PERGUNTA 1
1. As atividades a serem desenvolvidas no âmbito desta disciplina podem ser
sintetizadas em:
I – Observar os diferentes ambientes educativos escolares e não escolares e fazer um relato dessa observação.
II – Observar ambientes educativos essencialmente escolares.
III – Fazer uma relação pedagógica de um ambiente não escolar com apenas a sua área de atuação.
IV – Elaborar um projeto de trabalho entre um ambiente escolar e não escolar, buscando identificar os aspectos existentes em um ambiente não escolar que poderiam contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos nas diversas disciplinas.
A alternativa correta é:
I – Observar os diferentes ambientes educativos escolares e não escolares e fazer um relato dessa observação.
II – Observar ambientes educativos essencialmente escolares.
III – Fazer uma relação pedagógica de um ambiente não escolar com apenas a sua área de atuação.
IV – Elaborar um projeto de trabalho entre um ambiente escolar e não escolar, buscando identificar os aspectos existentes em um ambiente não escolar que poderiam contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos nas diversas disciplinas.
A alternativa correta é:
a.
|
II e III.
|
|
b.
|
I e IV.
|
|
c.
|
I e III.
|
|
d.
|
I, III e IV.
|
|
e.
|
Somente a IV.
|
PERGUNTA 2
1. Com relação aos tipos
de observação, relacione-os de acordo com a forma em que são executados:
A alternativa correta é:
A alternativa correta é:
a.
|
1(A)/2(B)/3(C)/4(D)/5(E)/6(F)/7(G)
|
|
b.
|
1(D)/2(F)/3(E)/4(B)/5(G)/6(C)/7(A)
|
|
c.
|
1(D)/2(A)/3(E)/4(B)/5(G)/6(C)/7(F)
|
|
d.
|
1(F)/2(D)/3(B)/4(E)/5(C)/6(G)/7(A)
|
|
e.
|
1(G)/2(F)/3(E)/4(D)/5(C)/6(B)/7(A)
|
PERGUNTA 3
1. Complete a frase: “Na observação (em seu sentido amplo), como método de
investigação científica, o pesquisador utiliza_________________ na obtenção de
aspectos da realidade”.
A alternativa correta é:
A alternativa correta é:
a.
|
Uma equipe multidisciplinar.
|
|
b.
|
Instrumentos especializados.
|
|
c.
|
Um ponto de partida.
|
|
d.
|
Os sentidos físicos.
|
|
e.
|
A introspecção e a
reflexão.
|
PERGUNTA 4
1. Da observação e do levantamento dos dados resulta um projeto de
trabalho, que envolve responder algumas perguntas. Qual a relação delas com a
estrutura de um projeto?
A alternativa correta é:
A alternativa correta é:
a.
|
1(III)/2(I)/3(II)/4(IV)
|
|
b.
|
1(I)/2(II)/3(III)/4(IV)
|
|
c.
|
1(IV)/2(III)/3(II)/4(I)
|
|
d.
|
1(IV)/2(I)/3(III)/4(II)
|
|
e.
|
1(III)/2(IV)/3(I)/4(II)
|
PERGUNTA 5
1.
Observação
científica requer percepção, a qual, por sua vez, envolve alguns elementos
essenciais no seu desenvolvimento, que podem ser sintetizados da seguinte
maneira:
I – Intenção de conhecer algo, ou seja, interesse por parte do observador.
II – Visão leiga do elemento observado.
III – Consciência de que sua mentalidade e subjetividade podem influir na observação.
IV – Participação ativa nas atividades normais do ambiente estudado em todas as circunstâncias.
V – Conhecimento teórico do que se está observando.
A alternativa correta é:
I – Intenção de conhecer algo, ou seja, interesse por parte do observador.
II – Visão leiga do elemento observado.
III – Consciência de que sua mentalidade e subjetividade podem influir na observação.
IV – Participação ativa nas atividades normais do ambiente estudado em todas as circunstâncias.
V – Conhecimento teórico do que se está observando.
