quarta-feira, 20 de junho de 2018

Apanhadão- LITERATURA BRASILEIRA: PROSA

em quarta-feira, 20 de junho de 2018



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Em Fogo Morto,de José Lins do Rego, nota-se uma atitude de desolação, em fase ao meio hostil e decadente que descreve, e a adequação da linguagem ao assunto tratado, características marcantes.
Marque a alternativa correta:
a) Do romance regionalista da década de 30.
b) Do romance psicológico.
c) Da prosa coloquial e regional.
d) Do moderno teatro brasileiro realizado por Oswald de Andrade e Nelson Rodrigues.
e) Da poesia concreta, que busca descobrir a linguagem literária, mais adequada à descrição da realidade brasileira.
Resposta: A

Questão 2
Relacionando o período literário que inicia em 1930 ao período imediatamente anterior, podemos dizer que:
Assinale a afirmativa correta:
a) A década de 30 foi continuação natural do movimento de 22, acrescentando-lhe o tom anárquico e a atitude aventureira.
b) O segundo momento abandonou a atitude destruidora, buscando uma recomposição de valores e a configuração de nova ordem estética.
c) A década de 20 representa uma desagregação das ideias e dos temas tradicionais; a de 30 destrói as formas ortodoxas de expressão.
d) As propostas literárias da década de 20 só se veriam postas em prática no decênio seguinte.
e) O segundo momento do Modernismo assumiu como armas de combate o deboche, a piada, o escândalo e a agitação.
Resposta:B

Questão 3
"Somos hoje, contemporâneos de uma realidade econômica, social, política e cultural que se estruturou depois de 1930", diz Alfredo Bosi. Dentro desse quadro de estruturação, os romances de 30 têm valor singular. Assim, pode-se afirmar que:
I - Em Vidas Secas, Graciliano Ramos apresenta um quadro social dos retirantes nordestinos que perdem sua identidade individual a ponto de se tornarem apenas inconveniências humanas.
II - A literatura desse período, chamada regionalista, parte de problemas sociais de uma região tipicamente brasileira, envolvendo a injustiça e a miséria.
III - Não eram preocupações de José Lins do Rego e Rachel de Queiroz a decadência das propriedades rurais nem o castigo imposto pela seca nordestina.
Escolha a opção correta:
a) I, II e III são corretas.
b) Apenas I é correta.
c) Apenas II e III são corretas.
d) Apenas I e II são corretas.
e) Nenhuma afirmação é correta.
Resposta: D

Questão 4
A obra de Clarice Lispector:
Marque a opção de resposta correta:
a) Define-se como literatura feminista por excelência, ao propor uma visão da mulher oprimida num universo masculino.
b) Filia-se à ficção romântica do século XIX, ao criar heroinas idealizadas e mistificar a figura da mulher.
c) Prende-se à crítica de costumes, ao analisar com grande senso de humor uma sociedade urbana em transformação.
d) Explora, até as últimas consequências, embora utilizando a temática urbana, a linha do romance neonaturalista da geração de 30.
e) Renova, define e intensifica a tendência introspectiva de determinada corrente de ficção da segunda geração moderna.
Resposta: E

Questão 5
O Realismo, como escola literária, é caracterizado:
Assinale a alternativa correta:
a) Pelo exagero da imaginação.
b) Pela preocupação com o sentimento.
c) Pelo culto ao exótico.
d) Pelo subjetivismo
e) Pelo objetivismo
Resposta:E

Questão 6
A nostálgica visão dos românticos com relação ao mundo, explica-se:
a) Pelas inúmeras guerras havidas na época do Romantismo.
b) Pela inadaptação aos valores absolutistas implantados pela monarquia brasileira.
c) Pelo descontentamento da nobreza, que deixa o poder, e de parte da burguesia que ainda não o havia assumido ou que estava à margem dele.
d) Pela contemplação de um Brasil conservador, baseado no latifúndio, no escravismo e na monarquia.
e) Por uma rebeldia sem nenhuma causa.
Resposta: C

