Essas questões não vieram de fonte segura.Use-as apenas,como norte para seus estudos.
- A sigla NGB significa:Norma Gramatical Brasileira.
- Morfologia seria o estudo das: formas, estruturas e classificação de palavras.
- SP, SN e SV significam Sintagmas:Posicionado, Nominal e Verbal.
- Saussure é responsável pela:Linguística Estruturalista.
- As orações relativas (adjetivas) podem ser: restritivas e apositivas.
- Das afirmações a seguir, qual delas não faz parte das orações coordenadas? Optativa.
- O período composto seria a : combinação de duas ou mais orações.
- Quais são os tipos obrigatórios numa sentença? Declarativo, interrogativo, imperativo e exclamativo
- (UEPG-PR) Só em um caso a oração é sem sujeito. Identifique-a: “Choveu intensamente nesse fim de semana.”
- Em “Ele lê Machado de Assis” há: metonímia.
- Títulos de livros, comumente, são formados por um SN.
- Observe os exemplos a seguir:
I - Antes que
murchem as flores,
de Adilson Oliveira.
II - Iracema, de
José de Alencar.
III - Não verás país
nenhum,
de Ignácio de Loyola
Brandão.
IV - É duro ser
cabra na etiópia,
de Maitê Proença.
V - A altura e a
largura do nada,
de Ignácio de Loyola
Brandão.
Dos títulos
apresentados, são SNs apenas:I, II e III.
- “Anoitecia silenciosamente.” Nesta oração temos:sujeito indeterminado.
- Assinale a alternativa incorreta em relação às classes de palavras:As conjunções ligam orações.
- Assinale a alternativa que apresenta a função sintática dos termos “ao negócio”:“Ele é contrário ao negócio.” Complemento nominal.
- Assinale a alternativa que apresenta uma oração com um advérbio:“Chegamos ontem.”
- Assinale a alternativa que apresente termos acessórios da oração: Adjunto adnominal e adjunto adverbial.
- Assinale a alternativa que não apresenta nenhum adjetivo:
a.“Chegaram os meninos e as
meninas.”
c.“Os meninos
chegaram apressados.”
d.“Os meninos e as
meninas estão atrasados.”
e.“Os meninos estão
cansados.”
- Observe a oração a seguir: “Ensinamos técnicas agrícolas aos camponeses”.
- Os termos “técnicas agrícolas” têm a função sintática de:
a.sujeito.
b.complemento nominal.
c.objeto direto.
d.objeto indireto.
e.vocativo.
- Os termos “da menina” no enunciado “Nós gostamos da menina” podem ser classificados sintaticamente como:
b.predicativo do
sujeito.
c.objeto direto.
d.objeto indireto.
e.vocativo.
- Os termos “de você” no enunciado “Seu filho é muito dependente de você” exercem a função sintática de:
a.adjunto adnominal.
b.adjunto adverbial.
c.complemento nominal.
d.sujeito.
e.predicativo do
sujeito.
- _________________ é o ramo da linguística que estuda os processos generativos ou
combinatórios das
frases das línguas naturais, tendo em vista a especificação de sua
estrutura interna e
funcionamento. A palavra adequada para completar a lacuna é:
Resposta
Selecionada:
a.semântica.
b.morfologia.
c.fonologia.
d.sintaxe.
e.adjetivo.
- Assinale a alternativa em que o pronome “-se” pode ser considerado índice de
indeterminação do
sujeito:
a.“O professor
explicou tão bem a matéria, que o aluno sentiu-se
calmo durante as
provas.”
b.“Todos os candidatos
saíram-se muito bem no concurso do Estado.”
c.“Com as enchentes na
cidade, todas as casas da periferia se
alagaram.”
d.“Neste restaurante, apesar de
caro, come-se muito bem.”
e.“Promoveram-se
grandes festas, apesar da derrota do time da
cidade.”
Feedback da resposta:
Resposta: D
Comentário: a
partícula “-se” é um índice de indeterminação do sujeito
desde que esteja
sempre agregada ao verbo, conjugado na 3a pessoa do
singular. Isso faz
com que o sujeito seja indeterminado. Para verificar se
a indeterminação
ocorre de fato, basta colocar a frase em voz passiva
analítica e
comprovar se é impossível: “Come-se muito bem.” Muito bem
come...? Quem come?