A alternativa correta é:
a.
|
I e III.
|
|
b.
|
III e IV.
|
|
c.
|
I, III e IV.
|
|
d.
|
I, III e V.
|
|
e.
|
I, II, III, IV e V.
|
PERGUNTA 6
1. Para Vasconcellos
(2002), o grande desafio do professor é agir como:
a.
|
Educador interdisciplinar.
|
|
b.
|
Agente do
conhecimento entre aluno – professor – conteúdo – sociedade.
|
|
c.
|
Facilitador
das relações e problematizador das situações.
|
|
d.
|
Transmissor do conteúdo.
|
|
e.
|
Nenhuma
das alternativas anteriores está correta.
|
PERGUNTA 7
1. Quando um observador
cientista se depara com um ambiente, que por natureza é múltiplo, é fundamental
que ele:
a.
|
Observe os
elementos múltiplos com o mesmo peso, sem diferenciá-los.
|
|
b.
|
Saiba
delimitar aquilo que deve ser observado, sem se perder na multiplicidade.
|
|
c.
|
Estabeleça
pesos diferentes entre os elementos do ambiente.
|
|
d.
|
Tire
conclusões gerais, que reflitam a multiplicidade dos elementos.
|
|
e.
|
Mude de
técnica, ou seja, não se utilize da observação.
|
PERGUNTA 8
1. Quanto à observação do ponto de vista científico conceitual em seu
sentido amplo, é correto afirmar que:
I – É uma técnica de coleta de dados para conseguir informação.
II – Não exerce um papel importante no contexto da descoberta.
III – Obriga o contato direto do investigador com a realidade estudada.
IV – Resume-se a ver e ouvir fatos e pessoas sobre os fenômenos estudados.
V – É um elemento básico de investigação científica, utilizado em pesquisas de campo.
Com base nas afirmações anteriores, a alternativa correta é:
I – É uma técnica de coleta de dados para conseguir informação.
II – Não exerce um papel importante no contexto da descoberta.
III – Obriga o contato direto do investigador com a realidade estudada.
IV – Resume-se a ver e ouvir fatos e pessoas sobre os fenômenos estudados.
V – É um elemento básico de investigação científica, utilizado em pesquisas de campo.
Com base nas afirmações anteriores, a alternativa correta é:
a.
|
I, II e III.
|
|
b.
|
I, III e V.
|
|
c.
|
I, II e V.
|
|
d.
|
II e III.
|
|
e.
|
Todas as alternativas
estão corretas.
|
PERGUNTA 9
1. Segundo Sampaio
(2012), é correto afirmar:
a.
|
O trabalho
com projetos, se bem-elaborado, discutido e conduzido, pode envolver
operações essenciais para aquisição do saber, gerando uma transformação
qualitativa e quantitativa no desenvolvimento do aluno.
|
|
b.
|
Na
elaboração de um projeto de trabalho, não é necessário haver um propósito,
pois o professor já sabe o que deve ser trabalhado (conceitos, procedimentos
e atitudes) para o desenvolvimento do aluno.
|
|
c.
|
Um bom
projeto é aquele que indica intenções claras de ensino e permite novas
aprendizagens relacionadas a uma área específica.
|
|
d.
|
Essa
modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê apenas um produto
final, cujo planejamento tem objetivos gerais.
|
|
e.
|
A
utilização de projetos de trabalho amplia as práticas escolares, porém
permanece a fragmentação dos conteúdos.
|
PERGUNTA 10
1. Uma das limitações da
observação com relação às demais técnicas de investigação científica é:
a.
|
Exige
menos do observador do que outras técnicas.
|
|
b.
|
Não cria
impressões (favoráveis ou desfavoráveis) no observador.
|
|
c.
|
Pode-se
prever uma ocorrência espontânea.
|
|
d.
|
O
observador sempre presencia o fato.
|
|
e.
|
Vários
aspectos da vida cotidiana podem não ser acessíveis ao pesquisador.
|
|
Dentre as principais
características de um projeto de trabalho, a alternativa correta é:
|
||||||||||||||
|
·
Pergunta 2
0 em 0 pontos
|
Na estruturação de um projeto de
trabalho, qual parte envolve o caminho para se atingir os objetivos
propostos?
|
||||||||||||||
|
·
Pergunta 3
0 em 0 pontos
|
Quando um observador cientista se
depara com um ambiente, que por natureza é múltiplo, é fundamental que ele:
|
||||||||||||||
|
·
Pergunta 4
0 em 0 pontos
|
Uma das limitações da observação
em relação às demais técnicas de investigação científica é:
|
||||||||||||||
|