Questão 7
Aspecto materialista da existência: o homem como um produto biológico; comportamento como resultado da pressão do ambiente social e da hereditariedade; o homem impulsionado pelos instintos, são características da estética:
Assinale a opção correta:
a) Romântica
b) Simbolista
c) Barroca
d) Naturalista
e)Realista

Resposta: D
Questão 8
O movimento realista no Brasil tem início quando:
Assinale a opção correta:
a) Aluízio Azevedo publica O Mulato.
b) José de Alencar publica Lucíola.
c) Machado de Assis publica Memórias Póstumas de Brás Cubas.
d) As alternativas a e c são válidas.
e) As alternativas b e c são válidas.
Resposta:C

Questão 9
O Ateneu, cuja classificação fica entre o Naturalistmo e o Realismo, é uma obra sobre a qual não se pode afirmar que:
Marque a resposta correta:
a) O colégio reflete o modelo educacional da época, bem como os valores da sociedade.
b) O romance possui tom intimista, em terceira pessoa.
c) a narrativa possui tom de ironia e ressentimento.
d) As personagens são aproximadas do caricatural.
e) São comuns comparações entre pessoas e animais.
Resposta:B

Questão 10
Identifique quais dos comentários abaixo dizem respeito à época naturalista, assinalando em seguida a opção correta:
I - A fuga das impressões vulgares, a concentração nas visões interiores constituem, entre outros traços típicos do Naturalismo, que explora isolamento da sociedade pelo ideal da torre de marfim.
II - O naturalista observa o homem por meio do método científico, impessoal e objetivamente, como um caso a ser analisado.
III - A visão da vida do Naturalismo é mais determinista, mais mecanicista: o homem aparece como máquina guiada pela ação das leis físicas químicas, pela hereditariedade e meio físico e social.
IV - Para os naturalistas, a natureza era a fonte de inspiração, o lugar de refúgio puro, não contaminado pela sociedade. Relacionada com esse culto, a ideia do "bom selvagem", do homem simples e bom em estado de natura (recuperado de Rousseau) dominou toda a época.
a) Apenas o item IV é correto.
b) São corretos apenas os itens II e III.
c) Apenas o item I é correto.
d) São corretos apenas os itens I e IV
e) São corretos apenas os itens III e IV.
Resposta:B

Questão 11:
Sobre o romance Iracema, de José de Alencar, é incorreto afirmar que:
Assinale a resposta:
a) O relacionamento entre Martim e Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.
b) Iracema é descrita de uma forma idealizante, comparada com elementos da natureza, característica própria do Romantismo.
c) O personagem Martim é lendário, nunca existiu, portanto uma figura fictícia.
d) Moacir, que em tupi quer dizer “filho da dor”, é levado por Martim para a Europa.
e) O romance é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente.
Resposta:C

Questão 12
As informações que caracterizam os textos dos viajantes, nos primeiros tempos de nossa colonização, dizem respeito:
Assinale a opção correta:
a) Ao nível estético alcançado progressivamente pelas obras das primeiras gerações de autores nativos.
b) Às discussões que começaram a desenvolver-se aqui sobre a nossa emancipação política.
c) Aos aspectos da topografia, da fauna e da flora locais, além dos costumes dos silvícolas.
d) Aos progressos dos jesuítas na conversão dos judeus portugueses aqui radicados.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta:C