- Aponte a alternativa correta em relação à oração sem sujeito:
a.“Disseram a verdade
sobre a morte de sua mãe.”
b”“Já houve guerras no Brasil.”
c.“Existiam muitas
pessoas naquela festa.”
d.“Chegaram ao Brasil
os reis da Suécia e da Dinamarca.”
e.“Os marinheiros
desembarcaram no Rio de Janeiro depois da missão
cumprida.”
Feedback
da
resposta:
Resposta: B
Comentário: a oração
sem sujeito é formada apenas pelo predicado e
articula-se a partir
de um verbo impessoal. O conteúdo verbal não é atribuído
a nenhum ser, a
mensagem centra-se no processo verbal. Os casos mais
comuns de orações
sem sujeito na língua portuguesa ocorrem com: a)
verbos que exprimem
fenômenos da natureza –
nevar, chover,
ventar, gear, trovejar, relampejar, amanhecer, anoitecer etc.;
ou b) verbos ser,
estar, fazer e haver, quando usados para indicar uma ideia
de tempo ou
fenômenos meteorológicos.
Pergunta 3
- Assinale a alternativa em que a palavra grifada deva ser classificada como
advérbio:
a.“A mulher
aparentava-se muito bonita, mas ninguém a
observava.”
b.“O jogador parecia
rápido, mas não conseguia marcar gol.”
c.“Arrependi-me muito
de ter adquirido este velho instrumento
musical.”
d.“O pianista sempre tocava muito
rápido nos concertos noturnos.”
e.“Desolado, minha mãe
me acariciava todas as noites.”
Feedback da resposta:
Resposta: D
Comentário: conforme
dito, o sintagma adverbial (SAdv) é formado por
advérbio ou pela
concatenação de dois ou mais advérbios que se
relacionam dois a
dois opcionalmente por sintagma conectivo. Aqui, o
termo “rápido”
indica o modo que o pianista tocava. Desta forma, temos
apenas uma
informação extra, embora desnecessária do ponto de vista
sintático.
Pergunta 4
Assinale a
alternativa em que há sujeito indeterminado:
Resposta
Selecionada: a.
“Naquela época, não
se podia discordar do governo.”
Respostas:
a.
“Naquela época, não se podia
discordar do governo.”
b.
“Os vândalos vieram
à noite e picharam a parede da escola.”
c.
“Na escola, todos a
admiravam e pediam autógrafos a ela.”
d.
“Maria era uma
pessoa infeliz, mas os amigos não se conformavam
com a situação
dela.”
e.
“Todas as
irregularidades foram apontadas na CPI, mas ninguém fez
nada e ninguém foi
preso.”
Feedback
da
resposta:
Resposta: A
Comentário: sujeito
indeterminado é aquele que, embora existindo, não
se pode determinar
nem pelo contexto, nem pela terminação do verbo.
Aqui, não há a
definição de quem ou o que discordou do governo,
enquanto que nas
demais sentenças o sujeito está implícito ou
devidamente
enunciado.
Pergunta 5
Na oração “Na
entrada do circo, um leão de madeira encantava as crianças e
os adultos”. Os
termos grifados fazem parte de:
Resposta
Selecionada:
a.
sintagma adverbial (SAdv).
Respostas:
a.
sintagma adverbial
(SAdv).
b.
sintagma verbal
(SV).
c.
sintagma
verbo-nominal (SVN).
d.
sintagma nominal
(SN).
e.
nenhuma das
anteriores.
Feedback
da
resposta:
Resposta: A
Comentário: o
sintagma adverbial (SAdv) é formado por advérbio ou
pela concatenação de
dois ou mais advérbios que se relacionam dois a
dois opcionalmente
por sintagma conectivo. Na expressão “Na entrada do
circo”, temos a
indicação do lugar que o evento ocorreu, ou seja, onde
um “leão de madeira
encantava as crianças e os adultos”. Desta forma,
temos apenas uma
informação extra, embora desnecessária do ponto de
vista sintático.
