sexta-feira, 18 de maio de 2018

2 Normas ABNT para Trabalhos Acadêmicos

em sexta-feira, 18 de maio de 2018

Normas ABNT para Trabalhos Acadêmicos

Estrutura da Monografia ou TCC

A estrutura do trabalho é dividida em três partes, elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Elementos Pré-textuais

  • Capa (Obrigatório)
  • Folha de Rosto (Obrigatório)
  • Ficha de aprovação (Obrigatório para trabalhos que necessitam de aprovação em banca)
  • Dedicatória
  • Agradecimento
  • Epígrafe
  • Resumo (Obrigatório)
  • Abstract (Obrigatório)
  • Lista de ilustrações
  • Lista de tabelas
  • Lista de abreviaturas e siglas
  • Lista de símbolos
  • Sumário (Obrigatório)

Elementos Textuais

  • Introdução (Obrigatório)
  • Desenvolvimento (Obrigatório)
  • Método
  • Análise e interpretação de dados
  • Conclusão ou Considerações Finais (Obrigatório)

Elementos Pós-textuais

  • Referências (Obrigatório)
  • Glossário
  • Apêndice
  • Anexo
  • Índices

Formatação da Monografia ou TCC

Texto

  • Tipo de Fonte: Arial ou Times New Roman
  • Tamanho da fonte: 12
  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 (sem espaçamentos extras antes e depois)
  • Alinhamento do texto: Justificado
  • Recuo do início do Parágrafo: 1,25 cm
  • Tamanho da fonte em textos especiais*: 10
*Textos especiais são citações diretas longas, notas de rodapé, referências no sistema numérico, natureza do trabalho, títulos de ilustrações, fontes de ilustrações e conteúdo de ilustrações como gráficos e tabelas.

Margens da página

  • Margem superior: 3 cm
  • Margem esquerda: 3 cm
  • Margem direita: 2 cm
  • Margem inferior: 2 cm

Tamanho da página

  • Formato A4

Sumário e Títulos

Os título que aparecem no Sumário devem ser igualmente formatados no decorrer do trabalho. Os títulos dos elementos pré-textuais não aparecem no sumário.
1 INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………….. 8
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA ……………………… 11
1.2 JUSTIFICATIVA …………………………………………………………………. 13
1.3 OBJETIVOS …………………………………………………………………………. 21
DESENVOLVIMENTO …………………………………………………………. 22
2.1 TÍTULO SECUNDÁRIO ………………………………………………………. 33
2.2 NOVO TÍTULO SECUNDÁRIO ………………………………………….. 34
2.2.1 Novo título terciário …………………………………………………….. 36
2.2.1.1 Novo título quaternário …………………………………………….. 42
2.2.1.1.1 Novo Título quinário ………………………………………………….. 49
CONCLUSÃO ………………………………………………………………………… 55
REFERÊNCIAS ……………………………………………………………………….. 72

A lógica dos títulos:

TÍTULO PRIMÁRIO
1.1 TÍTULO SECUNDÁRIO
1.1.1 Título terciário
1.1.1.1 Título quaternário
1.1.1.1.1 Título quinário
IMPORTANTE: Os números dos títulos, o número das páginas e o pontilhado não recebem qualquer tipo de formatação, tanto no corpo do texto quanto no sumário.

Citações

Citações Indiretas

Essa é moleza, você precisa apenas escrever a ideia do autor com as suas próprias palavras, sem necessidade de qualquer formatação extra. Tenha cuidado para não cometer plágio e faça a referência do autor corretamente.