Questão 13
Em grande parte das narrativas que compõem Laços de Família, Clarice Lispector privilegia as personagens femininas que vivem o tradicional modelo da dona de casa e desempenham papéis estabelecidos para a mulher, em uma sociedade opressora e de valores masculinos.
Observe as situações transcritas e assinale a alternativa, cuja citação não confirma a observação acima:
A)”Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado. O homem com quem casara era um homem verdadeiro, os filhos que tivera eram filhos verdadeiros. Sua juventude anterior parecia-lhe estranha como uma doença de vida. Dela havia aos poucos emergido para descobrir que também sem a felicidade se vivia: abolindo-a, encontrara uma legião de pessoas, antes invisíveis, que viviam como quem trabalha - com persistência, continuidade, alegria.” (Amor, p. 18)
B)”Interrompendo a arrumação da penteadeira, Laura olhou-se ao espelho: e ela mesma, há quanto tempo? Seu rosto tinha uma graça doméstica, os cabelos eram presos com grampos atrás das orelhas grandes e pálidas. Os olhos marrons, os cabelos marrons, a pele morena e suave, tudo dava a seu rosto já não muito moço um ar modesto de mulher.” (A imitação da rosa, p. 36)
C)”Ela, a forte, que casara em hora e tempo devido com um bom homem a quem, obediente e independente, respeitara; a quem respeitara e que lhe fizera filhos e lhe pagara os partos, lhe honrara os resguardos. O tronco fora bom.” (Feliz aniversário, p. 67)
D)”Tinha quinze anos e não era bonita. Mas por dentro da magreza, a vastidão quase majestosa em que se movia como dentro de uma meditação. E dentro da nebulosidade algo precioso. Que não se espreguiçava, não se comprometia, não se contaminava. Que era intenso como uma joia. Ela.” (Preciosidade, p. 95)
E)”Quem sabe se sua mulher estava fugindo com o filho da sala de luz bem regulada, dos móveis bem escolhidos, das cortinas e dos quadros? Fora isso o que ele lhe dera. [...] O homem inquietou-se. Porque não poderia continuar a lhe dar senão: mais sucesso. E porque sabia que ela o ajudaria a consegui-lo e odiaria o que conseguissem. Assim era aquela calma mulher de trinta e dois anos que nunca falava propriamente, como se tivesse vivido sempre. [...] Às vezes ele procurava humilhá-la, entrava no quarto enquanto ela mudava de roupa porque sabia que ela detestava ser vista nua.” (Os Laços de Família, p. 118)
Resposta:D

Questão 14
Nele convivem a violência fria dos enredos, o banditismo que dissolve diferenças sociais, grã-finos corruptos, bandidos brutais, detetives disfarçados e ardilosos.” O trecho faz alusão a um autor e sua obra de 1986. Aponte a alternativa que corresponde a essa relação.
a) Jorge Amado; Capitães da areia.
b) Roberto Gomes; As alegres memórias de um cadáver.
c) Rubem Fonseca; Bufo e Spalanzzani.
d) Guimarães Rosa; A hora e a vez de Augusto Matraga.
e) José Lins do Rego; Fogo morto.
Resposta:C

Questão 15
O Realismo, na literatura brasileira, não produz romances:
Indique a alternativa correta:
a) Que têm como foco principal tipos humanos.
b) De cunho social e psicológico
c) Que focalizam o coletivo.
d) Documentais da exuberância da natureza.
e) De crítica social.
Resposta:D

Questão 16
Assinale a única alternativa correta:
a) O Realismo não tem nenhuma ligação com o Romantismo.
b) A atenção ao detalhe não é característica do Realismo.
c) Nenhum autor romântico dá indícios das características realistas.
d) O cientificismo do século XIX não possui relação com a visão de mundo adotada pelos realistas.
e) O Realismo não apresenta análise social.
Resposta:A

Questão 17
A Carta de Pero Vaz de Caminha é a “certidão de nascimento” do país, pois:
Marque a alternativa correta:
a) Descreve os seus costumes, a fauna e a flora.
b) Constitui a maior fonte de informações sobre o seu descobrimento.
c) É o primeiro texto em latim, língua oficial da época.
d) Documenta o primeiro século da colonização.
e) Apresenta o registro minucioso das primeiras atividades jesuíticas nele desenvolvidas.
Resposta:B

