
composto por coordenação.
e.
composto por coordenação e subordinação.
Feedback
da
resposta:
Resposta: D
Comentário: trata-se de um período composto por coordenação, pois as orações são independentes sintaticamente.
Há duas coordenadas assindéticas (“Pedro corria” / “pulava”) e uma coordenada sindética aditiva (“e depois
sossegava”).

Pergunta 6
Leia o texto abaixo:
O sintagma consiste em conjunto de elementos formador de unidade significativa na oração e mantenedor de relações de
dependência e de ordem. Cada sintagma organiza-se em torno de um elemento fundamental: o núcleo. Além do sintagma nominal
(SN) e do sintagma verbal (SV), existem os sintagmas adjetivais (AS), que têm por núcleo um adjetivo e os sintagmas
preposicionados (SP), os quais são formados de preposição + sintagma nominal.
Após a leitura do texto, classifique os sintagmas da sentença abaixo:
- [Os torcedores] {[entoavam] ([gritos] [de guerra])} -
Resposta Selecionada:
c.
SN + SV + SN + SP
Respostas:
a.
SN + SV + SN + AS
b.
SN + SV + SN + SN
c.
SN + SV + SN + SP
d.
SN + SN + SN + SV
e.
SN + SV + AS + SP

Pergunta 7
Na oração “os meninos corriam muito”, a estrutura “os meninos” pode ser considerada:
Resposta Selecionada:
e.
sintagma nominal.
Respostas:
a.
sintagma verbal.
b.
sintagma verbal e nominal.
c.
sintagma adjetival.
d.
sintagma nominal e preposicionado.
e.
sintagma nominal.
Feedback
da
resposta:
Resposta: E
Comentário: o sintagma consiste em um conjunto formador de unidade significativa na oração e que mantém relações
de dependência e de ordem. A estrutura “os meninos” é um sintagma nominal porque o seu núcleo é o substantivo
“meninos”. Já “os” é um determinante.
Pergunta 8
Observe o período a seguir:
“Ele estudou bastante, entretanto não passou no vestibular.”
Classifique a oração “entretanto não passou no vestibular” quanto à sua estrutura sintagmática:
Resposta Selecionada:
d.
Oração coordenada.
Respostas:
a.
Oração relativa.
b.
Oração completiva.
c.
Oração principal.
d.
Oração coordenada.
e.
Oração circunstancial.
Feedback da
resposta:
Resposta: D
Comentário: a oração “entretanto não passou no vestibular” é classificada como coordenada porque é
independente, uma vez que não exerce função sintática em relação à outra oração.

Pergunta 9
Sobre os modos verbais, o imperativo indica:
Resposta Selecionada:
d.
atitude de ordem, solicitação ou súplica.
Respostas:
a.
atitude de incerteza, possibilidade ou dúvida.
b.
atitude de certeza relativa do falante, possibilidade ou dúvida.
c.
atitude de certeza relativa do falante perante o processo que enuncia.
d.
atitude de ordem, solicitação ou súplica.
e.
nenhuma das alternativas anteriormente citadas.
Feedback
da
resposta:
Resposta: D
Comentário: os modos verbais são três: indicativo, subjuntivo e imperativo. O primeiro modo exprime atitude de certeza
relativa do falante perante o processo que enuncia, aparecendo acumulado com as noções de tempo presente, pretérito
ou futuro. O segundo expressa atitude de incerteza, possibilidade ou dúvida, marcando uma maior subjetividade do
falante perante esse processo. O terceiro, por fim, exprime atitude de ordem, solicitação ou súplica.

Pergunta 10
“Abriram-se as portas, entraram os estrangeiros, a sala ficou cheia.” Nesse período há:
Resposta Selecionada:
c.
três orações.
Respostas:
a.
uma oração.
b.
duas orações.
c.
três orações.
d.
quatro orações.
e.
cinco orações.
Feedback da
resposta:
Resposta: C
Comentário: nesse período há três orações, pois há três verbos: “abriram-se”, “entraram” e “ficou”. Portanto,
trata-se de um período composto.


fonte:Facebook/autor desconhecido

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