quarta-feira, 17 de outubro de 2018

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇAO E PROJETO

em quarta-feira, 17 de outubro de 2018


PERGUNTA 1
1.       As atividades a serem desenvolvidas no âmbito desta disciplina podem ser sintetizadas em:
I – Observar os diferentes ambientes educativos escolares e não escolares e fazer um relato dessa observação.
II – Observar ambientes educativos essencialmente escolares.
III – Fazer uma relação pedagógica de um ambiente não escolar com apenas a sua área de atuação.
IV – Elaborar um projeto de trabalho entre um ambiente escolar e não escolar, buscando identificar os aspectos existentes em um ambiente não escolar que poderiam contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos nas diversas disciplinas. 
A alternativa correta é:
a.
II e III.
b.
I e IV.
c.
I e III.
d.
I, III e IV.
e.
Somente a IV.

PERGUNTA 2
1.    Com relação aos tipos de observação, relacione-os de acordo com a forma em que são executados:

A alternativa correta é:
a.
1(A)/2(B)/3(C)/4(D)/5(E)/6(F)/7(G)
b.
1(D)/2(F)/3(E)/4(B)/5(G)/6(C)/7(A)
c.
1(D)/2(A)/3(E)/4(B)/5(G)/6(C)/7(F)
d.
1(F)/2(D)/3(B)/4(E)/5(C)/6(G)/7(A)
e.
1(G)/2(F)/3(E)/4(D)/5(C)/6(B)/7(A)

PERGUNTA 3
1.       Complete a frase: “Na observação (em seu sentido amplo), como método de investigação científica, o pesquisador utiliza_________________ na obtenção de aspectos da realidade”. 
A alternativa correta é:
a.
Uma equipe multidisciplinar.
b.
Instrumentos especializados.
c.
Um ponto de partida.
d.
Os sentidos físicos.
e.
A introspecção e a reflexão.

PERGUNTA 4
1.       Da observação e do levantamento dos dados resulta um projeto de trabalho, que envolve responder algumas perguntas. Qual a relação delas com a estrutura de um projeto? 

A alternativa correta é:
a.
1(III)/2(I)/3(II)/4(IV)
b.
1(I)/2(II)/3(III)/4(IV)
c.
1(IV)/2(III)/3(II)/4(I)
d.
1(IV)/2(I)/3(III)/4(II)
e.
1(III)/2(IV)/3(I)/4(II)

PERGUNTA 5
1.       Observação científica requer percepção, a qual, por sua vez, envolve alguns elementos essenciais no seu desenvolvimento, que podem ser sintetizados da seguinte maneira:
I – Intenção de conhecer algo, ou seja, interesse por parte do observador.
II – Visão leiga do elemento observado.
III – Consciência de que sua mentalidade e subjetividade podem influir na observação.
IV – Participação ativa nas atividades normais do ambiente estudado em todas as circunstâncias.
V – Conhecimento teórico do que se está observando. 
A alternativa correta é:
a.
I e III.
b.
III e IV.
c.
I, III e IV.
d.
I, III e V.
e.
I, II, III, IV e V.

PERGUNTA 6
1.    Para Vasconcellos (2002), o grande desafio do professor é agir como:
a.
Educador interdisciplinar.
b.
Agente do conhecimento entre aluno – professor – conteúdo – sociedade.
c.
Facilitador das relações e problematizador das situações.
d.
Transmissor do conteúdo.
e.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

PERGUNTA 7
1.    Quando um observador cientista se depara com um ambiente, que por natureza é múltiplo, é fundamental que ele:
a.
Observe os elementos múltiplos com o mesmo peso, sem diferenciá-los.
b.
Saiba delimitar aquilo que deve ser observado, sem se perder na multiplicidade.
c.
Estabeleça pesos diferentes entre os elementos do ambiente.
d.
Tire conclusões gerais, que reflitam a multiplicidade dos elementos.
e.
Mude de técnica, ou seja, não se utilize da observação.