Questão 18
Leia o texto abaixo:
Vestindo água, só saído o cimo do pescoço, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar também de fora o focinho. Uma peitada. Outro tacar de patas. Chu-áa! Chu-áa... –ruge o rio, como chuva deitada no chão.
Nenhuma pressa! Outra remada, vagarosa. No fim de tudo, tem o pátio, com os cochos, muito milho, na fazenda; e depois o pasto: sombra, capim e sossego...
Nenhuma pressa. Aqui, por ora, este poço doido, que barulho como um fogo, e faz medo, não é novo: tudo é ruim e uma só coisa, no caminho: como os homens e os seus modos, costumeira confusão. É só fechar os olhos.
Como sempre. Outra pessoa, na massa fria. E ir sem afã, à voga surda, amigo da água, bem com o escuro, filho do fundo, poupando forças para o fim. Nada mais, nada de graça; nem um arranco, fora de hora. Assim.
João Guimarães Rosa. O burrinho pedrês, Sagarana.
Como exemplos da expressividade sonora presente no excerto d’O burrinho pedrês, podemos citar a onomatopéia, em “Chua-áa! Chua-áa...”, e a fusão desta com a aliteração, em:
Assinale a resposta correta:
a) “vestindo água”.
b) “ruge o rio”.
c) “poço doido”.
d) “filho do fundo”.
e) “fora de hora”.
Resposta:B

Questão 19
O título da obra Macunaíma é especificado com “Herói sem nenhum caráter”.
Indique a alternativa que não é verdadeira com relação a essa especificação:
a) O herói não tem caráter definido.
b) O protagonista assume várias esferas de ação, daí ser simultaneamente herói e anti-herói.
c) A fragilidade de caráter do protagonista faz com que este perca, no decorrer da obra, sua característica de herói.
d) O herói se configura com suas qualidades paradoxais: ele é ao mesmo tempo preguiçoso e esperto, irreverente e simpático, valente e covarde.
e) O caráter do herói é contraditório, pois ele se caracteriza como um “sonso-abatido”.
Resposta:C

Questão 20
Uma característica presente nos romances de José de Alencar e que encontra em Machado de Assis o ponto mais alto da narrativa brasileira no século XIX:
Identifique a opção correta:
a) O traço regionalista que estende e procura completar a visão das terras do Brasil.
b) O aprofundamento da análise psicológica das personagens, notadamente as femininas.
c) A preocupação com o homem do sertão brasileiro, cuja vida é tema de romances e contos.
d) A vertente indigenista, preocupada em ampliar o conhecimento das coisas brasileiras.
e) A identificação das situações criadas entre as personagens na trama narrativa.
Resposta:B

Questão 21
Considere as seguintes afirmações sobre a produção literária de Machado de Assis:
I – Foi militante das causas republicanas e abolicionistas.
II – Fez, em seus textos, análise profunda da psicologia humana.
III – Seus textos são marcados por uma ironia corrosiva.
Escolha a alternativa certa:
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta:D

Questão 22
A respeito da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, considere as afirmações abaixo:
I - A obra é híbrida em relação ao gênero, pois nela se mesclam a cultura científica e histórica ao artesanato verbal.
II- É uma obra jornalística.
III - Nessa obra, não está presente a influência do cientificismo do século XIX na descrição analítica do sertão nordestino, do sertanejo e da luta entre forças dos federais e a comunidade liderada por Antônio Conselheiro.
Assinale a opção que relaciona as afirmativas corretas:
Resposta: Apenas I e II.

