A Prática de Ensino: Trajetória da Práxis tem qual objetivo?
I
- Criar uma relação próxima do aluno com a educação.
II
- Inserir o aluno no contexto de um ambiente escolar.
III
- Promover uma reflexão sobre a prática de ensino e o estágio curricular
supervisionado.
IV
- Orientar a finalização do estágio.
V
- Enriquecer o estágio com a reflexão sobre a trajetória seguida no
processo de sua realização.
Qual das alternativas está
correta?
|
||||||||||||||
|
·
Pergunta 2
1 em 1 pontos
A frase abaixo retrata qual
das alternativas?
“Não se resume em transferir
conhecimento, mas cria possibilidades para sua própria produção ou construção, desenvolvendo em você a capacidade deobservar, analisar, interpretar e pensar criticamente a
realidade educacional, prioritariamente, para melhor compreendê-la e buscar sua
transformação naquilo que for necessário.”
|
||||||||||||||
|
·
Pergunta 3
1 em 1 pontos
A identidade docente é
formada tanto na perspectiva individual como na dimensão coletiva, sendo
constituída pela experiência pessoal e as vivências individuais. Essa
construção de identidade docente se dá de três formas:
I - Construção de
teorias, confronto de teorias e práticas, construção do conjunto de
disciplinas.
II - Construção de
teorias, construção do cotidiano docente, confronto de teorias e
práticas.
III - Construção de
reflexões, confronto de teorias e práticas, confronto de teorias e
práticas
IV - Construção de
teorias, confronto de teorias e práticas, análise sistemática das
práticas à luz das teorias.
V - Construções de
reflexões, confronto de reflexões e teorias, análise sistemáticas
das teorias à luz das reflexões.
Qual das alternativas está correta?
|
|||||||||||||||||
|
·
Pergunta 4
1 em 1 pontos
A prática de ensino é o eixo
que permeia todo o processo formativo, articulando sua formação
específica com a pedagógica. Unindo a prática de ensino e o estágio
curricular supervisionado, temos?
|
|||||||||||||||||
|
·
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Escolha a alternativa
correta:
“É um espaço de mediação
reflexiva entre a universidade, a escola e a própria sociedade”
|
|||||||||||||||||
|
·
O desemprego e a exclusão
social podem ser ocasionados pela desigualdade na repartição dos benefícios
que vieram com o progresso econômico, tecnológico e
científico. Todas as classes econômicas são afetadas por desigualdade; muitos
jovens e adultos, por conta da exclusão social, decidem partir para
a violência como meio de conseguir aquilo que poderia conseguir com o
trabalho: dinheiro.
I. A educação é o principal
meio de amenizar os problemas da globalização
II. O professor deve impedir
o êxodo escolar.
III. O professor deve ajudar
os alunos a encontrar, organizar e gerir o seu saber.
IV. Auxiliar os alunos a
permanecerem globalizados por causa da evolução.
V. Promover as divisões de
classes econômicas de dentro das salas de aula.
Qual das alternativas abaixo
contém afirmações incorretas?
|
|||||||||||||||||
|
·
Pergunta 7
1 em 1 pontos
O período do estágio não pode
ser menosprezado em sua importância, pois pode tornar-se um exercício
efetivo de participação e conquista sobre as aprendizagens profissionais que
a escola pode proporcionar. Complete a frase abaixo levando em consideração
a durabilidade do estágio curricular supervisionado:
“O estágio, embora _________, pode caracterizar-se como momento
fundamental de aprendizagem da prática educativa.”
|
|||||||||||||||||
|
·
Pergunta 8
1 em 1 pontos
Observe as afirmações abaixo:
I - O fato de o estágio
ser obrigatório para o aluno, mas não haver uma correspondente
obrigatoriedade da escola aceitá-lo.
II - O fato das
atividades serem, geralmente, concentradas no período letivo de um ou dois
semestres, o que dificulta a visão do todo.
III - A distância
entre o discurso em prol da significância do estágio e a prática pedagógica
restritiva, que dificulta sua realização.
As afirmações acima são
desafios e contradições que envolvem qual das alternativas abaixo?
|
|||||||||||||||||
|
·
Pergunta 9
1 em 1 pontos
Quanto aos objetivos da
Prática de Ensino: Reflexões:
I. Orientar na elaboração dos
produtos finais do estágio.
II. Apoiar o aluno na
reflexão da futura atuação profissional.
III. Auxiliar o aluno na
criação e aplicação de projetos.
IV. Auxiliar nos
procedimentos de entrega e validação dos produtos finais do estágio.
V. Sintetizar o estágio.
Analisando as afirmações
anteriores, qual das alternativas tem uma afirmação incorreta?
|
|||||||||||||||||
|
·
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Sobre o que se espera de um
professor, observe as afirmações abaixo:
I - Facilitar a
compreensão dos conteúdos.
II - Auxiliar o aluno a
desenvolver autodisciplina.
III - Acreditar nas
possibilidades do aluno.
IV - Despertar
curiosidade do aluno.
V - Ter humildade para
perceber sua necessidade de crescimento pessoal e profissional.
Qual das alternativas
abaixo tem, apenas, afirmações corretas?
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|