PERGUNTA 8
1.       Quanto à observação do ponto de vista científico conceitual em seu sentido amplo, é correto afirmar que:
I – É uma técnica de coleta de dados para conseguir informação.
II – Não exerce um papel importante no contexto da descoberta.
III – Obriga o contato direto do investigador com a realidade estudada.
IV – Resume-se a ver e ouvir fatos e pessoas sobre os fenômenos estudados.
V – É um elemento básico de investigação científica, utilizado em pesquisas de campo.
Com base nas afirmações anteriores, a alternativa correta é:
a.
I, II e III.
b.
I, III e V.
c.
I, II e V.
d.
II e III.
e.
Todas as alternativas estão corretas.

PERGUNTA 9
1.    Segundo Sampaio (2012), é correto afirmar:
a.
O trabalho com projetos, se bem-elaborado, discutido e conduzido, pode envolver operações essenciais para aquisição do saber, gerando uma transformação qualitativa e quantitativa no desenvolvimento do aluno.
b.
Na elaboração de um projeto de trabalho, não é necessário haver um propósito, pois o professor já sabe o que deve ser trabalhado (conceitos, procedimentos e atitudes) para o desenvolvimento do aluno.
c.
Um bom projeto é aquele que indica intenções claras de ensino e permite novas aprendizagens relacionadas a uma área específica.
d.
Essa modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê apenas um produto final, cujo planejamento tem objetivos gerais.
e.
A utilização de projetos de trabalho amplia as práticas escolares, porém permanece a fragmentação dos conteúdos.

PERGUNTA 10
1.    Uma das limitações da observação com relação às demais técnicas de investigação científica é:
a.
Exige menos do observador do que outras técnicas.
b.
Não cria impressões (favoráveis ou desfavoráveis) no observador.
c.
Pode-se prever uma ocorrência espontânea.
d.
O observador sempre presencia o fato.
e.
Vários aspectos da vida cotidiana podem não ser acessíveis ao pesquisador.







Dentre as principais características de um projeto de trabalho, a alternativa correta é:


A inexistência de um produto final.
b. 
A presença de objetivos mais específicos.
c. 
A presença de uma avaliação constante de acordo com as hipóteses levantadas.
d.
A intenção de atingir propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e sociais (produto final que será apreciado por alguém).
e. 
Os conteúdos são estudados de forma fragmentada, ampliando, dessa forma, as práticas escolares.
·         Pergunta 2
0 em 0 pontos
Na estruturação de um projeto de trabalho, qual parte envolve o caminho para se atingir os objetivos propostos?
.
Respostas:
a. 
Avaliação com os resultados esperados.
b. 
Procedimentos Metodológicos.
c. 
Considerações Finais.
d. 
Introdução.
e. 
Revisão Bibliográfica.
·         Pergunta 3
0 em 0 pontos
Quando um observador cientista se depara com um ambiente, que por natureza é múltiplo, é fundamental que ele:

Respostas:
a. 
Observe os elementos múltiplos com o mesmo peso, sem diferenciá-los.
Saiba delimitar aquilo que deve ser observado, sem se perder na multiplicidade.
c. 
Estabeleça pesos diferentes entre os elementos do ambiente.
d. 
Tire conclusões gerais, que reflitam a multiplicidade dos elementos.
e. 
Mude de técnica, ou seja, não se utilize da observação para não perder informações.
·         Pergunta 4
0 em 0 pontos
Uma das limitações da observação em relação às demais técnicas de investigação científica é:

Respostas:
a. 
Exige menos do observador do que outras técnicas.
b. 
Não cria impressões (favoráveis ou desfavoráveis) no observador;
c. 
Pode-se prever uma ocorrência espontânea.
d. 
O observador sempre presencia o fato.
e. 
Vários aspectos da vida cotidiana ou particular podem não ser acessíveis ao pesquisador.




TOPO