Questão 23
Em “Iracema” só não se pode dizer que
a) também é conhecida por “Lenda do Ceará”.
b) a história se passa no Vale do Paraíba, às margens do Rio Paquequer.
c) é conhecido como “Poema Americano”.
d) o filho de Iracema é Moacir, em tupi - símbolo da dor.
e) Martim, um aventureiro português, é responsável pelo fato de a heroína abandonar sua tribo.
Resposta:B

Questão 24
Sobre Iracema, é incorreto afirmar que
a) o relacionamento entre Martim e Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.
b) Iracema é descrita de uma forma idealizante, comparada com elementos da natureza, característica própria do Romantismo.
c) o personagem Martim é lendário; nunca existiu, tratando-se, portanto, de uma figura fictícia.
d) Moacir, que em tupi quer dizer “filho da dor”, é levado por Martim para a Europa.
e) o romance é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente.
Resposta: C

PARTE 2


APANHADO LITERATURA BRASILEIRA PROSA
1) Uma característica presente nos romances de José de Alencar e que encontra em Machado de Assis o ponto mais alto da narrativa brasileira no século XIX. Identifique a opção correta:
a) O traço regionalista, que estende e procura completar a visão das terras do Brasil.
b) O aprofundamento da análise psicológica das personagens, notadamente as femininas.
c) A preocupação com o homem do sertão brasileiro, cuja vida é tema de romances e contos.
d) A vertente indigenista, preocupada em ampliar o conhecimento das coisas brasileiras.
e) A identificação das situações criadas entre as personagens na trama narrativa.
Resposta:B

2) Vestindo água, só saído o cimo do pescoço, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar também de fora o focinho. Uma peitada. Outro tacar de patas.Chu-aá! Chu-áa... – ruge o rio, como chuva deitada no chão.
Nenhuma pressa! Outra remada, vagarosa. No fim de tudo, tem o pátio, com os cochos, muito milho, na fazenda; e depois o pasto: sombra, capim e sossego...
Nenhuma pressa. Aqui, por ora, este poço doido, que barulha como um fogo, e faz medo, não é novo: tudo é ruim e uma coisa só, no caminho: como os homens e os seus modos, costumeira confusão. É só fechar os olhos. Como sempre. Outra passada, na massa fria. E ir sem afã, à voga surda, amigo da água, bem com o escuro, filho do fundo, poupando forças para o fim. Nada mais, nada de graça; nem um arranco, fora de hora. Assim.
João Guimarães Rosa. O burrinho pedrês. Sagarana.
Como exemplos da expressividade sonora presente neste exerto, podemos citar a onomatopéia, em “Chu-áa! Chu-áa...”, e a fusão desta com a aliteração, em:
a) vestindo água
b) ruge o rio
c) poço doido
d) filho do fundo
e) fora de hora.
Resposta: B
3) Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. (...)
O Ateneu cuja classificação fica entre o Naturalismo e o Realismo, é uma obra sobre a qual não se pode afirmar que:
Marque a resposta certa:
a) O colégio reflete o modelo educacional da época como os valores da sociedade.
b) O romance possui tom intimista, em terceira pessoa.
c) A narrativa possui tom de ironia e ressentimento.
d) As personagens são aproximadas do caricatural.
e) São comuns comparações entre pessoas e animais.
Resposta:B
4) Relacionando o período literário que se inicia em 1930 ao período imediatamente anterior, podemos dizer que:
Assinale a alternativa correta:
a) A década de 30 foi continuação natural do movimento de 22, acrescentando-lhe o tom anárquico e a atitude aventureira.
b) O segundo momento abandonou a atitude destruidora, buscando uma recomposição de valores e a configuração de nova ordem estética.
c) A década de 20 representa uma desagregação das idéias e dos temas tradicionais; a de 30 destrói as formas ortodoxas da expressão.
d) As propostas literárias da década de 20 só se veriam postas em prática no decênio seguinte.
e) O segundo momento do Modernismo assumiu como armas de combate o deboche, a piada, o escândalo e a agitação.
Resposta:B

5) Podemos verificar que o Realismo revela:
I – Senso contemporâneo, pois encara o presente assim como o romântico se volta para o passado.
II – O retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese buscam sentido para o encadeamento dos fatos.
III – Técnica minuciosa, dando impressão de lentidão gradativa que vaga pelos meandros dos conflitos.
Assinale a alternativa correta:
a) São corretas as afirmativas II e III.
b) As três afirmativas são corretas.
c) Apenas a afirmativa III é correta.
d) As afirmativas I e II são corretas.
e) As três afirmativas são corretas.
Resposta:D