Citações Direta Curta

A citação direta curta consiste num trecho copiado de outro autor. É o famoso copiar e colar. Isso pode, não tem problemas, desde que você faça corretamente. A citação direta curta não pode ultrapassar ==TRÊS LINHAS== e o conteúdo precisa estar entre ==ASPAS==. Além disso, você precisa colocar a referência do autor.
Exemplo:

Citação Direta Longa

A citação direta longa é uma cópia de texto um pouco maior, quando o conteúdo copiado tiver QUATRO LINHAS ou mais, deve ser formatado da seguinte maneira:
  • Coloque o conteúdo em um novo parágrafo;
  • Este parágrafo precisa ter um recuo entre 4 e 6 centímetros da margem esquerda;
  • O espaçamento entres as linhas é SIMPLES;
  • O tamanho da fonte é 10;
  • Não precisa de aspas.
IMPORTANTE: A referência pode ser posicionada no parágrafo anterior ou na própria citação.
Exemplo:

Referências

Nesta etapa você precisa identificar qual o sistema de referências que a sua Instituição de Ensino ou Curso utilizam, se é sistema autor-data ou sistema numérico. Caso você queria saber um pouco mais sobre como elaborar referências leia este post aqui.

Sistema Autor-data

As referências no sistema autor-data ficam organizadas nos elementos pós-textuais, mais especificamente na lista de referências. Mas não é só isto, NO MOMENTO DA CITAÇÃO você também precisa referenciar o conteúdo de outros autores inseridos no seu trabalho.
Na citação indireta você precisa apenas informar o último sobrenome do autor e o ano de publicação da obra. Nas citações diretas curtas e longas você precisa informar o sobrenome do autor, o ano e a página de onde você retirou aquele conteúdo.
As referências nas citações ficam da seguinte maneira.
Na citação indireta:
Segundo o AUTOR (2016) ou (AUTOR, 2016)
Na citação direta curta e longa:
Segundo o AUTOR (2016, p. 21) ou (AUTOR, 2016, p.21)

Sistema Numérico

A lista de referências no sistema numérico pode acontecer de três maneiras, no rodapé de cada página, no final de cada capítulo ou no final do trabalho. A indicação da fonte é feito por numeração única e consecutiva, em algorismos arábicos (1, 2, 3, 4…).
A referência na citação fica da seguinte maneira:
Segundo o AUTOR¹
A referência na lista de referências fica assim:
¹AUTOR, nome. Título: subtítulo. Editora: Cidade, Ano.

Formatação das Referências

Independente do sistema de referências que a sua Instituição de Ensino utilizar, a formatação das referências será o mesmo. Assim, cada tipo de documento consultado possui uma formatação diferente. Além disso, a lista de referências precisa ficar em ordem alfabética quando você utilizar o sistema autor-data ou em ordem de aparição no texto quando você utiliza o sistema numérico.



Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Rio de Janeiro, 2003.
________________________. NBR 6023. Rio de Janeiro, 2003.
_________________________. NBR 6024. Rio de Janeiro, 2012.
_________________________. NBR 6027. Rio de Janeiro, 2012.
_________________________. NBR 6028. Rio de Janeiro, 2013.
_________________________. NBR 10520. Rio de Janeiro, 2002.
________________________. NBR 14724. Rio de Janeiro, 2011.
Fonte:https://www.mettzer.com/ Link do site!



Formatando parágrafos no Word nas normas da ABNT


Como formatar parágrafos de TCC e Monografia nas normas da ABNT
Vamos entender agora o que a regra pede quando tratamos de parágrafos e texto. Veja logo abaixo as configurações necessárias para cada item de acordo com as normas ABNT. Começaremos pela formatação do texto.

Como Formatar fonte da monografia ou TCC de acordo com as Normas da ABNT.