Pergunta 6
Na oração “Os três
homens caminhavam sem pressa, no leito da avenida”, os
termos grifados são:
Resposta
Selecionada:
c.
sujeito da oração.
a.
objeto direto.
b.
predicativo de
sujeito.
c.
sujeito da oração.
d.
objeto indireto.
e.
complemento nominal.
Feedback
da
resposta:
Resposta: C
Comentário: ao
questionar para o verbo “afinal, quem caminhavam?”, é
possível notar que o
termo “os três homens” preenche e responde tal
pergunta.
Pergunta 7
Nos versos iniciais
do Hino Nacional brasileiro, “Ouviram do Ipiranga as
margens plácidas/De
um povo heroico o brado retumbante”, o sujeito da
oração é:
Resposta
Selecionada:
b.
As margens plácidas.
Respostas:
a.
Ipiranga.
b.
As margens plácidas.
c.
Um povo heroico.
d.
O brado retumbante.
e.
Ouviram do Ipiranga.
Feedback
da
resposta:
Resposta: B
Comentário: ao
questionar para o verbo “afinal, quem ouviram?”, é
possível notar que o
termo “as margens plácidas” preenche e responde
tal pergunta.
Pergunta 8
Um menino de cor e
descalço veio com uma vela, que acendeu ao lado do cadáver.
Parecia morto há
muitos anos, quase o retrato de um morto desbotado pela chuva.
Fecharam-se uma a
uma as janelas e, três horas depois, lá estava Dario à espera do
rabecão. A cabeça
agora na pedra, sem o paletó, e o dedo sem a aliança. A vela
tinha queimado até a
metade e apagou-se às primeiras gotas da chuva, que voltava
a cair.
Texto extraído do
livro Vinte contos menores, Editora Record – Rio de Janeiro, 1979,
p. 20.
O sintagma “quase o
retrato de um morto desbotado pela chuva” é autônomo e
está retomando o
modificador “morto” do sintagma anterior, explicando-o. Por
isso, esse termo
tem, na oração em que se encontra, a função sintática de:
Resposta
Selecionada:
e.
aposto.
Respostas:
a.
adjunto adnominal.
b.
adjunto adverbial.
c.
vocativo.
d.
sujeito.
e.
aposto.
Feedback
da
resposta:
Resposta: E
Comentário: aposto é
o nome que se dá às palavras que cumprem a
função de explicar,
esclarecer ou resumir outro termo da oração, sem
ocupar uma função
sintática. Desta forma, temos apenas uma informação
extra, embora
desnecessária do ponto de vista sintático.
Pergunta 9
Um menino de cor e
descalço veio com uma vela, que acendeu ao lado do cadáver.
Parecia morto há
muitos anos, quase o retrato de um morto desbotado pela chuva.
Fecharam-se uma a
uma as janelas e, três horas depois, lá estava Dario à espera do
rabecão. A cabeça
agora na pedra, sem o paletó, e o dedo sem a aliança. A vela
tinha queimado até a
metade e apagou-se às primeiras gotas da chuva, que voltava
a cair.
Texto extraído do
livro Vinte contos menores, Editora Record – Rio de Janeiro, 1979,
p. 20.
Em “(...) e, três
horas depois, lá estava Dario à espera do rabecão”, com
relação ao sujeito,
é correto afirmar:
Resposta
Selecionada:
e.
sujeito simples =
Dario.
Respostas:
a.
sujeito simples =
três horas.
b.
sujeito simples =
espera.
c.
sujeito simples =
rabecão.
d.
sujeito
indeterminado.
e.
sujeito simples = Dario.
Feedback
da
resposta:
Resposta: E
Comentário: sujeito
simples é aquele que tem apenas um núcleo
representativo.
Aumentar o número de características a ele atribuídas
não o torna
composto, mas o verbo conjugado concorda com o sujeito,
seja ele anteposto
ou posposto.
Pergunta 10
Um menino de cor e
descalço veio com uma vela, que acendeu ao lado do cadáver.
Parecia morto há
muitos anos, quase o retrato de um morto desbotado pela chuva.
Fecharam-se uma a
uma as janelas e, três horas depois, lá estava Dario à espera do
rabecão. A cabeça
agora na pedra, sem o paletó, e o dedo sem a aliança. A vela
tinha queimado até a
metade e apagou-se às primeiras gotas da chuva, que voltava
a cair.