6) Escrita nas duas primeiras metades do século XX, Os Sertões, de Euclides da Cunha e Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, não apresentam:
a) A intenção de retratar o Brasil, de forma realista e verossímil.
b) Aproximação da linguagem coloquial das camadas populares.
c) A expressão de aspectos até então negligenciados da realidade brasileira.
d) A prática de experimentalismo linguístico.
e) O estilo conservador do regionalismo romântico.
Resposta:E

7) Vestindo água, só saldo o cimo do pescoço (...)
João Guimarães Rosa. O burrinho pedrês, Sagarana.
As narrativas que apresentam os homens vistos pelos olhos dos animais, como o conto O burrinho pedrês (Sagarana), Conversa de bois (Sagarana) e Vidas secas, produzem um efeito de:
a) indignação, uma vez que cada um desses animais é morto por algozes humanos.
b) infantilização, uma vês que esses animais pensantes são excluídos da literatura infantil.
c) maravilhamento, na medida em que os respectivos narradores servem-se de sortilégios e de magia para penetrar na mente desses animais.
d) estranhamento, pois nos fazem enxergar de um ponto de vista inusitado, que antes parecia natural e familiar.
e) inverossimilhança, pois não conseguem dar credibilidade a esses animais dotados de interioridade.
Resposta:D
8) Sobre Guimarães Rosa podemos afirmar que:
a) for autor regionalista, seguindo a linha do regionalismo romântico.
b) inovou sobretudo nos temas, explorando tipos inéditos.
c) escreveu obra política de contestação à sociedade de consumo.
d) sua obra revela-se intimista com raízes surrealistas.
e) inovou sobretudo o aspecto linguístico, revelando o trabalho criativo na exploração do potencial da língua.
Resposta:E
9) Em Fogo Morto, de José Lins do Rego, nota-se uma atitude de desolação, em face ao meio hostil e decadente que descreve, e a adequação da linguagem ao assunto tratado, características marcantes:
Marque a alternativa correta:
a) Do romance regionalista da década de 30.
b) Do romance psicológico.
c) Da prosa coloquial e regional.
d) Do moderno teatro brasileiro, realizado por Oswald de Andrade e Nelson Rodrigues.
e) Da poesia concreta, que busca descobrir a linguagem literária, mais adequada à descrição da realidade brasileira.
Resposta:A

10) “Nele convivem a violência fria dos enredos, o banditismo que dissolve diferenças sociais, grã-finos corruptos, bandidos brutais, detetives disfarçados e ardilosos”. O trecho faz alusão a um autor e sua obra de 1986. Aponte a alternativa que corresponde a essa relação.
a) Jorge Amado; Capitães de areia.
b) Roberto Gomes; As alegres memórias de um cadáver.
c) Rubem Fonseca; Bufo e Spalanzzani.
d) Guimarães Rosa; A hora e a vez de Augusto Matraga.
e) José Lins do Rego; Fogo morto. 
Resposta:C

11) O título da obra Macunaína é especificado com “Herói sem nenhum caráter”.
Indique a alternativa que não é verdadeira com relação a essa especificação:
a) O heroi não tem caráter definido.
b) O protagonista assume várias esferas de ação, daí ser simultaneamente heroi e anti-heroi.
c) A fragilidade de caráter do protagonista faz com que este perca, no decorrer da obra, sua característica de heroi.
d) O heroi se configura com suas qualidades paradoxais: ele é ao mesmo tempo preguiçoso e esperto, irreverente e simpático, valente e covarde.
e) O caráter do herói é contraditório, pois ele se caracteriza como um “sonso-sabido”.
Resposta:C