Segue abaixo a formatação que deve ser aplicada no texto do seu TCC ou monografia:
  • Tipo de Fonte: Arial ou Times New Roman
  • Tamanho da fonte: 12
  • Tamanho da fonte em textos especiais: 10
OBS: Textos especiais são citações diretas longas, notas de rodapé, referências no sistema numérico, natureza do trabalho, títulos de ilustrações, fontes de ilustrações e conteúdo de ilustrações como gráficos e tabelas.
Veja agora como formatar o texto na prática:
Passo 1: Abra o documento do seu trabalho acadêmico no Word, para realizar a formatação da fonte é preciso selecionar o texto que será formatado primeiro. Clique e arraste para selecionar o texto ou pressione CTRL + T para selecionar todo o conteúdo automaticamente.
Passo 2: Agora é preciso abrir as configurações de fonte para que possamos aplicar as opções acima citadas. Com o texto selecionado, clique na Guia Página Inicial e na sequencia na opção Fonte. Para acessar essa tela você pode usar também o atalho que é o CTR +D, atalho este que funciona em diversas versões do Word.
Passo 3: Agora é bem simples, no campo Fonte escola a fonte Arial ou Times New Roman, em estilo de fonte defina como Normal, no tamanho deixe como tamanho 12, cor da fonte configure como Automático que é a mesma coisa que preto e para fechar deixe o Estilo de Sublinhado definido como (Nenhum). Agora basta aplicar essas configurações clicando no botão Ok desta tela.
formatando fonte de acordo as normas ABNT
Clique na guia Página inicial. Clique em Configurações de Parágrafo.
A fonte já está formatada, fácil não? Vamos agora ver como formatar os parágrafos de acordo com as Normas ABNT.

Formatando parágrafos de acordo com as Normas da ABNT

Assim como para a fonte, os parágrafos possuem uma formatação padrão que deve ser seguida, veja logo abaixo essa configuração:
  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 (sem espaçamentos extras antes e depois)
  • Alinhamento do texto: Justificado
  • Recuo do início do Parágrafo: 1,25 cm
Veremos agora como formatar os parágrafos na prática, veja nos passos a seguir:
Passo 1: Mantenha o texto selecionado, caso não esteja, siga o Passo 1, realizado no item anterior.
Passo 2: Clique na Guia Página Inicial, em seguida clique na opção Parágrafos, para que você visualizar as configurações de parágrafo no Word. Um outra maneira de acessar é clicando na guia Layout e na sequencia clicando na opção Parágrafos também.
Na janela de configuração do parágrafo configure as opções da seguinte maneira: Na opção Alinhamento escolha o item Justificada; Em Nível de tópico escolha Corpo de texto; Em Recuo Esquerda coloque 0 cm; Em Recuo da Direita: 0 cm. 
Na opção “Especial” você irá configurar o Recuo de primeira linha. Escolha a opção Primeira Linha e defina no campo “Por:” o valor de 1,25 cm;
Vamos agora configurar os Espaçamentos, defina as opções da seguinte maneira: Espaçamento Antes: 0pt; Espaçamento Depois: 0pt; Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas, no campo “Em:” deixe em branco. Em seguida, clique em OK para aplicar as alterações, veja como deverá ficar a janela de configuração de parágrafos:
Veja a seguir como formatar as margens, orientação e tipo de papel da sua monografia ou TCC.

Como formatar margens de acordo com as Normas da ABNT

A configuração da margem é fundamental para o formato correto de um trabalho, geralmente temos algumas medidas padrão, porém estes valores podem mudar de acordo com o tipo de documentos, como por exemplo Monografias, Artigos, TCC, que precisam ter uma formatação específica e dentro das normas da ABNT.
  • Margem superior: 3 cm
  • Margem esquerda: 3 cm
  • Margem direita: 2 cm
  • Margem inferior: 2 cm
  • tamanho da página: Formato A4
Veja nos passos a seguir como configurar as margens no padrão das normas ABNT.
Passo 1: Para configurar as margens não é necessário estar com o texto selecionado, apenas clique na Guia Layout e em seguida, na opção Margens.
Passo 2: Configure as margens superior e esquerda com 3 cm, as margens inferior e direita configure com 2 cm. Defina orientação do Papel como Retrato e a medianiz mantenha como 0 cm.
Passo 3: Vamos configurar o tamanho do papel, clique na aba “Papel” presente nesta mesma janela de configuração de página. O Papel por padrão já vem definido como A4, porém caso não esteja, escolha o tipo de papel como esse tipo.
Texto, parágrafos e margens já estão formatadas corretamente e dentro das normas da ABNT. Veja também a seguir em nossa vídeo-aula os passos abordados em nossa dica.

Fonte: https://blog.npibrasil.com/

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