Texto extraído do
livro Vinte contos menores, Editora Record – Rio de Janeiro, 1979,
p. 20.
Em “Fecharam-se uma
a uma as janelas (...)”, quanto ao sujeito:
Resposta
Selecionada:
c.
é simples = as
janelas.
Respostas:
a.
é indeterminado.
b.
é inexistente.
c.
é simples = as janelas.
d.
é composto = as
janelas.
e.
é oculto (elas).
Feedback
da
resposta:
Resposta: C
Comentário: ao
questionar para o verbo “afinal, quem fecharam?”, é
possível notar que o
termo “janelas” preenche e responde tal pergunta.
Assim, conforme
dito, o sujeito simples é aquele que tem apenas um
núcleo
representativo. Aumentar o número de características a ele
atribuídas não o
torna composto, mas o verbo conjugado concorda com o
sujeito, seja ele
anteposto ou posposto.
Assinale a
alternativa que apresenta um verbo auxiliar:
Resposta
Selecionada:
a.
Estar.
Respostas:
a.
Estar.
b.
Ler.
c.
Sair.
d.
Saber.
e.
Cantar.
Feedback
da resposta:
Resposta: A
Comentário: os
verbos auxiliares são aqueles que auxiliam a conjugação de outro verbo, chamado
principal, e são
expressos numa das
formas nominais. Os verbos auxiliares são: ser, estar, ter, haver.
Pergunta 2
Assinale a
alternativa incorreta em relação aos verbos:
Resposta
Selecionada:
e.
“Cantar” é um verbo
irregular.
Respostas:
a.
“Haver” é um verbo
auxiliar.
b.
Há verbos com dois
particípios.
c.
“Ser” é um verbo
anômalo.
d.
“Chover” é um verbo
defectivo.
e.
“Cantar” é um verbo irregular.
Feedback
da resposta:
Resposta: E
Comentário: “cantar”
é um verbo regular. Os verbos regulares mantêm o radical inalterado durante a
conjugação e
suas desinências são
idênticas às do verbo paradigma, que é o modelo da conjugação.
Pergunta 3
Assinale a
alternativa que não se relaciona à estrutura do verbo:
Resposta
Selecionada:
d.
Conjunção.
Respostas:
a.
Radical.
b.
Vogal temática.
c.
Desinência de
número.
d.
Conjunção.
e.
Desinência de
pessoa.
Feedback
da
resposta:
Resposta: D
Comentário: o verbo
estrutura-se pelo radical, que é a estrutura significativa; pela vogal
temática, a qual classifica o
verbo enquanto
verbo, classificando-o em 1ª conjugação -a, 2ª conjugação -e, 3ª conjugação -i;
pelo tema, que é o
conjunto de radical
mais vogal temática; e pela desinência de modo e tempo e desinência de pessoa e
número. A
conjunção é um
gramema que articula as orações.
Pergunta 4
Das sentenças
abaixo, qual pode ser considerada uma construção possível?
Resposta
Selecionada:
e.
“Quantos carros têm
sua família?”
Respostas:
a.
“Meu pai carro
comprou.”
b.
“Levaste chave em
eu?”
c.
“Para lavar banco
leve água.”
d.
“Possíveis
sentimentos embricados é.”
e.
“Quantos carros têm sua
família?”
Feedback
da
resposta:
Resposta: E
Comentário: são
consideradas construções possíveis todas as proposições que não desobedecerem à
gramática da
língua, isto é, a
qualquer de suas leis, mesmo àquelas que não sejam consideradas normativas, mas
constitutivas
dessa gramática. A
alternativa em questão segue uma ordem canônica, em que temos os elementos
“sujeito, verbo e
objeto” conjugados.
Pergunta 5
Leia com atenção o
período a seguir: “Pedro corria, pulava e depois sossegava.” Esse período pode
ser
classificado como:
Resposta
Selecionada:
d.
composto por
coordenação.
Respostas:
a.
simples.
b.
simples e composto.
c.
composto por
subordinação.
d.
composto por coordenação.
e.
composto por
coordenação e subordinação.