12) Sobre o Realismo, assinale a alternativa incorreta:
a) O romance não é visto como distração, e sim como meio de crítica às instituições sociais.
b) Os escritores realistas procuram ser detalhistas e minuciosos.
c) Os escritores realistas têm preocupação maior com o coletivo.
d) O Realismo constitui uma oposição ao idealismo romântico.
e) O Realismo vê o homem somente como um produto biológico
Resposta:E

13)Podemos verificar que o realismo revela:
I - Senso contemporâneo, pois encara o presente assim como o romântico se volta para o passado.
II - O retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese buscam sentido para o encadeamento dos fatos.
III - Técnica minuciosa, dando impressão de lentidão gradativa que vaga pelos meandros dos conflitos.
Assinale a alternativa correta
Resposta:D- As afirmativas I e II são corretas.

14)Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas, com relação à obra Os Sertões, de Euclides da Cunha.
(F ) No texto, linguagem erudita e fantasiosa se misturam
(V ) Insere-se numa tradição da literatura que tematiza o descobrimento do sertão em abandono e miséria.
(F ) Foi escrita a partir dos relatos dos soldados que lutaram em Canudos.
(V ) Antonio Conselheiro é um personagem real.
(V ) O episódio de Canudos faz parte dos movimentos de protesto que surgiram no séc. XIX, logo após a Proclamação da República.
A sequencia correta para o preenchimento dos parênteses é:
Resposta: C
QUESTÕES DISCURSIVAS
1) Leia o seguinte trecho de O Cortiço:
O rumor crescia, condensando-s; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço (...). Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulhavam os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
Explique o processo de aproximação do homem com o mundo animal a partir da visão de mundo expressa no trecho do romance.


Em O cortiço, a congruência entre meio físico e constituição do homem decorre de sua visão de mundo determinista, segundo a qual é possível definir os fatores que geram o comportamento humano. Desse modo, os elementos sociais e naturais da habitação popular terão impacto decisivo no desenvolvimento físico e  moral  dos  moradores.  Nesse  determinismo,  não  há  espaço  para  o  exercício  do  livre-arbítrio.  

2) A figura feminina de Aurélia, no romance Senhora de José de Alencar, é personagem forte e marcante, pois, apesar de sua caracterização ainda romantizada, já se diferencia das típicas heroínas românticas, indicando possivelmente uma transição para o Realismo. Aponte traços da caracterização de Aurélia que indiquem suas diferenças em relação às típicas personagens românticas.

Nesse romance os protagonistas mantêm um conflito ao longo da narrativa, revelando uma oposição entre o mundo do amor e o do dinheiro. Com isso, a obra traz marcas da sociedade burguesa brasileira em formação.Com tudo isso, pode-se observar que Aurélia Camargo é uma mulher forte, dominadora, inteligente, bonita, possuidora de grande segurança a respeito das atitudes que quer tomar e não concordava com o fato do interesse pelo dinheiro mover a sociedade. É claro que nem todas as características incontáveis dessa “heroína” foram citadas, mas mostram o perfil dessa mulher especial.Aurélia saem do domínio do olhar romântico do autor. É como se de repente elas tivessem asas e voassem além do contexto social da época em que estão inseridas.

Link da resposta: 

3) Leia o texto abaixo:
“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre esse livro e o Pentateuco.
Dito isto, expirei as duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia – peneirava – uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova – “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas, tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”
Observa-se nos textos a exploração da metalinguagem, ou seja, a proposta de comentar e refletir criticamente o próprio ato de escrever, transformando a narrativa em meta literatura. Comente tal procedimento retirando exemplos do fragmento selecionados que justifique a sua resposta.

Machado de Assis e Graciliano Ramos utilizam a metalinguagem como um procedimento de reflexão do próprio ato de escrever. Através do personagem / narrador de cada romance, eles comentam o processo de elaboração do texto literário, abrindo uma perspectiva de diálogo crítico com os leitores. (Os exemplos podem ser retirados do primeiro parágrafo:"Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte", "... a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço", de "Acresce que chovia - peneirava - uma chuvinha miúda" até "tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado".)

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