Feedback
da
resposta:
Resposta: D
Comentário: trata-se
de um período composto por coordenação, pois as orações são independentes
sintaticamente.
Há duas coordenadas
assindéticas (“Pedro corria” / “pulava”) e uma coordenada sindética aditiva (“e
depois
sossegava”).
Pergunta 6
Leia o texto abaixo:
O sintagma consiste
em conjunto de elementos formador de unidade significativa na oração e
mantenedor de relações de
dependência e de
ordem. Cada sintagma organiza-se em torno de um elemento fundamental: o núcleo.
Além do sintagma nominal
(SN) e do sintagma
verbal (SV), existem os sintagmas adjetivais (AS), que têm por núcleo um
adjetivo e os sintagmas
preposicionados
(SP), os quais são formados de preposição + sintagma nominal.
Após a leitura do
texto, classifique os sintagmas da sentença abaixo:
- [Os torcedores]
{[entoavam] ([gritos] [de guerra])} -
Resposta
Selecionada:
c.
SN + SV + SN + SP
Respostas:
a.
SN + SV + SN + AS
b.
SN + SV + SN + SN
c.
SN + SV + SN + SP
d.
SN + SN + SN + SV
e.
SN + SV + AS + SP
Pergunta 7
Na oração “os
meninos corriam muito”, a estrutura “os meninos” pode ser considerada:
Resposta
Selecionada:
e.
sintagma nominal.
Respostas:
a.
sintagma verbal.
b.
sintagma verbal e
nominal.
c.
sintagma adjetival.
d.
sintagma nominal e
preposicionado.
e.
sintagma nominal.
Feedback
da
resposta:
Resposta: E
Comentário: o
sintagma consiste em um conjunto formador de unidade significativa na oração e
que mantém relações
de dependência e de
ordem. A estrutura “os meninos” é um sintagma nominal porque o seu núcleo é o
substantivo
“meninos”. Já “os” é
um determinante.
Pergunta 8
Observe o período a
seguir:
“Ele estudou
bastante, entretanto não passou no vestibular.”
Classifique a oração
“entretanto não passou no vestibular” quanto à sua estrutura sintagmática:
Resposta
Selecionada:
d.
Oração coordenada.
Respostas:
a.
Oração relativa.
b.
Oração completiva.
c.
Oração principal.
d.
Oração coordenada.
e.
Oração
circunstancial.
Feedback da
resposta:
Resposta: D
Comentário: a oração
“entretanto não passou no vestibular” é classificada como coordenada porque é
independente, uma
vez que não exerce função sintática em relação à outra oração.
Pergunta 9
Sobre os modos
verbais, o imperativo indica:
Resposta
Selecionada:
d.
atitude de ordem,
solicitação ou súplica.
Respostas:
a.
atitude de
incerteza, possibilidade ou dúvida.
b.
atitude de certeza
relativa do falante, possibilidade ou dúvida.
c.
atitude de certeza
relativa do falante perante o processo que enuncia.
d.
atitude de ordem, solicitação ou
súplica.
e.
nenhuma das
alternativas anteriormente citadas.
Feedback
da
resposta:
Resposta: D
Comentário: os modos
verbais são três: indicativo, subjuntivo e imperativo. O primeiro modo exprime
atitude de certeza
relativa do falante
perante o processo que enuncia, aparecendo acumulado com as noções de tempo
presente, pretérito
ou futuro. O segundo
expressa atitude de incerteza, possibilidade ou dúvida, marcando uma maior
subjetividade do
falante perante esse
processo. O terceiro, por fim, exprime atitude de ordem, solicitação ou
súplica.
Pergunta 10
“Abriram-se as
portas, entraram os estrangeiros, a sala ficou cheia.” Nesse período há:
Resposta
Selecionada:
c.
três orações.
Respostas:
a.
uma oração.
b.
duas orações.
c.
três orações.
d.
e.
cinco orações.
Feedback da
resposta:
Resposta: C
Comentário: nesse
período há três orações, pois há três verbos: “abriram-se”, “entraram” e
“ficou”. Portanto,
trata-se de um
período composto.
fonte:Facebook/autor desconhecido